Vendas

Saiba a vantagem competitiva do seu negócio e vença a concorrência

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Segundo David Cravens em seu livro Strategic Marketing, “a vantagem competitiva acontece quando as aptidões (capacidades) da empresa excedem as do concorrente em um determinado fator. Ela é alcançada quando se encontra um atributo de produto que os clientes perceberão como de valor superior”.

Esse diferencial pode ser o preço, o design de um produto, o valor agregado à marca, localização da empresa, entre outras características. Para entender melhor, faça-se a seguinte pergunta: o que o levaria a comprar produtos da Apple em vez de Samsung, ou Boticário em vez de Avon? Certamente você identifica valores superiores nas marcas escolhidas.

Como identificar a vantagem competitiva de seu negócio

Se você deseja saber qual é a vantagem competitiva de sua empresa, deve estudar seus concorrentes para identificar se oferece algum produto ou serviço que eles ainda não oferecem. Essa vantagem pode ser até mesmo a ausência de concorrentes de seu segmento.

Se você perceber que seu negócio não possui uma vantagem competitiva, você deve criá-la.

Como criar vantagem competitiva em seu negócio

Você pode estar se perguntando como fazer isso. Segundo Michael Porter, professor da Harvard Business School, a vantagem competitiva ocorre durante a construção do Planejamento Estratégico, que permite à empresa definir em que direção caminhar, orientando suas competências perante as ameaças e oportunidades para que, assim, possa criar valor a seus atuais e potenciais clientes.

Após analisar sua concorrência você estará ciente dos diferenciais competitivos de seu negócio. Dessa forma, cabe a você adotar estratégias para transformar esses diferenciais em algo exclusivo. Podemos citar o exemplo da Coca-Cola: há outros refrigerantes de cola no mercado, mas sua fórmula é exclusiva e seu sabor diferenciado dos demais.

Como usar a vantagem competitiva para se diferenciar no mercado

Para Porter, uma vantagem competitiva precisa ser sustentável. Se ela não puder ser mantida ao longo do tempo, se ela puder facilmente ser copiada pela concorrência, então a vantagem competitiva não dura e a empresa não obtém vantagens no seu mercado de atuação.

Portanto, algumas estratégias devem ser aplicadas para que seu negócio se mantenha em vantagem com relação à concorrência. A seguir daremos algumas dicas:

1. Conheça seu público-alvo

Essa afirmação parece ser bem clichê, mas não deixa de ser verdadeira. Para se manter em vantagem no mercado, é preciso saber quem é seu público e seu hábito de compra, quanto ele gasta e quando ele mais consome. Por meio dessa análise, seu negócio poderá criar estratégias que foquem nesse público.

2. Adote estratégias de marketing

“Quem não é visto, não é lembrado” é um ditado popular muito verdadeiro. De que adianta sua empresa oferecer um produto diferenciado e não divulgá-lo? Os consumidores nunca saberão que ele existe. Portanto, invista em campanhas de marketing online e offline e foque principalmente nas redes sociais, pois têm maior audiência e são ótimas ferramentas para gerar relacionamento com os clientes.

3. Esteja próximo a seus consumidores

Focar no relacionamento com seus clientes é outra estratégia a ser adotada. Como foi citado anteriormente, redes sociais são excelentes ferramentas para isso, mas adotar um CRM para cadastrar sua base de clientes também é válido. Por meio dele você terá informações de todos os seus consumidores e poderá lançar promoções específicas em datas especiais, para cada perfil de cliente.

4. Priorize a qualidade no atendimento

Para manter sua vantagem competitiva no mercado, é indiscutível que a qualidade do atendimento deve ser priorizada sempre, pois não adianta oferecer um produto diferenciado e ter um atendimento ineficaz. Nenhum produto é capaz de compensar atendentes mal preparados.

Seu negócio possui uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes? Não? O que você acha que pode fazer para ficar à frente de seus concorrentes? Conte-nos deixando seu comentário no post.

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

Write A Comment