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Dicas para supermercados: o que fazer para aumentar as vendas no mês de maio

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Sempre é bom saber o que fazer para aumentar as vendas, não é mesmo? Porém, para que isso aconteça na prática, é fundamental ter um planejamentos de ações.

Quanto mais tempo você tiver para programar e preparar uma ação, maiores serão as chances de atingir o sucesso desejado.

Por isso, ter um calendário promocional é uma ótima forma de melhorar os resultados em supermercados.

Confira no post de hoje algumas ideias de ações para aumentar as vendas da sua loja em maio!

O que fazer para vender mais no mês de maio

É muito importante estar atento às oportunidades que surgem durante o ano e também àquelas que foram identificadas previamente.

Lembre-se que mesmo que você já tenha um planejamento de ofertas, ele pode ser alterado caso tenha um novo insight durante o período.

Dentre as melhores opções para os supermercados estão as datas comemorativas. Veja como aproveitar algumas datas do quinto mês do ano para vender mais.

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01/05 Dia Mundial do Trabalho 👨‍🌾

Essa é uma data que permite sua loja trabalhar dois tipos de ações. A primeira delas para os clientes e a segunda para os colaboradores.

Para quem compra na sua loja a ideia principal é parabenizá-los pelo dia do trabalho e criar ofertas para eles.

Se na sua ficha de cadastro você tiver o campo de “profissão”, pode segmentar dessa forma para criar a ação, por exemplo. Caso não tenha pode trabalhar a ação de alguma outra maneira que faça sentido, como um desconto mais genérico.

Para os que você sabe que trabalha pode ser uma boa ideia enviar um SMS com os parabéns. Outra opção mais abrangente é utilizar as redes sociais para isso e ainda convidar os clientes para aproveitar ofertas na loja.

Criar um encarte impresso ou digital com alguma mensagem para os trabalhadores também é uma boa ideia.

Com isso, além de trabalhar o relacionamento, vai estimular o aumento nas vendas nesse período.

Já para os seus colaboradores a ideia é trabalhar o engajamento da equipe. Certamente valorizar o trabalho deles fará com que se motivem com suas funções cada vez mais e consequentemente sua loja melhore os resultados.

Você pode entregar algum brinde ou um vale compras para eles, os parabenizando pelos serviços prestados.

Outra ideia é preparar um café da manhã para toda sua equipe antes do início do expediente.

Essa pode ser uma importante ação de relacionamento interno e endomarketing, que pode refletir em uma melhora na sua operação de loja.

10/05 Dia do Campo 🌿

Essa pode ser uma data comemorativa muito boa para você impulsionar a venda de produtos do seu setor de FLV.

Diversos produtos de supermercados vêm do campo. Por conta disso, você pode preparar uma grande ação para a data.

O setor de FLV, como falamos, pode ser o grande protagonista da sua estratégia. Trabalhar com uma segmentação de clientes que compraram esse tipo de produtos nos últimos 60 dias pode ser uma boa estratégia.

Lembre-se que quanto melhor e mais específica for feita a análise de dados, melhores podem ser os resultados e os seus consumidores certamente ficarão mais satisfeitos.

Que tal criar um evento com uma série de degustações durante esse dia no seu supermercado?

Pode ser uma boa criar um nome, algo como “sabores do campo”. Você pode planejar a ação com seus fornecedores para trazer outros atrativos.

Lembre-se de divulgar nos seus canais de comunicação o convite para os seus consumidores.

12/05 Dia das Mães 💕

O dia das mães é a data com maior apelo comercial no mês de maio e você pode aproveitar isso para melhorar suas vendas.

Uma boa opção para a data é criar uma segmentação de mulheres na sua base de clientes e analisar os produtos mais consumidos. Após isso, você pode criar um encarte especial de Dia das Mães.

Você também pode estimular a comemoração da data e escolher produtos para os filhos presentearem as mães. Pode ser boa opção escolher itens de bazar, eletrônicos e floricultura, por exemplo.

Além disso, é importante trabalhar o relacionamento nessa data, já que ela é muito ligada a relação e afeto.

