SUMÁRIO


Por em 8 de novembro de 2018

Comparativo: captação de clientes x fidelização no supermercado

Fazer captação de clientes com frequência ou apostar na fidelização? Afinal, qual é a melhor forma aumentar as vendas e o faturamento de um supermercado? Qual é o mais fácil e menos custoso de fazer?

Dificilmente você vai encontrar uma resposta definitiva para essas questões. Porém,  é possível dizer que as duas estratégias têm capacidade de melhorar os resultados da empresa.

Para saber qual aplicar em sua loja, conheça um pouco melhor cada uma delas e veja qual se encaixa com seu perfil, acompanhe!

O que é captação de clientes?

Captar clientes é a prática mais comum entre todas as empresas. Ela nada mais é do que uma série de estratégias para buscar possíveis compradores.

O principal objetivo é atrair a maior quantidade de pessoas para comprar na loja. Além disso, faz com que a marca tenha um maior alcance no mercado, já que mais pessoas passam a conhecê-la.

O que é fidelização de clientes?

Fidelizar clientes é uma importante estratégia que tem ganhado força nos últimos tempos. Ela consiste em oferecer uma experiência de compra tão boa para o seu cliente que ele nem cogita comprar em outro lugar. Ou, pelo menos, prefere a sua loja para fazer as compras.

Basicamente, a fidelização busca tornar a sua empresa a opção número um dos compradores para todas as suas compras.

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Como captar clientes

Existem diversas maneiras de atrair mais clientes para a sua loja. Porém, esses métodos costumam ser mais caros se comparados à retenção, como falamos anteriormente.

Mesmo com um valor elevado, não podemos negar que geralmente são bem efetivos e capazes de atrair um grande número de consumidores.

A distribuição de encartes é uma das formas de captação mais populares em supermercados. Lembre-se que para essa ação ser efetiva você precisa fazer um bom trabalho na hora de escolher os produtos que vão compor seu folheto.

Caso tenha dúvidas sobre a confecção de encartes, não deixe de conferir nosso ebook “Como fazer um encarte vendedor”.

Os carros de som também costumam funcionar muito bem quando o assunto é trazer novos clientes para a loja.

Com um software de gestão de clientes que tenha acesso a um mapa de geolocalização seu trabalho fica mais fácil. Com o uso dessa tecnologia você consegue planejar da melhor maneira possível a sua ação. Basta identificar as regiões onde ainda tem poucos clientes e começar suas ações!

Outro recurso que tem crescido são as redes sociais e vale apostar nelas também. Você pode criar um encarte virtual e fazer um anuncio patrocinado no Facebook, por exemplo.

Como fidelizar clientes

As ações para fidelizar os clientes são consideravelmente mais baratas que as de atração e geram resultados muito bons para a sua loja.

Antes de fidelizar quem compra com você, é preciso conhecer seus clientes. É nessa questão que entram os programas de fidelização. Por meio dessa estratégia você consegue capturar os dados dos clientes em troca de benefícios relevantes como descontos na hora da compra.

Assim, fica possível criar um perfil dos seus clientes e conhecer seus hábitos de consumo, frequência, entre outras informações que serão importantes para suas ações de fidelização.

Você pode fazer uma campanha de SMS para divulgar as ofertas da semana, que é muito mais barata do que a divulgação de encartes, por exemplo. Para melhorar ainda mais os resultados com essa prática, pode criar segmentações para essas campanhas com seu software de gestão de clientes.

Os resultados tendem a ser melhores, porque as chances do cliente ir até a loja são muito maiores se você oferecer para ele algo que já tem costume de comprar.

Não se esqueça também de investir em ações de relacionamento com os clientes. Uma boa dica para isso é aproveitar as datas comemorativas. Podem ser ações na loja, como uma decoração especial, um café da manhã para os melhores clientes ou até mesmo algum evento relacionado.

Software de gestão de clientes na captação e fidelização de clientes

Um software desse tipo pode te ajudar tanto em um como no outro. Claro que de maneiras distintas, mas tudo para facilitar o seu trabalho, tornar as ações mais efetivas e com melhores resultados.

Atrair os clientes, retê-los e posteriormente fidelizá-los é um processo que exige sua atenção. Então, fazer a gestão dos seus clientes pode fazer com que ele percorra todo esse caminho até estar fiel a você.

Lembre-se que independente da fase que você deseja utilizar essa tecnologia, o importante é manter o foco nos clientes.

Quanto mais facilidade você puder oferecer no momento da atração melhor. Já para torná-lo fiel aposte na segmentação e personalização do relacionamento. Dessa forma você certamente terá ótimos resultados.

Captação de clientes e fidelização são extremamente importantes para todas as empresas e disso você já sabe. Não perca tempo e comece agora a trabalhar nas duas frentes.

Que tal começar pela fidelização? Confira nosso ebook para fidelizar seus clientes de uma vez por todas!

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Daniela Hendler