SUMÁRIO


Por em 24 de janeiro de 2019

Marketing de supermercado: porque você precisa de um profissional de marketing na sua loja

O marketing de supermercado não é tão simples e exige um profissional capacitado para que obtenha os resultados desejados. Principalmente, por conta da grande quantidade de produtos vendidos, de ser um mercado tradicional e também pela grande concorrência.

Isso não quer dizer que é algo impossível de ser feito e nem que não vale a pena. Nos mostra que um trabalho de marketing bem feito pode trazer diferenciais para a empresa. E, claro, como consequência gerar resultados melhores.

O profissional de marketing é a pessoa que vai se dedicar exclusivamente ao estímulo da venda de produtos na sua empresa. Ele vai trabalhar com a criação e implementação de estratégias que possam gerar vantagem competitiva para o seu negócio.

Além disso, detectar oportunidades para que a sua loja aumente as vendas, o faturamento e melhore o relacionamento com o cliente. No post de hoje, entenda porque você precisa de um profissional de marketing no seu supermercado.

Por que investir em marketing no supermercado

Ganhar competitividade no mercado

Entender o cenário em que a empresa está inserida é o primeiro passo para uma estratégia de marketing de sucesso. O varejo, por exemplo, tem passado por uma série de transformações nos últimos anos.

Algumas delas na parte operacional, outras em inovações tecnológicas, aumento da concorrência,  mas também no comportamento de compra do consumidor. Todas elas precisam ser identificadas e entendidas pelo profissional de marketing.

Com isso feito ele será capaz de indicar um posicionamento para a empresa e definir objetivos a serem alcançados. Como consequência desse trabalho, a sua empresa começará a ganhar uma vantagem competitiva no mercado. É por isso que ter uma pessoa dedicada a isso é fundamental.

Aumentar o valor da sua marca no mercado

Com objetivos bem definidos, tornar a empresa mais conhecida e valiosa se torna uma tarefa um pouco mais simples.

Porém, para que isso ocorra efetivamente, o profissional de marketing precisa criar estratégias que principalmente melhorem as vendas e o contato com os clientes.

A finalidade dessas ações é tornar a empresa relevante no segmento em que está atuando, que seja a principal opção de compra do cliente. Além disso, não se ver na “obrigação” de fazer promoções a todo tempo para atrair compradores.

Agora o objetivo é mostrar que o preço é apenas um dos fatores que envolvem uma compra de supermercado. Questões como personalização e experiência de compra podem ser ainda mais atrativas, principalmente de acordo com o novo comportamento do consumidor.

Quando um cliente escolher a sua loja por esse motivo, certamente ele já estará fidelizado e é um sinal de que sua estratégia de marketing tem dado certo.

Melhorar a atração e retenção de clientes

Essa melhora pode ser notada primeiramente pela existência de um profissional dedicado a essas questões.

Quando alguém é responsável por vários assuntos, sempre há aqueles que recebem mais atenção e outros menos. É exatamente isso que não pode ocorrer para a sua empresa conseguir ter sucesso na retenção.

O marketing da sua loja vai ser responsável por entender profundamente o seu negócio. Além disso, precisa identificar pontos fortes e pontos a melhorar.

Com essas informações, pode focar no desenvolvimento de estratégias com a finalidade de atrair e reter mais clientes.

Além disso, é preciso saber equilibrar a quantidade de ações de acordo com o objetivo proposto.

Ações de retenção precisam ter uma maior constância, pois podem contribuir para o aumento do ticket médio. Já as campanhas de atração que têm um custo maior podem ser feitas estrategicamente para aumentar o fluxo de clientes.

Na prática, uma ação irá complementar a outra e quanto mais forem feitas, melhores podem ser os resultados. Um profissional qualificado e dedicado estará atento a todos esses pontos.

Gerenciar sua ferramenta de Gestão de Clientes/CRM

Se você tem uma ferramenta de CRM ou de Gestão de Clientes, como a Mercafácil, um profissional de marketing é fundamental para a sua loja.

O marketing de supermercado exige um trabalho constante para que a loja fique movimentada durante todo o mês, seja com novos clientes ou com aqueles que já compram.

Na Mercafácil, por exemplo, existe uma jornada de sucesso, que é composta de boas práticas que levarão o cliente ao sucesso com a solução. Essa jornada exige dedicação e trabalho constante para atingir os principais objetivos que são aumentar as vendas e o faturamento. Da mesma forma uma outra ferramenta de CRM também exige dedicação e atenção constante.

Por esse motivo, o ideal é que exista um líder para que o projeto dê certo. Um profissional de marketing é o ideal, pois será capaz de extrair insights do software, aplicá-los na sua loja e depois medir os resultados. É o ciclo: pensar, testar, medir.

Trabalhar na fidelização de clientes

Uma das principais estratégias usadas em marketing de supermercado são os programas de fidelização. Aliados a eles, alguns outros métodos do marketing de relacionamento para se aproximar dos clientes.

Fidelizar os clientes é parte muito importante do trabalho de marketing dos supermercados. Principalmente por conta dos benefícios que a fidelização pode gerar a longo prazo para a empresa.

Um programa de fidelização pode cumprir bem esse papel caso seja bem definido, claro e gerenciado por profissional capacitado. Um dos pontos que precisa ficar claro em um programa deste tipo é definir o benefício, de preferência que ele seja imediato.

