Vendas

Como melhorar os processos de venda da sua empresa?

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Os processos de venda são caracterizados como tarefas, procedimentos concretos e objetivos que as suas equipes de vendas, marketing e atendimento cumprem para atrair e fidelizar clientes. Esses processos fazem parte da alma do negócio, pois um supermercado que deixa de aplicar técnicas inovadoras de vendas acaba ficando estagnado.

Em muitos casos, as equipes citadas não conseguem entregar os resultados esperados porque não trabalham em conjunto, encontram-se perdidas em meio aos procedimentos estabelecidos ou não contam com o apoio de ações inovadoras que visam a melhorar os seus processos.

Como gestor do negócio, a iniciativa deve partir de você. Continue a leitura e saiba como melhorar os processos de venda da sua empresa.

Faça campanhas e promoções relâmpago

Nós, seres humanos, somos imediatistas. Herdamos essa característica dos nossos ancestrais, que não tinham a oportunidade de se dar ao luxo de esperar por uma caça melhor. Por isso, somos impactados por campanhas e promoções relâmpago, que despertam em nós o desejo de não perder uma chance única.

Se você adquirir o hábito de criar campanhas e promoções relâmpago em seu supermercado, despertará ainda mais a atenção dos clientes. Além de ficarem sempre atentos ao calendário da loja, o senso de urgência deles será o responsável por decidir entre um desconto no momento ou pagar um valor superior depois.

Aumente o giro do estoque

Faça uma análise dos produtos, identificando quais deles têm os índices de saída mais altos e baixos. Isso permitirá entender o que excede e o que falta. Priorize os produtos que possuem maior rotatividade, possibilitando um estoque sempre abastecido para atender às necessidades dos clientes.

Além disso, negocie entregas mais constantes com os fornecedores, pois essa ação ajuda a reduzir gastos em pontos como a perda de produtos e o armazenamento. Aproveite para treinar a sua equipe de vendas, para que eles entendam os benefícios que cada produto oferece. Já para fazer a gestão do estoque, conte com o apoio de um bom software.

Coloque promotores na sua loja

Os promotores de vendas das indústrias são treinados e pagos pelas empresas para que exponham os seus produtos de uma forma que se destaquem da concorrência nas prateleiras. Em supermercados, ações desse tipo são muito comuns. Elas são utilizadas principalmente quando um produto novo chega ao mercado ou muda de posicionamento.

Em alguns casos, os supermercados recebem um valor da indústria pela cessão do espaço. Nas lojas menores, o promotor de vendas colabora até com a gestão dos produtos e determina o volume de compra necessário para manter a loja abastecida. Além disso, a figura humana ajuda a estreitar laços entre o produto, o supermercado e o cliente.

Instale um serviço de sonorização

O serviço de sonorização no supermercado ajuda a melhorar os processos de venda, pois direciona o cliente para as ofertas e promoções relâmpago. Entre os anúncios, você também pode investir em uma música ambiente, tornando o clima mais agradável no interior da loja. Trata-se de uma técnica de visual merchandising.

A instalação de alto-falantes no supermercado também ajuda a instruir vendedores, repositores, promotores e outros profissionais. Se um cliente estiver precisando de ajuda para escolher um determinado produto em um setor específico, o serviço de sonorização pode ser acionado. Vale tudo, menos perder a venda.

Use a tecnologia ao seu favor

tecnologia está entre nós para tornar o nosso cotidiano mais simples e prático. O mesmo vale para as empresas. Um bom software online permite criar e monitorar o perfil de compra do seu cliente, listando informações importantes como interesses, hábitos e frequência na loja. Aproveite para analisar índices de aquisição, retenção e perda de clientes.

Por meio das informações fornecidas pelo software, você adquirirá o conhecimento necessário para planejar as melhores ações de marketing. Isso permitirá a expansão do seu negócio. Os resultados serão mensurados com mais precisão e será possível identificar os melhores preços de venda para os seus produtos.

Assim, escolha as melhores formas para otimizar os processos de venda da sua empresa e invista nessa melhoria para continuar crescendo.

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Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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