SUMÁRIO


Por em 3 de agosto de 2021

Tendências para o varejo: leve seu supermercado até o cliente

Quando pensamos nas principais tendências para o varejo, existem dois pontos que merecem destaque:

  • Oferecer uma otimização do tempo e, principalmente…
  • Garantir a comodidade para os clientes.

Acompanhamos recentemente o quanto o tempo é um bem que deve ser (e realmente é!) cada vez mais valorizado pelas pessoas. Afinal, de poucos anos para cá observamos o crescimento de empresas que surgem especialmente para facilitar e desempenhar o papel de prestar atividades cotidianas para o público.

Ademais, dentre essas atividades, também está a ação de ir ao mercado, que hoje pode ser terceirizada.

Que essa é uma das tendências para o varejo que veio para ficar e já conquistou muitos adeptos nós não temos dúvida. Por isso, neste post listamos três estratégias que o seu supermercado pode implementar para levar sua marca até os seus clientes.

O objetivo, sempre, é oferecer a melhor experiência possível para cada um dos seus shoppers. Confira! 

3 tendências para o varejo garantir que o supermercado “vá” até o cliente

1. Lista de transmissão

Primeiramente, como você estabelece o relacionamento com seus consumidores?

Ter seus clientes satisfeitos e cada vez mais próximos da sua marca é uma estratégia que se tornou uma das tendências para o varejo.

Isso se dá principalmente pela alta competitividade que o mercado, onde apenas a “guerra de preços” não faz mais sentido.

Essa era uma estratégia do passado. Hoje, mais do que os preços dos produtos, é muito importante gerar uma experiência positiva e desenvolver um relacionamento duradouro com cada um dos seus consumidores.

Aliás, Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”, diz que conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual. É por isso que o seu varejo deve estar sempre presente na vida dos seus clientes.

Dessa forma, as listas de transmissão hoje podem ser uma excelente estratégia para manter seu cliente próximo.

Além disso, vale lembrar que esse recurso não se limita a somente criar mensagens para informar ofertas ao seu cliente.

Assim, você pode utilizá-lo com o intuito de:

Por fim, o objetivo é se fazer presente. Garanta que o seu cliente sempre lembre da sua marca nas oportunidades que ele tiver para fazer compras. 

– Você também pode se interessar por: 5 motivos para usar o WhatsApp para vendas em tempos de pandemia

2. Plataforma de gerenciamento dos clientes

Outra das tendências para o varejo que merece destaque é a plataforma de gestão de clientes. E você logo vai entender o motivo.

Somos bombardeados a todo momento por conteúdos e informações que, muitas vezes, sequer são direcionadas para o nosso perfil de consumo. Isso é chato, não é mesmo?

Por isso, saiba que a falta de direcionamento na comunicação pode ser um fator que afasta o cliente da sua marca.

Dessa forma, os sistemas de gestão de clientes são excelentes ferramentas para reter e fidelizar sua base.

Afinal, são os dados inseridos nessa ferramenta que farão com que o seu supermercado se aproxime e saiba de forma certeira quem são os seus clientes. E isso permite que o varejo crie estratégias para atrair o cliente certo, no momento certo.

Então, contando com uma plataforma que trabalha ativamente em gerenciar sua base de clientes no supermercado, sua marca terá benefícios como:

  • Diminuição da taxa de perda e da rotatividade de consumidores;
  • Terá capacidade para enviar comunicações assertivas aos seus clientes. Ou seja, que vão de acordo com o perfil, interesse e histórico de compra de cada uma dessas pessoas;
  • Garantir que a sua marca esteja mais presente na cabeça do consumidor. Assim, quando ele pensar em comprar algo, lembrará do seu varejo.

3. Loja virtual para supermercado é uma das grandes tendências para o varejo

Impossível falar das tendências para o varejo e não citar as lojas virtuais.

O varejo supermercadista passou por um processo de readequação aos formatos de venda online que, durante o ano de 2020, foram cruciais para a permanência no setor como líder de vendas. Foi isso o que revelou a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) em 2020.

Para além de um período de crise, o crescimento e a aderência de supermercados ao e-commerce reafirmou a necessidade de uma transformação digital, a qual aproximou ainda mais os consumidores do supermercado por meio do e-commerce.

Em 2020, cerca de 5,7 milhões de novos consumidores passaram a fazer compras online no varejo. E isso foi principalmente impulsionado pelo momento de reclusão que o comércio passou durante a pandemia.

Além das estratégias de atração e fidelização, também se faz necessário uma plataforma que dê comodidade ao seu cliente. Assim, ele pode comprar de onde estiver e escolher o melhor horário para receber suas compras.

Neste cenário, um e-commerce especializado para o seu supermercado pode ser aquilo que faltava para melhorar os resultados do seu varejo e, ainda deixá-lo mais próximo do seu cliente.

Dizemos isso porque, um e-commerce especializado nessa área te ajudará a:

  • Aumentar a receita de vendas, podendo chegar em alguns casos a até 15% no faturamento da sua loja;
  • Poderá alcançar um raio de atuação que sua loja física hoje não te permite ter;
  • Dará a comodidade para o seu cliente fazer e solicitar suas compras a qualquer horário.

Seu supermercado já está de acordo com as tendências para o varejo? 

Estamos retomando um ritmo gradual da volta à normalidade. Por conta do avanço da vacinação, o comércio projeta melhorias. Entretanto, aquilo que conhecíamos como “normal” passará por mudanças, – e elas refletem (e muito) no comportamento do consumidor.

O que seu supermercado tem preparado de estratégias para continuar mantendo seu cliente próximo e engajado? Como isso tem refletido nos seus resultados de venda?

Conte com tecnologias que podem te ajudar a fazer sua marca ser cada vez mais próxima do seu cliente e esteja em dia com as tendências para o varejo!

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Esse artigo foi produzido por Mateus Carneiro, Assessor de Marketing da Mercadapp, a convite da Mercafacil.


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]