Por em 5 de novembro de 2024
Como criar promoções para aumentar o ticket médio do supermercado
Seu supermercado já coloca em prática estratégias que têm como objetivo aumentar o ticket médio das vendas? Acredite: investir em ações que valorizam esse indicador pode ser muito importante para alavancar o sucesso do seu supermercado.
Afinal, atrair mais clientes é importante. Porém, maximizar o valor de cada compra realizada pode trazer resultados ainda mais expressivos para o seu negócio. Pensando nisso, aqui vamos abordar maneiras de você criar promoções direcionadas e baseadas em dados para aumentar o ticket médio do supermercado, utilizando recursos de segmentação e personalização. Acompanhe!
Entendendo o ticket médio e sua importância
O ticket médio é um dos principais indicadores de desempenho no varejo. Isso porque ele representa o valor médio gasto por cliente a cada visita, sendo calculado pela divisão do total de vendas pelo número de clientes atendidos em um período específico.
Dessa forma, aumentar o ticket médio das vendas é essencial para maximizar a lucratividade sem necessariamente depender do aumento do fluxo de clientes. Assim sendo, trabalhar no aumento do ticket médio no seu supermercado permite otimizar cada transação. Interessante, não é mesmo?
Mas afinal, como colocar em prática estratégias que alavanquem o ticket médio? Confira abaixo algumas sugestões:
4 estratégias para criar promoções que aumentam o ticket médio
1. Utilizar o histórico de compra para segmentar promoções
Segmentar promoções de acordo com o histórico de compra dos clientes é uma estratégia que gera resultados expressivos — e, é claro, pode resultar em um grande aumento do ticket médio.
A personalização é poderosa porque torna as ofertas mais relevantes e aumenta a probabilidade de adesão. Dessa forma, utilizando os dados, é possível identificar padrões de compra e criar segmentações como:
- Clientes que compram com frequência: oferecer descontos para incentivar a compra de novos produtos.
- Compradores de determinados itens: sugerir complementos, como oferecer um desconto em frutas para quem compra frequentemente produtos de hortifrúti.
Para fazer isso, você pode utilizar ferramentas como a Mercafacil, por exemplo, que analisa o comportamento dos consumidores e permite que os supermercados criem promoções segmentadas e personalizadas. Assim, aumenta as chances de uma compra mais ampla e, consequentemente, eleva o ticket médio.
2. Estratégias de promoções cruzadas e upselling
As promoções cruzadas e o upselling são duas táticas eficientes para o aumento do ticket médio. Isso porque elas funcionam das seguintes formas:
- Promoções cruzadas: incentivam os clientes a adquirirem itens complementares. Um exemplo seria oferecer um desconto em refrigerantes na compra de salgadinhos. Entretanto, é possível ir muito além na hora de colocar em prática as estratégias de promoções cruzadas, também chamadas de cross-selling.
- Upselling: já o upselling consiste em encorajar o cliente a optar por produtos de valor mais alto ou maior quantidade, incrementando o valor da sua compra. Dessa forma você pode, por exemplo, oferecer o mesmo produto de uma marca mais premium para o cliente para ver se ele aceita essa sugestão.
– Para compreender ainda mais sobre o poder das estratégias de cross selling e upselling para aumentar o ticket médio da sua loja, acesse: Saiba como aumentar as vendas usando upselling e cross selling
3. Promoções progressivas e descontos exclusivos podem ajudar a aumentar o ticket médio
Promoções progressivas são uma forma de incentivar os clientes a comprarem mais para receberem um desconto crescente. Alguns exemplos incluem:
- Compre 2 e ganhe 20% de desconto; compre 3 ou mais e ganhe 30%: esse tipo de promoção incentiva o cliente a adquirir mais produtos de uma só vez.
- Frete grátis acima de determinado valor: essa promoção é especialmente interessante para supermercados que oferecem entregas. Além disso, é uma ação que ajuda a promover mais comodidade ao cliente, sendo um grande diferencial para o seu supermercado.
Além disso, os descontos exclusivos para clientes cadastrados ou que participam de programas de fidelidade também são uma ótima estratégia. Aliás, oferecer essas promoções ajuda não só a aumentar o ticket médio, mas também a fortalecer o relacionamento com o cliente.
Se você ainda não tem um clube de descontos exclusivo, talvez esse seja o momento ideal para você entrar em contato com a Mercafacil e criar o seu. Além de desenvolver o seu programa de fidelidade exclusivo e personalizado, você também contará com todo o nosso suporte para identificar quais clientes podem ser engajados por meio de descontos progressivos.
– Complemente a leitura com: 9 motivos para criar um clube de vantagens do seu supermercado
4. Utilização do marketing omnicanal nas promoções
O marketing omnicanal é essencial para aumentar o ticket médio, pois permite que o supermercado esteja presente em diversos canais, oferecendo uma experiência integrada e consistente. Dessa forma, com uma estratégia omnicanal, é possível direcionar as promoções certas para os clientes ideais, seja por meio de SMS, e-mail, redes sociais ou até mesmo pelo seu próprio aplicativo.
Ao utilizar essa estratégia de marketing omnichannel em busca de aumentar o ticket médio das compras, você pode garantir que as promoções cheguem ao consumidor certo no momento ideal, por exemplo:
- Ofertas enviadas via SMS ou e-mail pouco antes da compra, sugerindo produtos baseados no histórico.
- Notificações por app sobre produtos complementares em promoção.
Essa abordagem amplia as possibilidades de interação e engajamento com o consumidor, aumentando a chance de ele aproveitar as promoções e, consequentemente, gastar mais. O resultado? Um ticket médio mais alto nas compras.
– Veja também: Marketing de varejo – o que fazer nos dias atuais
Acompanhamento e otimização contínua das estratégias para aumentar o ticket médio do seu supermercado
O mercado de varejo é dinâmico, e o acompanhamento dos resultados de cada campanha é essencial. Então, para garantir que o ticket médio continue crescendo, é fundamental avaliar os resultados de cada estratégia e ajustar o que for necessário. Dessa forma, você deve monitorar métricas como:
- Taxa de adesão à promoção: quantos clientes estão aproveitando as ofertas?
- Impacto no ticket médio: as promoções estão realmente aumentando o valor gasto por cliente?
- Feedback dos clientes: há algum feedback que indique preferências específicas?
Fazer esse acompanhamento permite que você tenha maior conhecimento sobre o andamento das campanhas e possa ajustá-las, caso necessário. Assim sendo, você evita o desperdício de recursos e garante que as ações estejam sempre alinhadas às expectativas e comportamento do cliente.
Transforme as promoções em uma experiência de compra mais valiosa e aumente o seu ticket médio
Ao aplicar essas estratégias de promoções para aumentar o ticket médio, gestores de supermercados podem transformar de vez a experiência de compra de seus clientes.
Vale lembrar que a utilização de dados e tecnologia é o caminho para criar campanhas personalizadas, alinhadas às necessidades de consumo. Então, contar com ferramentas como a Mercafacil é algo cada vez mais essencial para para entender o comportamento do consumidor e estruturar promoções eficazes que, além de aumentar o ticket médio, fidelizam o cliente.
Inclusive, para te ajudar a fazer promoções ainda melhores no seu supermercado e melhorar os seus resultados, a Mercafacil desenvolveu um material gratuito de Diagnóstico de Desempenho que é ideal para você identificar qual ação fazer em cada situação. Acesse agora mesmo comece o quanto antes a alavancar o ticket médio no seu varejo!