SUMÁRIO


Por em 16 de outubro de 2018

Porque a perda de clientes deve fazer parte da prevenção de perdas em supermercados

Trabalhar a prevenção de perdas em supermercados é uma tarefa bem conhecida pelos supermercadistas.

Em setembro, a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) divulgou uma pesquisa sobre prevenção de perdas no varejo. Nela, foi identificado que os supermercados são o setor do varejo mais afetado por essa situação.

O setor aparece disparado na liderança e bem acima da média nacional, que é de 1,29%. O índice médio identificado nos supermercados foi de 1,94% de perdas em relação ao que faturam.

O problema das perdas já é bastante reconhecido, mas um tipo que talvez não esteja no seu foco ainda é a perda de clientes. No ano passado ela fez com que as empresas brasileiras perdessem muito dinheiro.

Confira no post hoje a importância de colocar a prevenção de perda de clientes no seu plano de prevenção de perdas junto com as demais perdas da sua loja.

Impacto da perda de clientes

De acordo com a pesquisa Global Consumer Pulse, feita pela Accenture Strategy em 2017, as empresa brasileiras perderam 401 bilhões de reais. As principais razões para isso, foram a falta de ofertas personalizadas e o mal atendimento.

Esse tipo de dado credencia a perda de clientes como um fator de grande relevância para as perdas de uma empresa.

Por esse e outros fatores vale a pena você começar a prestar atenção na perda de clientes do seu supermercado.

Por que é importante incluir a perda de clientes no plano de prevenção de perdas em supermercados

O principal fator na relação entre a perda de clientes e os supermercados é a queda de faturamento. Isso porque se você perde clientes, consequentemente vende menos e como resultado tem um faturamento mais baixo. E, as consequências da queda de faturamento nem é preciso comentar, não é mesmo?

Para piorar a situação, práticas de atração geralmente custam mais para serem aplicadas. Essa situação já é conhecida há muito tempo, mas nem sempre é valorizada como deveria. No livro Princípios do Marketing de 1999, Philip Kotler disse que “Conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes”.

Uma campanha para estimular os clientes a se manterem ativos pode ser feita com o envio de SMS, por exemplo, que tem um custo bem baixo, como nesse exemplo. Já uma estratégia de atração, como distribuição de encartes tem um custo superior e sua efetividade nem sempre é certa.

Tenha em mente que as práticas de retenção e fidelização precisam ser constantes em sua loja. Primeiro para economizar e depois para não perder dinheiro, quando os clientes deixarem de comprar.

Enquanto perdas com furtos, vencimento ou manipulação inadequada de produtos, entre outros fatores, são dificilmente controlados, a perda de clientes é algo que você pode ter controle. Práticas como a retenção e a fidelização certamente contribuirão para evitar a perda de clientes.

Como criar um plano de prevenção de perdas eficiente

Na pesquisa da Abrappe foram identificados como principais causas de perdas os furtos (internos e externos), erros de inventário e administrativos, além de quebras operacionais.

Sobre esse último, elas podem ser em: vencimento de produtos, itens danificados por clientes, manuseio incorreto dos funcionários ou deterioração/perecibilidade.  

O presidente da Abrappe listou 10 dicas para criar um programa de prevenção de perdas, confira:

  • Estar ciente sobre todas as áreas da empresa;
  • Conhecer os tipos de perdas e os seus motivos;
  • Engajar todos da empresa com o projeto;
  • Identificar pontos de risco;
  • Buscar boas práticas sobre o assunto;
  • Investir em tecnologia;
  • Tornar a prevenção de perdas um processo constante;
  • Treinar os funcionários;
  • Analisar indicadores de performance;
  • Fazer um balanço do programa constantemente.

Essas dicas certamente serão muito eficientes para te ajudar com as perdas que tradicionalmente os supermercados já lidam.

Porém, não se esqueça da perda de clientes, que como falamos anteriormente é responsável por uma perda considerável de receita.

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Como prevenir perda de clientes

A situação é complicada, mas pode ficar tranquilo que já existem práticas para conter esse tipo de perda. Uma das melhores opções é fazer gestão de clientes.

Essa estratégia irá atuar como uma forma de você controlar e tentar evitar a perda de consumidores da sua loja. Além disso, trabalha a aproximação do relacionamento com os clientes e, como consequência, o aumento de faturamento.

Os resultados obtidos com essa prática são muito bons, devido ao foco no cliente.  Principalmente por identificar suas necessidades, desejos e oferecer o que ele quer quando precisa.

Para te ajudar ainda mais nessa questão, existem os softwares de gestão de clientes. Com eles você pode criar campanhas, segmentar clientes, entre outras funções que podem te ajudar a melhorar os seus resultados.

Se você conseguir aplicar um bom plano de prevenção de perdas e começar a fazer a gestão de clientes, certamente o seu supermercado vai evitar muitas perdas, inclusive de dinheiro.

A prevenção de perdas em supermercados já é muito comum e você já deve ter experiências com isso. Agora, está na hora de você prevenir a perda de clientes e para isso precisa trabalhar a retenção. Aproveite para baixar nosso ebook gratuito sobre retenção de clientes no varejo e comece essa prática o mais rápido possível na sua loja.

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Daniela Hendler