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Descubra como evitar custos maiores para atrair novos clientes

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Atrair novos clientes é uma das melhores formas de manter a sua empresa sempre em crescimento. Para que isso aconteça é necessário que seja feito um investimento em estratégias de atração.

No varejo existem diversas maneiras de atrair clientes para a loja. Em supermercados, um dos formatos mais tradicionais é a distribuição de encartes e outras ações offline, como anúncio em rádio e TV.

Com o surgimento de novas tecnologias e mudanças no mercado surgiram novas formas de atrair clientes. O ponto forte delas é que custam consideravelmente menos do que as que já faziam parte da táticas de atração.

Nem todas as lojas já aderiram a estas formas de captar clientes, mas elas têm crescido e apostado na mensuração de resultados para provarem seu valor. Veja neste post maneiras efetivas para a atrair novos cliente com custos menores.

Como atrair novos clientes gastando menos

Em supermercados, modelos como a distribuição de encartes e carros de som são consolidados como ótimas formas de atrair clientes. Mesmo que elas já tenham provado ser efetivas, em muitos casos têm um custo elevado e dificuldade de mensuração.

Conseguir aumentar o fluxo na loja, gastar menos e ter canais mensuráveis é como as novas formas de atrair clientes funcionam.

Site

Estar presente no ambiente digital é fundamental para atrair mais clientes. A sua marca precisa ser vista para ser lembrada pelos clientes. Algumas empresas já têm investido, inclusive, na atuação com lojas virtuais.

Essa é uma medida um pouco mais agressiva e que necessita um investimento maior. Porém, você pode atuar online de maneiras bem mais simplificadas e que já podem gerar bons resultados.

Uma das opções é criar um site da sua loja. Nele você pode colocar informações básicas como endereço, número de telefone, região de atuação, entre outras que identifiquem a sua loja. Assim, caso alguém faça uma busca por um supermercado a sua loja pode aparecer como uma das opções.

Algumas empresas aproveitam os site para divulgar os seus encartes digitais ou até mesmo produzir conteúdo, como ideias de receitas para os clientes. Essa ação já visa atrair novos clientes e também fidelizar os atuais.

O investimento em um site pode ser considerado baixo e os resultados que ele traz são bastante relevantes.

Redes sociais

As redes sociais surgem como uma boa ideia de presença digital. Na sua página você pode divulgar todas as informações da sua loja e se relacionar de forma mais próxima e intimista com os clientes.

Você pode aproveitar as redes para comunicar datas comemorativas, seus encartes, promoções, horário de atendimento especial, entre outras postagens. Pode também aproveitar para se relacionar com os consumidores. Pode ser uma ótima ideia responder as mensagens dos clientes ou até mesmo a divulgação de receitas e eventos na loja.

Para criar uma página em redes sociais o custo é zero. Você só vai precisar gastar dinheiro se desejar impulsionar as suas publicações. Mesmo assim, o custo fica abaixo de outras práticas.

Ambiente de loja

A relação dessa estratégia com o custo mais baixo é um pouco diferente. Ela requer um investimento considerável da loja, mas que é feito a longo prazo.

Proporcionar um ambiente agradável traz de maneira natural novos clientes para a loja. Ela precisa começar desde uma fachada que chame a atenção até o interior bem organizado, limpo e com bom atendimento dos funcionários.

Alguns fatores extras como wi-fi na loja pode ser um atrativo para os clientes. O ambiente de loja precisa ser bom para que o cliente tenha uma melhor experiência de compra.

Fidelização de clientes 

Trabalhar a fidelização é uma das melhores formas de atrair novos clientes para a sua loja. As ações para fidelizar os clientes têm um custo mais baixo em relação às de atração e você pode aproveitar isso.

Para que você consiga ter mais clientes fiéis é preciso criar uma estratégia de ações. Ela deve levar o cliente da atração para retenção e por fim para a fidelização.

Você pode se perguntar qual é a relação entre ter um cliente fiel e um novo cliente e nós explicamos. A ideia é trabalhar a fidelização não apenas como compra recorrente dos produtos. As suas ações precisam criar uma relação entre supermercado e cliente. Se esse relacionamento tiver sucesso a ideia é que o seu cliente se torne um promotor da sua marca. Para medir essa relação você pode utilizar práticas como as pesquisas de satisfação e NPS.

A ideia é que com os clientes fidelizados, eles se tornem promotores e advogados da marca para pessoas próximas a eles. Dessa forma, novos clientes podem chegar até sua loja pelo marketing boca a boca que é uma das melhores formas de conquistar novos clientes. Mas isso só vai acontecer se sua marca proporcionar um boa experiência, de ponta a ponta.

Atrair novos clientes com os métodos tradicionais ainda funciona?

Os métodos tradicionais de atração em supermercados têm sim o seu valor mesmo no cenário atual. Dos mais utilizados, os menos custosos são a distribuição de encartes e carro de som, mas a forma como eles são utilizados mudou.

Aliar essas estratégias com o uso de dados, por exemplo, é uma das formas de torná-las mais efetivas. Os supermercados que utilizam um software de gestão de clientes são prova disso.

Os clientes da Mercafácil, por exemplo, conseguem usar ferramentas como a geolocalização para melhorar os resultados dessas práticas. Basta acessar o mapa de geolocalização e identificar as regiões onde a loja ainda tem poucos clientes ou alto índice de clientes inativos.

Dessa forma é possível fazer com que o ROI dessa ação seja melhor. O planejamento das ações também pode se tornar mais eficaz ao utilizar dados de ações anteriores. Uma plataforma de Gestão de Clientes também possibilita a mensuração dos resultados de encartes, o que é valioso para saber se seus preços estão atrativos, por exemplo.

Dito isso, você precisa encontrar qual é a melhor forma de atrair clientes para a sua loja.  Comece agora com nosso ebook com 10 passos para atrair novos clientes!

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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