SUMÁRIO


Por em 11 de outubro de 2018

7 passos: como atrair clientes para loja de um jeito eficiente

Para saber como atrair clientes para loja é preciso ter um planejamento estratégico que leva em conta alguns fatores muito importantes.

Antes de tudo, é preciso entender que você irá lidar com pessoas e elas costumam ser diferentes. Pensam e agem de formas distintas.

Outro fator importante é saber que a atração não funciona apenas para clientes novos, os consumidores inativos e os perdidos também devem entrar nesse plano.

Para tentar ajudar os supermercadistas, a Mercafácil fez um passo a passo de como atrair clientes, acompanhe!

Passo a passo | Como atrair clientes para loja

Entender o comportamento do consumidor é uma das tarefas mais importantes quando se fala em atração. Por conta disso, estratégias como a gestão de clientes têm crescido tanto no varejo nos últimos anos.

E por quê conhecê-los é fundamental? Porque, quando você conhece os consumidores as suas chances para fazer com que ele vá até a sua loja são muito maiores. O que vai mudar são as estratégias que você irá utilizar.

1 – Entenda quem são seus clientes

Conhecer os clientes é a regra número um para conseguir a maior quantidade de consumidores possível.

Você precisa construir uma base de dados dos clientes, criar um perfil deles e, claro, analisar as informações para definir as estratégias que serão utilizadas. Para a construção dessa base pode ser utilizado um programa de benefícios, como um clube de descontos. Assim, você troca descontos por dados importantes para seu negócio.

É importante entender também o mercado e o que os seus clientes esperam de você. Para isso, vale fazer um benchmarking dos concorrentes. Nele, você deve tentar identificar possíveis razões que façam o cliente comprar lá e não com você. Com essa prática você consegue entender boas práticas para o seu segmento e também mais sobre possíveis compradores.

2- Identifique se há locais em que você pode conseguir novos clientes

As regiões com o maior número de clientes costumam ser nas proximidades da loja, mas isso não quer dizer que você não tenha espaço em outras áreas.

O uso de tecnologias, como a geolocalização, podem ser muito úteis para te ajudar a conquistar clientes em novos locais. Principalmente, por conta da sua precisão. Assim você só terá que escolher de qual forma irá atuar.

Com ela você também pode construir um mapa de clientes e identificar em quais regiões eles estão. Depois dessa análise, basta procurar onde ainda tem poucas pessoas que compram na sua loja e investir em estratégias para atraí-los.

3 – Divida seus clientes por necessidade

Muitos pensam que atrair clientes se trata apenas de fazer com que pessoas que nunca compram na sua loja façam isso. Porém, na prática isso vai além.

A atração pode ser de novos clientes, mas também de consumidores inativos, perdidos ou até mesmo dos ativos que estão sem atividade na loja. Fazer essa divisão é extremamente importante, pois desta forma você poderá se comunicar com eles de maneiras distintas e certamente de uma forma mais efetiva.

4 – Pense estrategicamente em cada grupo de clientes

Depois de descobrir em qual status está o cliente, chegou a hora de montar uma estratégia para cada um deles.

Se você fizer uma comunicação genérica para todos, pode até ter alguns resultados, mas muito abaixo do que poderia ter. Cada grupo de clientes precisa ser contatado de uma forma específica para que você consiga atrair o maior número possível de clientes.

Após analisar os hábitos dos consumidores, você também precisa se atentar às necessidades deles. São do tipo que compram pouco, mas diariamente ou deixam para fazer compras de mês grandes? Cada um deve ser abordado com frequências e de formas diferentes, certo?!

5 – Crie segmentações

Certamente você já sabe que trabalhar com segmentações proporciona resultados muito superiores a de um contato massificado com sua base.

