SUMÁRIO


Por em 7 de agosto de 2018

Descubra como o uso da geolocalização pode impulsionar seu negócio

Você sabe onde mora o seu cliente? Talvez você consiga responder a essa pergunta baseado em achismos ou por conhecer pessoalmente seu comprador. Se você não sabe, a geolocalização é uma tecnologia que te auxilia a descobrir com precisão a resposta para essa questão.

O uso dessa tecnologia pode trazer vários benefícios para o seu negócio. Muito além do que simplesmente saber onde o seu consumidor mora, o que já é de grande importância. Ela pode ser usada para responder a questões importantes para a empresa, como: onde eu tenho mais clientes? Está na hora de abrir uma nova loja?

Ter essas respostas com dados precisos em mãos pode contribuir para a melhora dos resultados, o desenvolvimento de estratégias e a expansão de mercado, por exemplo.

Entenda como o uso do marketing de geolocalização, pode ajudar no sucesso do seu negócio!

Afinal, o que é geolocalização?

Essa tecnologia funciona como um mapa, que mostra a localização das pessoas. Ela atua como uma espécie de radar que marca localizações e seus usos podem variar de acordo com quem a utiliza. Algumas empresas utilizam para identificar onde ficam seus clientes. Com a intenção de descobrir quantas vezes por dia ele passa pela sua loja. Outros criam uma base de dados que mostra onde moram para saber onde está a maioria dos seus consumidores e observar as regiões que atingem mais pessoas.

Dessa forma, cabe à empresa encontrar de que forma pode usufruir desta inovação, de acordo com sua realidade e objetivo.

De que forma o marketing de geolocalização pode ajudar na retenção de clientes?

O marketing de geolocalização, além de ajudar na expansão de mercado, pode atuar também na retenção de clientes.

Uma breve reflexão pode ajudar a entender como isso funciona. Por exemplo: você costumava entregar encartes em uma determinada região e observava no seu mapa de clientes que o índice de clientes ativos naquele local era bom. Em determinado mês você decidiu parar de entregar os encartes lá porque acreditava que já tinha clientes fiéis. E como resultado, teve várias marcações de clientes inativos em seu mapa.

Com essa análise, você pode montar uma estratégia de comunicação mais eficiente. Isso pode indicar que nos locais com poucos clientes ou clientes inativos é preciso mais atenção e mais ações de relacionamento, por exemplo.

Para as regiões onde já possui clientes fidelizados, seu relacionamento com ele também deve ser mantido, mas a abordagem deve ser feita de outra maneira, como com o uso de campanhas segmentadas.

Como conquistar clientes novos com a geolocalização?

Uma das principais utilidades da geolocalização é o seu uso na tentativa de expandir a área de atuação da empresa.

Quem já é um cliente Mercafácil tem acesso a um mapa de clientes identificados. Esse que possibilita a observação de onde moram os consumidores e o mês em que foram cadastrados. Por meio dessa visão do mapa é possível detectar em que área eles se concentram e também as regiões onde você ainda não conseguiu emplacar a sua empresa como uma opção de compra.

Uma tecnologia como essa também pode trazer insights a nível de concorrência. Por exemplo: você percebe que a maioria dos seus clientes está em um raio de 2 km e possui somente alguns poucos em um raio de 5 km. Ao analisar a região, percebe que tem um concorrente seu lá e talvez seja essa a dificuldade para atrair clientes mais distantes.

Com os dados gerados por essa tecnologia você tem insights para criar ações de atração de clientes novos. Pode ser uma boa opção utilizar carro de som ou entregar encartes em regiões com poucos clientes, por exemplo.

Após realizar essas ações é importante mensurar se foram efetivas ou não. Se você possuir um software como a Mercafácil pode observar no mapa de clientes se elas geraram o resultado esperado no que diz respeito à aquisição de novos clientes pelos pins no mapa e pelos filtros de clientes ativos e inativos.

Construindo o mapa de clientes com a Mercafácil

O mapa de clientes começa a ser construído pela localização do seu supermercado. Depois de obter os dados dos seus clientes e inserir em seu sistema, aparecem pins que marcam a localização de cada consumidor cadastrado.

As marcações no mapa podem ser verdes ou vermelhas. Pins verdes representam os clientes ativos, aqueles que realizaram compras recentes na loja. Pins vermelhos representam os inativos, aqueles que não compram nada a 30 dias ou mais.

Também é possível descobrir onde estão localizados os clientes que compraram pela primeira vez em determinado mês na sua loja. Isso porque cada mês é representado por um pin de cor diferente. Assim, é muito mais fácil criar ou adequar suas estratégias de marketing de geolocalização para atrair ou reter clientes.

Acredita que essa funcionalidade da Mercafácil pode contribuir para suas estratégias de marketing? Confira em nosso e-book outras maneiras de como atrair clientes para o seu negócio. Se preferir, fale com um consultor para entender como aplicar no seu negócio.

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Daniela Hendler