Por em 4 de dezembro de 2018
Perda de clientes: como resolver com a gestão de relacionamento com o cliente
A perda de clientes é uma das maiores preocupações de todo supermercadista. Encontrar formas para evitá-la também é uma das suas maiores tarefas. Caso contrário, seus efeitos negativos começarão a ser sentidos pela loja.
Neste cenário, estratégias como a gestão de relacionamento com o cliente surgem como uma ótima forma de prevenir a perda dos consumidores. Pois, nada melhor para manter os clientes do que se aproximar deles.
Se você busca minimizar os impactos da perda de clientes e quer descobrir como fazer isso, confira o post de hoje!
Impactos da perda de clientes
A perda de cliente é um dos problemas mais comuns a todas as empresas. Realmente essa relação tende a ser um pouco instável devido à grande concorrência do mercado.
Ao pensar nisso, sua empresa deve estar atenta para evitar que os consumidores parem de comprar na loja ou, no mínimo, tentar diminuir os prejuízos que isso pode causar.
Perder clientes está diretamente relacionado com a queda no faturamento e nas vendas. Consequentemente, seus resultados vão piorar e podem levar inclusive ao fechamento da loja em casos extremos.
Você precisa levar em conta que os clientes são o coração da empresa. Se eles a abandonarem, ela deixa de existir. Para que isso não aconteça nada melhor do que criar uma estratégia em que os clientes são o foco.
Dessa maneira, certamente o impacto sobre eles será maior e as chances de sucesso da sua empresa também. É por isso que a gestão do relacionamento com os clientes é tão importante para a sua loja.
Como fazer a gestão de relacionamento com o cliente
A melhor forma de trabalhar o relacionamento com o cliente é fazer ações específicas para cada um deles. Isso mesmo, personalização! O primeiro passo para tudo isso é conhecer quem compra na sua loja e os seus hábitos de consumo.
Para isso, você precisa construir uma base de dados para depois analisá-los e criar suas ações. Uma solução de gestão de clientes é um dos melhores caminhos para isso, pois pode te auxiliar em todas as fases da gestão de clientes.
Entenda que tipo de ações podem ser feitas para aproximar o relacionamento com os seus clientes:
Ofertas personalizadas
Esse tipo de oferta é ideal para se prevenir contra a perda de clientes. Principalmente por demonstrar que a loja se importa com as preferências do cliente. Dessa forma, o relacionamento é trabalhado naturalmente.
Para te auxiliar na criação destas ações a melhor forma de torná-las efetivas é segmentar o seu público. Por exemplo, clientes que compraram leite nos últimos 30 dias. Esse grupo de clientes pode receber uma oferta especial de leite. Alguns supermercados optam até por não colocar esse preço da oferta na loja, assim o cliente terá exclusividade no benefício quando se identificar no caixa.
Esse tipo de oferta tende a ser mais efetiva, pois está de acordo com os hábitos de compra daquele consumidor especificamente. Os resultados de uma boa segmentação pode ser revertido em cerca de 40% de compras no grupo que recebeu a promoção.
Confira como um cliente da Mercafácil obteve sucesso em suas campanhas segmentadas aqui.
Outra opção de ação personalizada é a venda casada. Vamos seguir no exemplo anterior, com a segmentação dos clientes que compraram leite nos últimos 30 dias. Após isso, você pode buscar quais os produtos relacionados mais consumidos por esses clientes.
Neste cenário, você identificou, por exemplo, que os produtos de FLV são os mais consumidos. Agora basta criar sua campanha segmentada com os dois produtos.
Trabalhar com segmentações une a tecnologia com a humanização da sua empresa. Já que você se mostra preocupado com as preferências do cliente. Por outro lado, também melhora a experiência de compra na sua loja, visto que torna a compra mais prática.
Datas Comemorativas
As datas comemorativas são excelentes formas de se relacionar com os clientes. Elas oferecem várias opções para a sua loja, basta você identificar as oportunidades de cada mês.
Os caminhos para se aproximar dos consumidores nestas datas são os mais variados. Você pode trabalhar com ofertas, eventos, ações, redes sociais, entre outras formas.
Ações off-line
No dia idoso por exemplo, você pode criar ofertas específicas para esse público. Com o seu software de gestão de clientes você pode segmentá-los, identificar seus hábitos de consumo e planejar as suas ações de venda.
Nessas datas também não esqueça de parabenizar ou mandar algum recado. Seus clientes vão se sentir importantes com a mensagem e com a exclusividade nas ações para eles.
Outra opção é a realização de eventos na loja. Um exemplo é o dia da saúde, nele você pode preparar uma programação de atividades na sua loja. Elas podem ser cursos de culinária de comida saudável, atividades físicas, entre outras.
Ações on-line
Usar as redes sociais também pode ser uma alternativa para se relacionar com os clientes. O contato on-line com os clientes tende a ser mais direto e também mais pessoal. E por falar em redes sociais, que tal deixar seu perfil temático? No fim de ano, pode trocar capa e avatar para entrar no clima das festas.
Publicações de receitas, de agradecimento aos clientes e, claro, de boas festas podem ser ótimas para melhorar sua relação com os clientes.
Todas essas ações buscam uma relação mais próxima entre a loja e o cliente. Quanto melhor o seu planejamento e o número de ações, melhor tende a ser o seu relacionamento com os clientes.
A gestão de relacionamento com o cliente tem se tornado muito importante para as lojas físicas e merece sua total atenção. Principalmente porque investir em relacionamento tende a fidelizar os clientes e torná-los advogados da sua marca. Certamente você já sabe que um cliente fidelizado gasta mais na loja e pode trazer vários benefícios para a sua loja.
Esse tema tem ganhado muita relevância e com ele surgem várias estratégias que visam melhorar o relacionamento com os clientes. Para complementar sua estratégia, confira nosso post com dicas de fidelização com marketing de relacionamento.