Após isso é manter os clientes engajados com o programa e reforçar a ideia de vantagem ao se cadastrar no programa. Para isso, fazer gestão de clientes,  ações no PDV e de relacionamento com os clientes trazem bons resultados.

Fazer estudo de mercado e avaliar oportunidades de crescimento

Uma das principais qualificações para um profissional de marketing é sua capacidade analítica. Ele será o responsável por detectar oportunidades e entender o potencial de mercado da sua empresa.

Estar atento às novas tecnologias que possam melhorar os resultados é um dos exemplos. Entre elas, soluções de gestão de clientes, app para supermercados e outras inovações que em breve devem ser realidade do setor.

Em suma, o profissional de marketing será o responsável por manter sua empresa atualizada, inovadora e entre melhores opções de compra para o cliente.

Como deve ser o profissional de marketing de supermercado

Como em todo setor, não existe uma regra para que um profissional seja considerado ideal para ocupar um cargo. Porém, existem algumas habilidades que você pode dar atenção na hora de escolher um para a sua loja. Confira algumas delas:

Ter familiaridade com o varejo

O varejo tem passado por uma série de mudanças e encontrar um profissional com experiência certamente será de grande valor. Pode contribuir para uma melhor linguagem, ações mais direcionadas e até resultados mais rápidos, por exemplo.

Gostar de métricas e números

Essa é outra questão indispensável para um profissional de marketing atualmente. Principalmente por conta do aumento do marketing digital que torna isso ainda mais necessário.

Acompanhar com frequência os dados da empresa pode contribuir para melhores estratégias e também resultados mais expressivos. Além disso, mensurar ações anteriores pode contribuir para melhorar os resultados das próximas e até identificar possíveis erros.

Domínio de marketing digital

Ter domínio sobre questões de marketing digital também é muito importante, como falamos anteriormente. As redes sociais e o e-mail marketing, por exemplo, têm mudado a forma como são distribuídos os encartes, que agora podem ser digitais.

Os e-commerces também têm ganhado cada vez mais mercado e se destacam por seu trabalho digital. Principalmente porque muitas pessoas passam o dia conectadas à internet e fazem quase todas as suas tarefas online.

Ser antenado e curioso

O varejo está em uma fase de transformação, então estar atento às novidades é o mínimo necessário para trabalhar no setor.

Outro ponto bastante importante é entender o cliente, o que ele quer e precisa. Atualmente apenas um bom atendimento não garante que um cliente se torne fiel à sua empresa.

Experiência de compra, comportamento e personalização são apenas algumas das pautas que precisam estar no radar do profissional de marketing.

É claro que não basta apenas estar atento a essas novidades e não aplicar nenhuma. Por isso, é muito importante um profissional dedicado a analisar o que é viável e faz sentido para a realidade da sua loja.

Com algumas boas práticas, como falamos anteriormente sua loja começará a ter vantagem competitiva sobre os concorrentes.

Saber transformar dados em ações

Uma das grandes competências para um profissional de marketing é gostar de trabalhar com métricas e números, como já falamos. Porém, de nada irá adiantar ter os dados e não saber o que fazer com eles.

Os dados precisam ser vistos como base para a tomada de uma ação da sua empresa. Eles vão servir de referência para apoiar uma ação ou recuperar alguma demanda que esteja com dados abaixo do esperado.

Aqui na Mercafácil, por exemplo, as empresas que possuem um profissional dedicado a gerir a plataforma de Gestão de Clientes, analisando números e transformando em ações, já conseguiram alcançar ótimos resultados. Você pode conferir algumas delas em nossa categoria de estudos de caso!

Ser independente e adaptável

O marketing  está em constante mudança e isso já faz com que o profissional da área esteja  em frequente adaptação. Mas, ao mesmo tempo ele precisa fazer com que o trabalho da sua empresa continue a trazer resultados.

Por conta desses fatores é muito importante ser independente tanto para fazer o trabalho da sua empresa, quanto para ir atrás de novos conhecimentos que possam ser aplicados. E também adaptável a essas novas mudanças, principalmente no marketing digital.

Saber trabalhar em equipe

Essa característica certamente não se aplica somente ao profissional de marketing em uma empresa. É muito importante que toda sua equipe saiba trabalhar em conjunto para os melhores resultados da empresa.

Essa é a mentalidade que a empresa precisa passar para os seus colaboradores. Que todos devem trabalhar para o crescimento da empresa e como consequência terão o seu crescimento pessoal.

Para o profissional de marketing isso não é diferente e em muitos casos precisa ser ainda mais cobrado. Isso acontece, pois ele terá contato com diversos setores da empresa como comercial, financeiro, entre outros.

Se o trabalho entre todos estes profissionais ocorrer de maneira fluida e bem feita certamente sua empresa terá resultados melhores.

Para ter ainda mais ganhos na sua loja temos um convite especial  para você! Que tal fazer parte do nosso caminho do sucesso?

Ele é composto por uma série curta de e-mail com foco em ajudar a resolver os principais desafios do varejo/supermercado. Você pode escolher o tema que mais faz sentido para o momento da sua loja: perda de clientes, melhorar vendas e faturamento, marketing mais efetivo, melhorar gestão, melhorar relacionamento e mensurar ROI.

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Comentários

  1. Parabéns
    Ótimas avaliações abre os olhos diante das demandas de muitas empresas sejam pequenas média ou grande porte se avaliar bem o marketing concerteza melhorias em geral abaterao em pontos positivos.

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Daniela Hendler