Por em 10 de junho de 2021
5 motivos para usar o sistema WhatsApp para vendas em tempos de pandemia
A pandemia de coronavírus surpreendeu o mundo em 2020. Desde então, a maneira como os empreendedores, sobretudo os pequenos, realizam negócios mudou completamente. Neste cenário, quem não estava adaptado ao digital necessitou acelerar os processos. E, assim, passar a utilizar o WhatsApp para vendas tornou-se importante para diversos negócios.
Alguns restaurantes, por exemplo, precisaram criar um sistema de delivery em poucos dias. Quando isso ocorreu, o WhatsApp tornou-se uma das ferramentas mais utilizadas. Afinal, o aplicativo é o método favorito dos brasileiros para se comunicar com amigos, parentes e até mesmo empresas. Segundo pesquisas, o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones brasileiros.
Com esse cenário favorável, sobram motivos para utilizar o WhatsApp para vendas e promover sua empresa. Abaixo, em destaque, estão cinco deles.
5 motivos para usar o WhatsApp para vendas
1 – WhatsApp Business
Quem deseja utilizar o WhatsApp para vendas precisa profissionalizar todo o processo. Por isso, a primeira atitude é criar um perfil no WhatsApp Business. Essa versão tem as mesmas funções do aplicativo utilizado pela maioria das pessoas. Entretanto, há também benefícios exclusivos para os empreendedores.
Com o WhatsApp Business a empresa tem a oportunidade de verificar a própria conta. Com isso, quando o cliente entrar em contato para fazer um pedido ou apenas tirar alguma dúvida, terá a certeza de que se trata de um negócio de verdade, e não de uma fraude.
O WhatsApp Business tem ainda benefícios exclusivos, como a criação de catálogos e as listas de transmissão.
2 – Catálogos
Outra forma de utilizar o WhatsApp para vendas é apostar na criação de catálogos por essa plataforma. Diversos empreendedores tiveram que fechar as portas durante a pandemia, sobretudo em cidades que realizaram um lockdown. Sem os clientes para visitar o estabelecimento, o WhatsApp tornou-se uma vitrine virtual.
Com o WhatsApp Business, esse trabalho é facilitado por meio da ferramenta de criação de catálogos. A maneira como ela funciona é muito simples, mas bastante eficaz. Em vez de enviar diversas fotos dos produtos para o cliente, o empreendedor tem a oportunidade de enviar para eles um catálogo digital.
Para cada item no catálogo, a empresa pode inserir dados como nome, preço e uma breve descrição da oferta. O número de itens é limitado, mas o negócio pode criar quantos catálogos ela quiser.
A grande vantagem de utilizar os catálogos do WhatsApp para vendas é a facilidade no compartilhamento. Caso o cliente esteja interessado nos produtos, basta enviar o link do catálogo para ele. Além disso, se a coleção de ofertas é interessante, esse cliente também pode compartilhá-la com seus contatos.
Dessa forma, a empresa tem a chance de divulgar seus itens para um número de pessoas bem maior. E isso tem impacto direto no volume de vendas.
3 – O WhatsApp para vendas é excelente para fazer a captação de leads
Os empreendedores que utilizam o WhatsApp Business podem realizar a integração dele com um CRM. Dessa forma, eles ganham uma vantagem competitiva bastante relevante para elevar as vendas. Afinal, com um CRM, toda empresa tem a oportunidade de conhecer o perfil detalhado de cada cliente.
Além disso, por meio desse software, um negócio consegue captar muito mais leads do que utilizando um método mais tradicional. Basta que um cliente em potencial envie uma mensagem para o WhatsApp Business da empresa. Automaticamente, o CRM cadastra esse contato como um novo lead no banco de dados.
No software, esse lead recebe um card. Nele, a empresa pode preencher dados como nome, e-mail, telefone para contato, entre outras informações. É possível ainda verificar todo o histórico de conversas entre o cliente em potencial e a empresa.
Dessa forma, um negócio consegue analisar as necessidades e objeções desse cliente. O que permite ao time de vendas criar uma oferta sob medida para esse público. Em tempos de pandemia, utilizar essa tecnologia é vital. Com a maioria das pessoas em casa, é preciso conquistar e promover o relacionamento com o cliente de inúmeras formas.
– Veja também: Saiba mais sobre o CBM, a verdadeira evolução do CRM
4 – Lista de Transmissão
As listas de transmissão do WhatsApp Business também são uma excelente forma de vender produtos de maneira personalizada. Diferente dos grupos, em que todos recebem a mensagem ao mesmo tempo, as listas funcionam com outra mecânica.
O empreendedor pode adicionar 256 contatos em uma lista. Assim como os catálogos, é permitido que ele crie quantas listas quiser. Nesses casos, sempre que ele enviar uma mensagem para a lista de transmissão, cada contato irá receber o conteúdo individualmente.
Se um restaurante, por exemplo, tem uma nova promoção, basta que ele envie esse conteúdo na lista. Assim, quando os clientes responderem, o estabelecimento tem a oportunidade de oferecer um atendimento personalizado.
Dessa forma, as chances de o restaurante fechar uma venda aumentam bastante.
5 – Pós-vendas
A pandemia tem proporcionado momentos difíceis para todas as pessoas. Por isso, é preciso ter empatia em cada atendimento. Com o WhatsApp é possível conversar rapidamente com cada um dos clientes.
Portanto, após a venda, é muito importante que a empresa utilize essa facilidade do aplicativo para saber se está tudo bem com o pedido do cliente. Afinal, a venda vai muito além de oferecer produtos ou serviços. É preciso atender o cliente, ainda mais nos dias de hoje, com todo o carinho e atenção.
Quanto mais a empresa acolhe as pessoas, maiores são as chances de ela realizar muitas vendas. E, ao utilizar o WhatsApp para vendas, a empresa mostra que se preocupa com os clientes.
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Esse texto foi escrito por Pedro Capistrano Ribeiro, Redator e UX Writer da AmoCRM, a convite da Mercafacil
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]