Demonstre essa preocupação com seus clientes e não deixe de parabenizar todas as mães. Uma boa ideia é criar uma publicação nas suas redes sociais com os parabéns. Você também pode fazer o envio de uma SMS, seguindo a mesma ideia, caso já tenha identificado no seu software de gestão de clientes compras de produtos infantis com regularidade, por exemplo.

17/05 Dia internacional contra a homofobia ❌

Talvez essa data não seja muito conhecida pelos seus clientes, mas pode ser muito importante para você, principalmente para trabalhar o relacionamento e apoio às causas.

Preparar alguma ação para esse dia é uma ótima forma de tornar sua empresa mais humana e demonstrar preocupação com os clientes.

As redes sociais podem ser um bom caminho para você se comunicar com os clientes sobre o tema.

Mais importante do que o canal que você for utilizar é passar uma mensagem. Principalmente de que sua loja é contra qualquer tipo de preconceito e que está sempre de portas abertas para todos os clientes.

25/05 Dia da Indústria 🏭

Essa data comemorativa é uma ótima oportunidade para você negociar com os fornecedores ações de parceria.

Lembre-se que para isso acontecer é preciso que você entre em contato com uma certa antecedência.

Você pode analisar os dados da sua loja para identificar quais marcas tem maior participação nas suas vendas. Aí, então, procurar a indústria e criar ações com produtos delas.

Além de criar ofertas, é ótima opção promover ações no PDV, como degustações e distribuição de brindes.

28/05 Dia Mundial do Hambúrguer 🍔

Uma ótima ideia para essa data é usar as suas redes sociais para se aproximar dos seus clientes.

Pode ser uma boa opção divulgar receitas para fazer hambúrgueres em casa e um encarte virtual com todos os ingredientes das receitas. Se preferir, fazer uma grande promoção em hambúrgueres congelados.

Além disso, no PDV, você pode colocar banners de receitas próximos ao açougue para estimular os clientes a comprarem.

É importante que você coloque os ingrediente em oferta no seu clube de descontos para chamar ainda mais atenção dos clientes.

Também pode ser uma boa ideia trabalhar as vendas casadas para aumentar seu ticket médio. Posicione produtos complementares, como refrigerantes, próximos aos principais itens das receitas.

Se você preferir, pode planejar um evento na sua loja. É possível criar parcerias com food trucks da cidade para criar uma ação no estacionamento da sua loja.

Para promover o evento você pode enviar um convite via SMS para os consumidores ou por seus perfis nas redes sociais.

Estratégias de vendas para determinados períodos de maio

Em um cenário ideal para os supermercados a loja deveria manter o movimento durante todo o mês. Isso é possível, mas pede que você desenvolva algumas ações.

O começo do mês já é um período em que tradicionalmente o número de vendas é maior. Isso acontece, pois grande parte das pessoas recebe seus benefícios nessa parte do mês, então acaba fazendo suas maiores compras.

Mesmo para os clientes que optam por fazer compras mensais, ou seja, em grandes quantidades, é importante trabalhar ações para que ele compre mais. Para isso, você pode utilizar campanhas por departamento e trabalhar com segmentações.

Para os clientes que costumam ir com uma frequência maior, uma das opções é estimular o aumento do ticket médio.

As vendas casadas são ótimos exemplos de como trabalhar suas ações mais próximas à metade do mês. Outra opção é aproveitar as datas comemorativas para estimular novas vendas para seus consumidores.

Mais próximo ao fim do mês é o momento de trazer para a loja quem ainda não comprou durante o mês.

Campanhas de resgate de inativos além de aumentar as vendas podem aproximar o relacionamento com os clientes.

Para esse tipo de ação, campanhas segmentadas por perfil de compra podem ser bastante efetivas.

O mais importante é se manter sempre atento a outras oportunidades que surjam durante o mês para que você atraia os clientes.

Além disso, se preparar várias ações para diferentes públicos a tendência é que você consiga ter bons resultados no mês.

Para que isso se torne rotina na sua loja se inscreva em nossa newsletter e receba sempre as oportunidades e dicas que vão te ajudar a saber o que fazer para aumentar as vendas.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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