Marketing

Como planejar estrategicamente ofertas em supermercados

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Criar ofertas em supermercados é uma tarefa bastante comum, mas nem todos usam essa tática da melhor maneira.

Grande parte deles, opta por colocar em promoção itens com base no estoque ou produtos que já são populares. Em grande parte dos casos a estratégia pode até funcionar, mas certamente causam problemas também.

Uma boa forma de ser mais assertivo na hora de planejar uma campanha de produtos em oferta, é usar a decomposição de faturamento. Com ela você poderá identificar qual a necessidade de venda da sua loja.

Por exemplo, se você precisa atrair mais clientes pode ser interessante colocar em oferta itens da curva A. Se a necessidade for aumentar o ticket médio, uma ideia é trabalhar com os hábitos de consumo dos seus clientes.

Em resumo, a ideia é criar uma ação de vendas a partir do que o seu supermercado precisa, e não baseado em achismos. Certamente dessa maneira você poderá ter resultados cada vez melhores.

Ofertas em supermercados não são a resposta para tudo

Trabalhar com ofertas nem sempre será a melhor solução para a sua loja. Isso acontece, porque você não pode basear a sua estratégia nesse método.

Ofertas precisam sim fazer parte do seu planejamento, mas elas devem ser pensadas estrategicamente.

Se o único benefício da sua loja for oferecer um preço baixo para o cliente, quer dizer que esse é a única ligação entre vocês. Ou seja, se outra loja aparecer com um preço menor, ele irá comprar por lá agora.

Agora você terá um preço baixo que “acostumou” seus clientes, um concorrente com preços menores e terá que lidar com a perda de clientes. Para resolver isso, certamente abaixar ainda mais o preço não é a solução.

Primeiro, é preciso pensar que promoções não se resumem a preço baixo e não estão atrelado apenas a isso.

Elas devem ser pensadas estrategicamente e para isso você pode seguir alguns caminhos. Entre os principais são identificar necessidades dos seus clientes e do seu supermercado.

Mas o que significa fazer ofertas em supermercados estrategicamente?

Toda estratégia é baseada em um objetivo a ser alcançado, e é assim que você deve pensar.

Por exemplo, seu objetivo é aumentar o ticket médio da sua loja. Para chegar a essa meta, o que você pode fazer?

Usar os dados de compra dos seus clientes pode ser um ótimo começo para montar um plano de vendas.

Trabalhar com segmentações também podem melhorar ainda mais a efetividade das suas ações.

Outro ponto, é pensar em fazer relação entre produtos para aumentar o valor médio gasto pelos clientes.

Além disso, você precisa pensar no que os seus clientes querem e precisam para a sua ação realmente funcionar, não é mesmo? De nada irá adiantar criar ações com itens que não forem relevantes para eles.

Por essa razão é importante ter um cadastro de clientes e poder realizar a análise de dados deles. Com base neles, é que a sua estratégica irá começar a ser colocada em prática.

E mais uma vez também é preciso falar sobre o valor das segmentações para ter sucesso com suas ofertas.

Como usar ofertas no seu supermercado

Quando se fala em ofertas o primeiro uso que vem a mente é para atrair novos consumidores para a loja. Porém, se engana quem pensa que elas podem ser usadas apenas para isso.

Para atração certamente ofertas são ótimas opções e funcionam a muito tempo para supermercados. Geralmente com a entrega de encartes, o que pode ser melhorado com o uso de uma tecnologia de geolocalização, por exemplo.

Isso pode acontecer, pois você pode ganhar mercado com distribuição em áreas que ainda não tem ou tem poucos clientes.

Além disso você poderá usar ofertas em suas táticas de retenção e fidelização de consumidores. Para essas questões, o ideal é trabalhar com recorrência e itens relevantes. E, não se esqueça que segmentações precisas podem fazer ações mais efetivas.

Principalmente na fidelização que o cliente já tem vários dados de compra, então você já o conhece os hábitos dele. Dessa forma, poderá oferecer itens que ele realmente precisa e que com mais chances de converter um compra.

Para resgatar clientes que estão sem comprar durante um período também é muito importante usar ofertas.

Com esse tipo de cliente uma boa ideia a ser seguida é trabalhar com os hábitos de consumo deles a seu favor.

Você percebeu na maioria das vezes o melhor caminho é colocar os clientes no início do processo. Dessa forma, as chances de você atingir seus objetivos serão maiores.

Benefícios de planejar promoção de supermercados

Ter o costume de criar um planejamento das suas ações de vendas certamente não vai te trazer prejuízos.

Talvez o grande benefício dessa prática seja a capacidade de identificar oportunidades para vender mais.

Alguns supermercados optam por usar datas comemorativas para movimentar a loja. Outros preferem analisar os hábitos de compra dos clientes para criar dias especiais de ofertas, como segunda da limpeza, por exemplo.

Criar um calendário promocional só tende a melhorar seus resultados. Já falamos sobre isso em um outro post que você pode conferir aqui.

As ofertas também podem ser usadas como ferramenta de relacionamento com os clientes. Criar ações segmentadas são um ótimo exemplo disso, pois lida com um preocupação com os gostos dos consumidores

Para uma boa estratégia de vendas você também pode usar a gestão de categorias. Assim, pode trabalhar melhor a precificação e não correr riscos de perder a rentabilidade dos itens.

Agora que você já sabe como é importante planejar as ofertas em supermercados que tal criar um calendário promocional?

Para contribuir com sua loja nós preparamos um que você pode usar com algumas datas comemorativas. Faça o download gratuitamente desse calendário neste link e melhore os resultados do seu supermercado.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

Write A Comment