Relacionamento

Por que entender o perfil do consumidor é tão importante para impulsionar seus resultados?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Entender o perfil do consumidor é uma necessidade cada vez maior para todos os tipos de loja. Isso tem acontecido, pois os hábitos de compra sofreram mudanças nos últimos anos e também as exigências dos clientes.

O fato é que um supermercado lida com um número alto de pessoas que compram diariamente nas lojas. De maneira manual, é impossível saber o que todos compram e ser mais assertivo na criação de estratégias.

Ao saber quem é o seu cliente e o que ele compra suas campanhas tendem a alcançar resultados muito melhores.

Acompanhe nosso post para descobrir mais sobre a importância de conhecer e entender o comportamento dos seus consumidores.

Como entender o perfil do consumidor

Para desfrutar de uma estratégia mais eficiente e resultados melhores é preciso ter um planejamento bem definido.

O primeiro passo dele é entender as formas que você possui para começar a mapear as compras dos seus clientes. São essas informações que posteriormente irão dar aquele “gás” nos seu ganhos.

Em supermercados, criar um programa de fidelização é a principal maneira para que você cadastre e identifique os clientes. De qualquer forma, você ainda tem algumas opções de programa, antes de realmente colocar um em prática.

As mais conhecidas são o clube de descontos, cashback e programa de pontos. Cada um tem seus benefícios, mas o clube traz uma vantagem que pode ser importante para ter uma base maior de clientes cadastrados, o benefício imediato que é o desconto na compra.

Partindo do princípio que essa foi a sua escolha o ideal é aliar essa estratégia com uma tática de precificação. Já que nesse tipo de programa existem 2 preços, o dos clientes “comuns” e o dos membros do clube.

Com isso feito, é hora de escolher os produtos que irão fazer parte do seu clube de descontos e lançar o programa. Vale lembrar que é muito importante treinar a equipe de loja para fazer a identificação do consumidor no momento da compra.

Por último, mas não menos importante é fundamental escolher um software de gestão de clientes para gerenciar todas essas informações. É com o uso e alinhamento dessas estratégias e ferramentas que a mágica realmente começa a acontecer no seu supermercado.

Agora será possível entender o perfil do consumidor da sua loja, os hábitos, frequência e preferências. Com isso, será possível melhorar a sua tomada de decisão e consequentemente impulsionar os resultados.

Uso de informações sobre o comportamento de compra na estratégia

Com um software de gestão de clientes, um programa de fidelização e uma boa identificação nas lojas você está pronto.

Uma base de clientes cadastrados pode trazer para o seu supermercado um número bem maior de possibilidades para a criação de ações.

É bem importante lembrar que nesse tipo de estratégia tanto você como o seu consumidor ganham benefícios.

Enquanto você pode aumentar o ticket médio e o faturamento, o cliente recebe ofertas de itens que ele realmente consome e ainda economiza nas compras.

É claro que para tudo isso é imprescindível que você tenha foco no trabalho de gestão de clientes que precisa ser feito.

Um dos principais segredos para atingir os resultados esperados com esse tipo de estratégia é a recorrência.

Ser recorrente nas suas ações é como criar mais oportunidades de vendas para a sua loja. Além disso, gera mais ofertas para os clientes, o que consequentemente faz com que ele vá mais vezes na sua loja e gaste mais.

Outro ponto importante é a criação de um relacionamento mais próximo com quem compra no seu supermercado. Criar campanhas segmentadas com uma frequência maior também pode estimular a retenção e fidelização dos consumidores.

Certamente você já sabe que cliente fidelizados tendem a gastar mais do que clientes novos, o que mais uma vez pode trazer vantagens para você.

Em resumo, você pode e deve utilizar as informações dos seus clientes para melhorar a tomada de decisão no seu supermercado.

Gerenciar o seu negócio a partir dos clientes em dúvida podem trazer uma grande melhora para os indicadores. Não só de vendas, mas também de negociações, fidelização, efetividade de campanhas e investimentos.

Problemas que você pode ter ao não conhecer o perfil do consumidor

No mercado atual, não conhecer o comportamento de compra do seus clientes já é capaz gerar dificuldades para você.

Isso acontece principalmente pelos hábitos atuais de compra de muitos consumidores. Em muitos segmentos as compras já podem ser feitas online, por meio de sites e aplicativos.

Essas lojas já possuem características de tentar conhecer o cliente mais de perto já que exige um cadastro completo. Com os dados obtidos disparam promoções, enviam novidades, entre outras informações sobre a empresa de maneira totalmente digital.

Ao fazer esse tipo de compra e consumir nesses formatos de loja o comportamento dos clientes têm mudado.

Agora, para se aproximar dessas ações que já caíram no gosto do público, as lojas físicas tem buscado melhorar a experiência de compra e também sua relação com os clientes.

Essa questão é uma das mais importantes para que o seu supermercado comece a ter ainda mais sucesso.

Deixar de lado as informações do cliente, é quase como deixar de lado o cliente por completo.

Usar os dados de consumo para extrair insights, planejar ações seguramente é o futuro do varejo e você pode sair na frente agora mesmo.

Para ver como uma solução de gestão de clientes aliado com um bom planejamento de ações pode melhorar seus resultados temos um convite para você. Assista o nosso webinar sobre o uso de dados dos clientes para a criação de campanhas que funcionam!

Aproveite o conhecimento e comece agora mesmo a conhecer o comportamento de compra dos seus consumidores e elevar seus resultados.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

Write A Comment