Vendas

6 super dicas para aumentar vendas no varejo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Todo varejista deseja aumentar as vendas do seu estabelecimento, certo? Mas para que isso aconteça, é preciso oferecer no mercado algum diferencial e se destacar da concorrência – com qualidade e proporcionando maior satisfação aos clientes. Quer saber mais sobre como aumentar as vendas no seu varejo? Para ajudá-lo, separamos seis dicas para aumentar vendas, veja abaixo!

Preze por um bom atendimento

O atendimento é a parte fundamental de uma venda. De nada adianta ter uma boa estrutura e bons produtos, quando o atendimento não é de qualidade. Por causa disso, é necessário investir nos colaboradores, contratar aqueles que desejam seguir carreira na área comercial, que tenham interesse em trazer bons resultados para este setor. Através dos treinamentos e capacitações, os vendedores estarão mais preparados para lidar com os clientes, sabendo o que fazer caso algum imprevisto aconteça.

Conheça seu público

Para realizar melhorias e mudanças em um varejo, é preciso saber com qual público que a loja está lidando. Para isso, é fundamental que os gestores realizem pesquisas e busquem saber algumas informações básicas sobre os clientes, como idade, condição social e onde moram. Com estes dados em mãos, ficará mais fácil pensar em meios de atrair os consumidores e fornecer descontos e promoções.

Tenha um ambiente adequado

Um ambiente adequado faz com que as pessoas se sintam confortáveis e permaneçam mais tempo no estabelecimento, aumentando as chances das vendas acontecerem. Coloque uma boa iluminação, deixe o local sempre limpo e organize os produtos nos displays, não se esquecendo de fazer uma boa distribuição nas gôndolas. Para quem vende roupas, uma boa dica é deixar as peças parecidas mais próximas. Já para os varejos do setor farmacêutico, o ideal é que organize itens como esmalte, acetona, palitos e algodão no mesmo local. A tática é deixar tudo mais perto do cliente, porque isso fará com que ele se lembre do que precisa levar, além de se interessar por outros produtos e comprar mais itens.

Também é muito importante que os consumidores tenham um bom espaço para circularem dentro do seu negócio de varejo e saber mais sobre os itens oferecidos. Crie espaços temáticos de acordo com a cor, finalidade e estilo do produto, fazendo arranjos diferenciados no local. Uma boa ideia também é fazer rotas promocionais para guiar o cliente para os produtos mais interessantes da loja.

Ofereça descontos

Fornecer descontos atrai os clientes e faz com que eles queiram voltar mais vezes, ainda mais se os produtos ofertados forem de qualidade. É possível dar descontos para clientes-surpresa (o centésimo cliente do mês, por exemplo), para clientes que sempre compram no varejo, ou para aqueles que indicam outras pessoas.

Promova eventos

Aproveite as datas comemorativas do ano para promover ações para o público. Realize palestras e minicursos, disponibilize profissionais de diferentes áreas para consultorias e forneça brinquedos para as crianças. Assim a loja vai ter mais visibilidade, além de atrair mais clientes e aumentar as chances de venda.

Entregue em domicílio

A praticidade e rapidez da entrega são dois fatores levados em conta no momento da compra de algum produto. Por causa disso, os varejos devem buscar formas de realizar o serviço de entrega em domicílio. Tal comodidade gera mais vendas, porque com este serviço o cliente poderá realizar a compra a partir da internet ou telefone, e apenas esperar os produtos no conforto da sua casa.

Aumentar as vendas de um varejo, em um mercado de tamanha competitividade, não é uma tarefa fácil. É preciso ter muita dedicação e organização para satisfazer o cliente e fazer com que ele retorne mais vezes à sua loja. Você tem outras dicas para vender mais? Compartilhe conosco, nos comentários!

Co-Fundador e Diretor Executivo da Mercafácil. Graduado em Engenharia Mecânica com pós-graduação em Engenharia de Negócios e MBA's nas áreas de Orientação de Mercado na ESADE Business School, em Barcelona, e Inteligência de Negócio e Análise de Dados pela Universidade Positivo.

Write A Comment