Aqui você precisa novamente estar atento em qual grupo está o clientes, ativo, inativo ou perdido. No caso de novos clientes as segmentações ainda não podem ser feitas, pois você por enquanto não possui o cadastro desse consumidor. Mas se já conhece quem compra com você, veja alguns exemplos:

Atrair clientes ativos para loja

Sim, ativos. É importante segmentar esses clientes e manter o contato com eles.

Esse contato contínuo com eles é fundamental para estimular novas compras e o aumento do ticket médio. Além disso, também trabalha a retenção.

Atrair clientes inativos para loja

Se os clientes estão há algum tempo sem comprar eles se tornam inativos. Sua função agora é encontrar uma forma de fazer com que ele volte a comprar.

Para isso, você pode fazer uma campanha de recuperação com ofertas baseadas em histórico de compra. Uma ação como essa tende a ter bons resultados, pois se o cliente já costuma comprar aquele produto tende ir até a loja comprá-lo em oferta. Veja aqui um exemplo de campanha.

Atrair clientes perdidos para loja

Depois de descobrir quais dos seus clientes estão no grupo dos perdidos é preciso seguir alguns caminhos para tentar fazer com que ele volte.

O primeiro deles pode ser o de estimular novas compras. Para isso, você pode tentar seguir a mesma ideia usada com os inativos, de oferecer algo com base nos hábitos de consumo. Outra opção nessa linha, é oferecer um cupom de desconto ou uma promoção especial que chame a atenção dele.

Outro caminho que pode ser seguido é o de reaproximar o relacionamento. Envie uma mensagem ou um email para ele na tentativa de entender o que aconteceu. Uma ação como essa pode fazer o consumidor sentir que é importante para sua loja.

6 – Faça suas campanhas

Agora que você já tem quase tudo estruturado chegou o momento de efetivamente fazer sua campanha. Basta escolher o grupo de clientes que vai trabalhar e qual formato será utilizado.

Se você for trabalhar com clientes ativos e inativos, é uma boa alternativa apostar em campanhas de sms ou whatsapp. Nelas você pode comunicar alguma oferta, ação na loja ou até mesmo algo focado em relacionamento, como os parabéns no dia do aniversário.

Já para os consumidores perdidos, o envio de email, sms ou o contato pelas redes sociais pode ser mais efetivo. Seja qual for o formato escolhido, é importante lembrar que com esse grupo de clientes você precisa focar no relacionamento para fazer com que ele volte.

Como você ainda não tem informações dos novos clientes esse trabalho é feito de uma forma mais geral. Fazer a distribuição de encartes e contratar carros de som para divulgar as ofertas da semana são ótimas ideias para atrair clientes novos. Não deixe de apostar também nas redes sociais… Você pode fazer posts patrocinados que contam com grande capacidade de segmentação e podem trazer ótimos resultados.

7 – Mensure resultados

Qual a razão de fazer uma campanha de sms ou uma distribuição de encartes e não saber quais resultados ela trouxe para a loja?

Muitos pensam que essa etapa não tem tanta relevância e deixam ela de lado do processo. Grande erro de quem pensa dessa forma, pois mensurar os resultados é uma das partes de maior importância.

Analisar o que a ação foi capaz de gerar tem dois aspectos principais:

  1. O primeiro deles é saber o que deu certo, quais foram os resultados obtidos, quantos clientes foram até a loja, quanto gastaram e, principalmente, qual o ROI você teve. Analisar isso te ajuda não só a ver valor em fazer as ações, mas também em saber o que os clientes esperam da sua loja e como você pode agradá-los. 
  2. O segundo é identificar o que pode ser melhorado em ações futuras. A intenção é que suas campanhas sejam sempre melhores e que tenham resultados superiores às anteriores. Para isso, nada melhor do que aprender com as que você já fez.

Agora chegou a hora de você  testar o nosso passo a passo na sua loja e atrair um grande número de clientes.

Depois que você os atrair, não pode deixar que parem de comprar na sua loja. Para isso, baixe nosso ebook e aprenda como trabalhar a retenção de clientes.

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Daniela Hendler