SUMÁRIO


Por em 20 de setembro de 2022

SKU: o que é? Veja o significado dessa importante sigla para o varejo

Quem trabalha com supermercados precisa sempre aprender coisas novas e ficar por dentro de conhecimentos técnicos específicos. Falando nisso, você sabe SKU: o que é? 

Pois bem, essa sigla de três letras representa um código muito importante para você manter a organização do estoque de todo o seu negócio. E é exatamente para responder à pergunta “SKU: o que é?” que preparamos este artigo. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!

SKU: o que é? 

SKU é a sigla para Stock Keeping Unit, um termo em inglês que pode ser traduzido como “unidade de manutenção de estoque”. Para compreender melhor, o SKU é um código composto por números, muitas vezes sequenciais, para facilitar o cadastramento/inserção do produto no ERP e no PDV do varejista.

Ideal para ajudar a organizar o estoque do supermercado, o SKU permite que o varejista tenha maior controle da entrada e saída dos produtos, sabendo se eles estão fazendo sucesso, encalhados e/ou se precisam de reposição.

Assim, ao fazer a gestão de estoque ou ao buscar por um item, ao invés de procurar pelo nome do produto, a busca é feita pelo código de SKU. Dessa forma, tornando a explicação mais simples, pode-se dizer que o SKU é como se fosse o “CPF” de cada produto, já que é o código que carrega em si o preço e a “identidade” de cada item. 

– Confira também: Gestão de estoque para supermercados: tudo que você precisa saber 

SKU x EAN: qual a diferença?

Porém, além de entender SKU: o que é, também é importante conhecer outra sigla de três letras que faz parte do dia a dia dos varejistas. 

Estamos falando do EAN, que está relacionado com as diferenciações de um mesmo produto. Por exemplo, sabonetes e detergentes que variam apenas o aroma, e ainda, chinelos, como as Havaianas, que apresentam variações de acordo com tamanho, cores e modelos.

Aliás, para explicar melhor o significado e como essas siglas se complementam, a Anna Stephanie, Analista Sênior de Produto da Mercafacil, exemplifica melhor a situação:

“O SKU é um número agrupador de EANs que o varejista usa para controlar a venda de um produto, apesar das suas variações. Um exemplo que usamos com frequência aqui na Mercafacil são as Havaianas, que podem possuir apenas um SKU e, portanto, um só preço, porém, podem ter até 126 EANs devido às suas diversas alterações de cores e tamanhos”. 

E além do SKU e do EAN, outro código presente nos produtos é o código de barras. Abaixo explicamos um pouco mais sobre ele. 

SKU e código de barras: qual a diferença? 

O código de barras é mundialmente conhecido tanto pelos varejistas quanto pelos consumidores. Ele é único para cada produto e pode ser identificado apenas com o auxílio de um leitor específico. Isso já o torna diferente do SKU e do EAN.

O código de barras é criado pela indústria que fabrica o produto, assim sendo, ela é a única que pode alterar esses números. 

Por isso, usar o código de barras de um produto como base para cadastrar como SKU não é uma boa ideia, afinal, esse número pode ser alterado pela indústria e, assim, poderá gerar uma confusão no gerenciamento do seu estoque. 

Assim sendo, podemos concluir que além de compreender SKU: o que é, também é importante ter o conhecimento técnico de outras siglas relevantes para o varejo – como o EAN que citamos acima.

SKU: o que é e como utilizá-lo na estratégia de trade com a indústria 

Por fim, você sabia que o SKU pode ser um grande aliado na estratégia de trade do seu supermercado com a indústria? Isso mesmo!

Isso porque é possível fechar parcerias estratégicas com a indústria em que você compartilha com ela os dados de SKU do seu varejo. Somente, é claro, dos produtos desse fornecedor em questão. Isso porque é necessário manter em dia os cuidados com a segurança, a LGPD, a privacidade e a integridade dos consumidores.

Assim, a indústria poderá acompanhar de perto o resultado das vendas dos seus produtos. Saberá se o estoque de algum item está baixo e se há uma maior rejeição de um produto. Também, se é preciso entrar em contato com o varejo para enviar novos itens, entre outros. 

O cuidado em fazer o registro adequado de SKU e em buscar a parceria adequada com a indústria é algo que trará benefícios tanto para os supermercados quanto para os fornecedores

Afinal, é do interesse da indústria que os seus produtos estejam expostos nos supermercados. E, é claro, é do interesse do varejista que os itens estejam sempre em quantidade adequada no estoque e nas gôndolas. Ou seja, essa parceria torna o processo de reposição mais ágil, dinâmico e eficiente. 

– Complemente a leitura com: A união entre indústria e varejo precisa ser estratégica 

Agora você já sabe SKU: o que é! 

Pois bem, se você chegou até aqui, já deve ter compreendido melhor SKU: o que é. Também, já conheceu mais sobre outros tópicos importantes, como os EANs e, ainda, como a parceria entre varejistas e indústrias pode ter fortalecida por meio da utilização e compartilhamento dos SKUs de forma estratégica. 

E então, gostou do conteúdo? Deixe aqui seu comentário sobre o assunto e aproveite para compartilhar dicas, dúvidas e sugestões para o nosso blog! 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]