Por em 25 de fevereiro de 2022
O que é cashback, como funciona e quais são seus benefícios?
Você sabe o que é cashback e quais são as vantagens de oferecer esse programa de recompensas no seu varejo?
Mais do que isso, sabe como implementar esse benefício para o seu negócio?
Aqui, você entenderá de uma vez por todas o que é cashback e, também, tirará todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Primeiramente, é importante compreender que o consumidor atual está mais exigente.
Assim sendo, mais do que oferecer um bom atendimento e vender produtos por um preço amigável, é preciso destacar-se da concorrência utilizando outras “armas”. E o cashback é uma dessas poderosas ferramentas que podem trazer um diferencial para o seu negócio.
Então, que tal acompanhar as tendências de consumo, surpreender o público e inovar, saindo na frente da concorrência?
Para isso, entenda o que é cashback, veja como utilizá-lo para cativar os seus clientes e melhorar sua taxa de fidelização.
O que é cashback?
Cashback é um termo que pode ser traduzido como “dinheiro de volta”.
Assim, a própria palavra já explica muito bem o que é cashback e como ele funciona: após o cliente comprar um produto, ele recebe uma parte do valor pago de volta como “saldo” na sua carteira. Assim, pode utilizar essa quantia para compras futuras no estabelecimento.
Qual o retorno que o cashback pode trazer para o seu negócio?
Esse programa resulta em um desconto futuro para o cliente. Ou seja, ele é uma excelente ferramenta para te auxiliar a fidelizar seus clientes e incentivá-los a voltarem a comprar na sua loja.
Ademais, você pode optar pelo valor do cashback expirar após um tempo ou não. Caso o valor expire, você estimula o consumidor a voltar até a sua loja com uma frequência de compras maior. Então, basta garantir que a experiência que ele tem na sua loja seja sempre positiva e satisfatória e pronto: você conquistou e fidelizou um cliente com o auxílio do programa de recompensas.
Entretanto, mais do que auxiliar a fidelizar os consumidores, o cashback pode trazer outros retornos importantes para a sua marca. Dentre eles:
- Ter um diferencial estratégico contra concorrentes, pois se você oferece programa de recompensas e os seus concorrentes não, você já sai na frente deles;
- O cashback pode aumentar o ticket médio das compras e as compras por impulso, afinal, é possível oferecê-lo em produtos específicos e estimular o cliente a gastar mais e colocar mais itens no carrinho;
- Estimular o cadastro de mais clientes no seu Clube de Descontos, já que só participarão do programa de cashback no supermercado aqueles clientes que são cadastrados na sua loja e fazem parte do Clube;
- Promover experiências mais completas e positivas para o cliente, que finaliza a compra já pensando que tem um crédito extra para usar no futuro, entre outros.
Para saber mais sobre as vantagens de implantar o cashback no seu negócio, confira: É tendência! Veja 6 vantagens de oferecer cashback no supermercado
O que é cashback: a Mercafacil oferece esse programa de recompensas para seus clientes?
Passar a oferecer cashback para os clientes é uma tendência de consumo que veio para ficar. E é importante as empresas entenderem isso para se destacarem no mercado. A Mercafacil, por exemplo, já compreendeu.
De acordo com Pedro Henrique Roncetti Leal, Product Owner (Gestor de Produtos) da Mercafacil, o cashback é importante para “criar um mecanismo pragmático para fazer com que o cliente queira se manter comprando no supermercado”.
Além disso, o cashback é uma boa alternativa ao programa de pontos, já que o traz os valores da recompensa em real:
“Enquanto no programa de pontos o consumidor acumula pontos que nem sempre são equivalentes ao valor do real – por exemplo, R$10 podem equivaler a um ponto, – no cashback, o valor equivale a exatamente o real. R$1 de cashback é, exatamente, R$1.”, exemplifica Pedro.
Aliás, algumas outras vantagens oferecidas pelo cashback da Mercafacil podem ser observadas na imagem a seguir:
Combinando-o com outras ações promocionais
Ademais, vale ressaltar que o programa que a Mercafacil disponibiliza para os seus clientes varejistas pode ser adaptado conforme a estratégia de cada empresa, isso porque “o cashback pode ser utilizado em produtos específicos, variando conforme o objetivo de cada ação do supermercado”, explica o Product Owner.
Como se não bastasse, é possível utilizar a plataforma da Mercafacil para fazer a combinação do cashback com outros recursos de gestão de ofertas e campanhas segmentadas de acordo com o objetivo de cada ação.
Combinar com outros recursos da gestão de ofertas e campanhas. Desconto simples + cashback; campanha de cashback personalizada e segmentada;
O objetivo, é claro, é ser sempre o mais assertivo possível na hora de desenvolver as ações. Por isso, pensar em estratégias antes de colocar o projeto em prática poderá fazer toda a diferença para o seu sucesso.
Será que o melhor para a sua empresa é oferecer uma ação em que produtos específicos? Quais serão esses produtos?
Ainda, qual a segmentação de clientes que poderá receber esse benefício? Esses são apenas alguns exemplos para te mostrar que as possibilidades da utilização dessa funcionalidade a favor do seu varejo são diversas!
Entendeu mais sobre o assunto?
Conseguiu entender melhor sobre o que é cashback e as vantagens de oferecer essa modalidade de programa de recompensas para o seu negócio?
Por fim, lembre-se de que essa é só mais uma das diversas vantagens e funcionalidades que a Mercafacil oferece para os seus clientes. Conheça todas as nossas soluções e entenda como podemos te ajudar a compreender melhor o comportamento de compra de cada um dos seus clientes, oferecer insights para ações de marketing e ofertas mais assertivas e, é claro, aumentar as suas vendas.
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Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]
Ótimo
Obrigada, José!