SUMÁRIO


Por em 25 de fevereiro de 2022

O que é cashback, como funciona e quais são seus benefícios?

Você sabe o que é cashback e quais são as vantagens de oferecer esse programa de recompensas no seu varejo? 

Mais do que isso, sabe como implementar esse benefício para o seu negócio? 

Aqui, você entenderá de uma vez por todas o que é cashback e, também, tirará todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Primeiramente, é importante compreender que o consumidor atual está mais exigente

Assim sendo, mais do que oferecer um bom atendimento e vender produtos por um preço amigável, é preciso destacar-se da concorrência utilizando outras “armas”. E o cashback é uma dessas poderosas ferramentas que podem trazer um diferencial para o seu negócio.

Então, que tal  acompanhar as tendências de consumo, surpreender o público e inovar, saindo na frente da concorrência? 

Para isso, entenda o que é cashback, veja como utilizá-lo para cativar os seus clientes e melhorar sua taxa de fidelização.

O que é cashback?

Cashback é um termo que pode ser traduzido como “dinheiro de volta”. 

Assim, a própria palavra já explica muito bem o que é cashback e como ele funciona: após o cliente comprar um produto, ele recebe uma parte do valor pago de volta como “saldo” na sua carteira. Assim, pode utilizar essa quantia para compras futuras no estabelecimento.

Qual o retorno que o cashback pode trazer para o seu negócio?

Esse programa resulta em um desconto futuro para o cliente. Ou seja, ele é uma excelente ferramenta para te auxiliar a fidelizar seus clientes e incentivá-los a voltarem a comprar na sua loja. 

Ademais, você pode optar pelo valor do cashback expirar após um tempo ou não. Caso o valor expire, você estimula o consumidor a voltar até a sua loja com uma frequência de compras maior. Então, basta garantir que a experiência que ele tem na sua loja seja sempre positiva e satisfatória e pronto: você conquistou e fidelizou um cliente com o auxílio do programa de recompensas. 

Entretanto, mais do que auxiliar a fidelizar os consumidores, o cashback pode trazer outros retornos importantes para a sua marca. Dentre eles: 

  • Ter um diferencial estratégico contra concorrentes, pois se você oferece programa de recompensas e os seus concorrentes não, você já sai na frente deles;
  • O cashback pode aumentar o ticket médio das compras e as compras por impulso, afinal, é possível oferecê-lo em produtos específicos e estimular o cliente a gastar mais e colocar mais itens no carrinho;
  • Estimular o cadastro de mais clientes no seu Clube de Descontos, já que só participarão do programa de cashback no supermercado aqueles clientes que são cadastrados na sua loja e fazem parte do Clube;
  • Promover experiências mais completas e positivas para o cliente, que finaliza a compra já pensando que tem um crédito extra para usar no futuro, entre outros. 

Para saber mais sobre as vantagens de implantar o cashback no seu negócio, confira: É tendência! Veja 6 vantagens de oferecer cashback no supermercado

O que é cashback: a Mercafacil oferece esse programa de recompensas para seus clientes?

Passar a oferecer cashback para os clientes é uma tendência de consumo que veio para ficar. E é importante as empresas entenderem isso para se destacarem no mercado. A Mercafacil, por exemplo, já compreendeu. 

De acordo com Pedro Henrique Roncetti Leal, Product Owner (Gestor de Produtos) da Mercafacil, o cashback é importante para “criar um mecanismo pragmático para fazer com que o cliente queira se manter comprando no supermercado”.

Além disso, o cashback é uma boa alternativa ao programa de pontos, já que o traz os valores da recompensa em real:

“Enquanto no programa de pontos o consumidor acumula pontos que nem sempre são equivalentes ao valor do real – por exemplo, R$10 podem equivaler a um ponto, – no cashback, o valor equivale a exatamente o real. R$1 de cashback é, exatamente, R$1.”, exemplifica Pedro.

Aliás, algumas outras vantagens oferecidas pelo cashback da Mercafacil podem ser observadas na imagem a seguir:

Vantagens de usar cashback

Combinando-o com outras ações promocionais

Ademais, vale ressaltar que o programa que a Mercafacil disponibiliza para os seus clientes varejistas pode ser adaptado conforme a estratégia de cada empresa, isso porque “o cashback pode ser utilizado em produtos específicos, variando conforme o objetivo de cada ação do supermercado”, explica o Product Owner. 

Como se não bastasse, é possível utilizar a plataforma da Mercafacil para fazer a combinação do cashback com outros recursos de gestão de ofertas e campanhas segmentadas de acordo com o objetivo de cada ação. 

Combinar com outros recursos da gestão de ofertas e campanhas. Desconto simples + cashback; campanha de cashback personalizada e segmentada;

O objetivo, é claro, é ser sempre o mais assertivo possível na hora de desenvolver as ações. Por isso, pensar em estratégias antes de colocar o projeto em prática poderá fazer toda a diferença para o seu sucesso. 

Será que o melhor para a sua empresa é oferecer uma ação em que produtos específicos? Quais serão esses produtos?

Ainda, qual a segmentação de clientes que poderá receber esse benefício? Esses são apenas alguns exemplos para te mostrar que as possibilidades da utilização dessa funcionalidade a favor do seu varejo são diversas!

Entendeu mais sobre o assunto?

Conseguiu entender melhor sobre o que é cashback e as vantagens de oferecer essa modalidade de programa de recompensas para o seu negócio? 

Por fim, lembre-se de que essa é só mais uma das diversas vantagens e funcionalidades que a Mercafacil oferece para os seus clientes. Conheça todas as nossas soluções e entenda como podemos te ajudar a compreender melhor o comportamento de compra de cada um dos seus clientes, oferecer insights para ações de marketing e ofertas mais assertivas e, é claro, aumentar as suas vendas. 

Comentários

  1. José Reis disse:

    Ótimo

  2. Daniela Hendler disse:

    Obrigada, José!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]