SUMÁRIO


Por em 9 de dezembro de 2020

6 super dicas para aumentar vendas no varejo

Todo varejista deseja aumentar as vendas do seu estabelecimento, certo?

Mas, para que isso aconteça, é preciso oferecer no mercado algum diferencial e se destacar da concorrência – com qualidade e proporcionando maior satisfação aos clientes.

Então, quer saber mais sobre como aumentar as vendas no seu varejo? Para te ajudar nessa missão, separamos seis dicas para aumentar vendas. Acompanhe!

6 formas de aumentar vendas no varejo

1. Preze por um bom atendimento

Primeiramente, é preciso destacar que o atendimento é a parte fundamental de uma venda.

Assim sendo, de nada adianta ter uma boa estrutura e bons produtos se o atendimento oferecido não é de qualidade.

Por isso, é necessário investir nos colaboradores. Contrate profissionais que desejam seguir carreira na área comercial e que tenham interesse em trazer bons resultados para este setor.

Dessa forma, através dos treinamentos e capacitações, os vendedores estarão mais preparados para lidar com os clientes, sabendo o que fazer caso algum imprevisto aconteça.

– Você também pode se interessar por: Treinamento da equipe no varejo: confira a importância dessa ação!

2. Conheça seu público

Outra forma de aumentar vendas no varejo é conhecer muito bem o seu público. Isso porque, para realizar melhorias e mudanças em um negócio, é preciso saber com qual público se está lidando.

Assim, é fundamental que os gestores realizem pesquisas e busquem saber algumas informações básicas sobre os clientes, como idade, condição social e onde moram.

Dessa forma, com estes dados em mãos, ficará mais fácil pensar em meios de atrair os consumidores e fornecer descontos e promoções.

– Confira: Aumento de faturamento depende de conhecer seus clientes

3. Para aumentar vendas no varejo, tenha um ambiente adequado

Um ambiente adequado faz com que as pessoas se sintam confortáveis e permaneçam mais tempo no estabelecimento, aumentando as chances das vendas acontecerem.

Coloque uma boa iluminação, deixe o local sempre limpo e organize os produtos nos displays, não se esquecendo de fazer uma boa distribuição nas gôndolas.

Para quem vende roupas, uma boa dica é deixar as peças parecidas mais próximas.

Já para os varejos do setor farmacêutico, o ideal é que organize itens como esmalte, acetona, palitos e algodão no mesmo local.

A tática é deixar tudo mais perto do cliente, porque isso fará com que ele se lembre do que precisa levar, além de se interessar por outros produtos e comprar mais itens.

Também, é muito importante que os consumidores tenham um bom espaço para circular dentro do seu negócio e saber mais sobre os itens oferecidos.

Crie espaços temáticos de acordo com a cor, finalidade e estilo do produto, fazendo arranjos diferenciados no local.

Uma boa ideia também é fazer rotas promocionais para guiar o cliente para os produtos mais interessantes da loja.

– Veja também: Como fazer uma boa comunicação visual para supermercado?

4. Ofereça descontos

Fornecer descontos atrai os clientes e faz com que eles queiram voltar mais vezes, ainda mais se os produtos ofertados forem de qualidade.

É possível dar descontos para clientes-surpresa (o centésimo cliente do mês, por exemplo), para clientes que sempre compram no varejo, ou para aqueles que indicam outras pessoas.

5. Promova eventos

Aproveite as datas comemorativas do ano para promover ações para o público.

Realize palestras e minicursos, disponibilize profissionais de diferentes áreas para consultorias e forneça brinquedos para as crianças.

Assim a loja vai ter mais visibilidade, além de atrair mais clientes e aumentar as chances de venda.

6. Entregue em domicílio

A praticidade e rapidez da entrega são dois fatores levados em conta no momento da compra de algum produto.

Por causa disso, os varejos devem buscar formas de realizar o serviço de entrega em domicílio.

Tal comodidade gera mais vendas, porque com este serviço o cliente poderá realizar a compra a partir da internet ou telefone, e apenas esperar os produtos no conforto da sua casa.

Aumentar as vendas de um varejo, em um mercado de tamanha competitividade, não é uma tarefa fácil.

É preciso ter muita dedicação e organização para satisfazer o cliente e fazer com que ele retorne mais vezes à sua loja. E então, você tem outras dicas para vender mais? Compartilhe conosco nos comentários!

Por fim, para saber mais sobre o assunto, confira o artigo 10 formas de agregar valor aos seus produtos e aumentar as vendas. Ademais, se deseja se aprofundar ainda em diversos temas relacionados ao universo do varejo, confira nossos materiais gratuitos para download e aproveite para colocar em prática todo o aprendizado adquirido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]