SUMÁRIO


Por em 2 de fevereiro de 2021

Marketing de Massa: Saiba o que é e como usar essa estratégia no varejo

O mercado moderno se caracteriza pela especificidade de públicos. Isto é, os segmentos estão cada vez mais nichados e as estratégias de marketing cada vez mais direcionadas para grupos específicos. No entanto, o Marketing de Massa vem na contramão dessa tendência e se destaca justamente pela falta de segmentação. Isso porque essa estratégia foca em chegar no maior número de pessoas.

Por esse motivo, o Marketing de Massa é perfeito para os setores do varejo que atendem o público em geral. 

Continue lendo para entender o que é essa vertente do marketing e como você pode utilizá-la.

O que é Marketing de Massa?

Em tempos digitais, os recursos de divulgação são democráticos e acessíveis. Isso faz com que as empresas enfrentem ainda mais competição pela preferência dos clientes.

O Marketing Direcionado, como o nome já diz, busca segmentar a divulgação para aqueles que têm interesse em certo assunto, excluindo aqueles que não demonstram o mesmo interesse. 

A partir de pesquisas para formar os perfis de comportamento de possíveis clientes, a equipe de marketing estrutura as melhores estratégias e começa a estipular o calendário editorial para redes sociais e site da melhor forma possível.

No Marketing de Massa a lógica é oposta. Aqui, o objetivo é impactar o maior número de pessoas possível, sem levar em consideração conceitos como nicho, persona ou público-alvo.

Ainda que esteja perdendo espaço para o Marketing Direcionado, muitas empresas continuam a apostar nessa estratégia com o objetivo de ganhar maior exposição e, assim, gerar valor para a marca.

Como funciona o Marketing de Massa?

Como frisamos por várias vezes, a ideia é expor a sua marca ao máximo de pessoas, sem nenhum tipo de diferenciação. Sendo assim, ao invés de buscar o local onde pessoas com perfil da empresa navegam, a divulgação é feita em todos os cantos e em maior quantidade.

São utilizados os métodos tradicionais da comunicação de massa. Por exemplo: divulgações por meio de redes sociais populares (neste caso aumentar seguidores no geral é um grande trunfo), emissoras de TV, outdoors, entre outros. 

Normalmente, são empresas novas ou que estão tentando lançar um novo produto no mercado que procuram por essa estratégia. Isso porque ela consiste em  incentivar os clientes a comprar e oferecer incentivos comerciais para que os lojistas renovem seus estoques.

A ideia é valorizar a experiência do consumidor, atender suas demandas e criar anúncios que chamam a atenção dele justamente porque a personalização é deixada de lado.

Como aplicá-lo em seu negócio

Para ter certeza que esta é a melhor estratégia para a sua empresa é importante que sejam feitas pesquisas de mercado.

Isso ajudará a entender de que formas o Marketing de Massa poderá contribuir com a divulgação da sua empresa e com as metas de vendas e crescimento.

Estude e conheça a fundo seus concorrentes. Também, analise minuciosamente as práticas e estratégias aplicadas por eles para, assim, entender como o Marketing de Massa ajudará a sua empresa a se destacar.

Além disso, procure combinar essa estratégia com outras mais modernas, como é o caso da produção de conteúdo para web. Afinal, ainda que o seu objetivo não seja se comunicar com ninguém em específico, as pessoas continuarão tendo necessidade de aprender mais sobre o seu segmento. Sendo assim, é melhor que você seja a fonte de informações delas, sejam quem forem.

Principais estratégias do Marketing de Massa

Abordagem Shotgun

Podemos dizer que a Abordagem Shotgun é a essência do Marketing de Massa. Ela consiste em atrair atenção para sua marca do maior número de pessoas possível, independentemente de quem sejam elas.

Seja no planejamento redes sociais ou em veículos tradicionais, a mensagem passada deve ser genérica para que seja entendida por pessoas de diferentes perfis.

Além disso, ao transmitir as mensagens você deve deixar a cargo dos expectadores interpretá-las.

Imagine, por exemplo, que um supermercado queira divulgar promoções de final de ano. 

Por se tratar de um negócio essencial eles já tem um público grande e diversificado. Assim, ao elaborar os anúncios eles devem fazê-los de forma que todo mundo entenda e se sinta atraído.

Pode-se usar frases de efeito e explorar o máximo possível a urgência de os clientes irem ao estabelecimento antes que as promoções acabem.

Normalmente, a Abordagem Shotgun é veiculada em canais como TV, rádio e internet.

Por esse motivo, saber como ganhar seguidores no Facebook e Instagram e atrair a atenção dos espectadores na TV são preocupações que permeiam esse recurso.

Marketing de Guerrilha

Outra técnica muito utilizada é o Marketing de Guerrilha. Basicamente, essa estratégia tem como objetivo chocar as pessoas por meio de peças publicitárias impactantes e inesperadas.

Para que ela atraia o maior número de pessoas de uma só vez, as ações do Marketing de Guerrilha são feitas em tamanhos grandes, para serem veiculadas em espaços públicos.

Seja por meio de esculturas, pinturas, flashmobs ou outros tipos de intervenções nas paisagens urbanas, o intuito é envolver os consumidores e despertar reações, sejam elas a de comprar produtos, conhecer a empresa ou até provocar a concorrência. 

Vantagens e desvantagens do Marketing de Massa

Vantagens 

  • Alcance de público;
  • Menor valor investido;
  • Fortalecimento da marca.

Desvantagens 

  • Possível indiferença por parte do público;
  • Resultados demorados e de difícil quantificação;  
  • Difícil fidelização de clientes

Aplique o Marketing de Massa no seu varejo

Como você pôde ver nesse conteúdo, o Marketing de Massa é uma boa solução para os negócios que precisam se lançar no mercado, mas não contam com muita verba para contratar influenciadores ou veicular seus anúncios em plataformas muito caras.

Em se tratando do varejo ele se torna ainda mais eficaz, pois negócios do setor têxtil, alimentício ou de outros nichos essenciais costumam ter um público naturalmente abrangente.

Sendo assim, não hesite em contar com uma consultoria empresarial para fazer o diagnóstico da sua empresa e verificar se essa estratégia será realmente eficaz para a sua realidade e necessidade. 

Caso você queira saber mais sobre as vantagens do ponto de vista financeiro, uma boa opção é  contratar uma assessoria contábil para medir os resultados do Marketing de Massa no orçamento.

Conteúdo produzido por Business Connection

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]