SUMÁRIO


Por em 29 de abril de 2022

Dia das Mães 2022: guia completo de vendas para o varejo

Logo é hora de celebrar o dia Dia das Mães 2022. E então, o seu varejo já está preparado para essa importante data do comércio?

Responsável por movimentar diversos setores da economia e, é claro, colocar as mães em evidência, a data é considerada o ponto alto do primeiro semestre do ano no que diz respeito às vendas. 

E se o Dia das Mães sempre representa uma grande oportunidade para aproximar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas, as expectativas para 2022 são ainda melhores. E você já vai entender o motivo!

Expectativas do comércio para o Dia das Mães 2022

Em 2020 e em 2021 o Dia das Mães  foi diferente. Porém, com a vida aos poucos “retornando ao normal”, é esperado também que a celebração dessa data ganhe ainda mais força. E dados comprovam isso.

De acordo com a entrevista “Dia das Mães” realizada pela Behup para a CMI – IM – Negócios Globo, 71% dos entrevistados afirmaram que pretendem celebrar a data. Em 2021, esse número era de 65% e, em 2020, 60%.

Ainda, de acordo com o relatório Dia das Mães, publicado em março de 2022:

  • Em 2021, 21% dos entrevistados aproveitaram o Dia das Mães para fazer uma refeição em casa com a mãe/família e 20% encontraram a família/mãe presencialmente;
  • Em 2022, o número de pessoas que vão aproveitar o dia para fazer uma refeição em casa com a mãe/família subiu para 37%, enquanto aqueles que vão encontrar a sua família/mãe subiu para 32%.

Isso significa que a forma de celebrar o Dia das Mães 2022 será diferente.

Além disso, daqueles que pretendem preparar uma refeição especial em casa, mais da metade deles (64%) irá fazer as compras em supermercados e hipermercados, sendo que 48% pretendem fazer as compras em lojas físicas e 16% nas lojas online

Ou seja, é essencial garantir que o seu varejo esteja preparado para atender em ambas as frentes, reforçando a importância de ser uma marca omnichannel. 

– Confira: O que é omnichannel? Entenda o conceito e aplique no seu negócio

Dia das Mães 2022: 6 dicas para vender mais

1. Acompanhe as tendências atuais, mas conheça os seus clientes 

É essencial acompanhar as tendências de mercado e saber o que está em alta no momento. Entretanto, mais do que isso, é fundamental conhecer os seus clientes. Afinal, somente assim você poderá preparar um mix de produtos personalizado para a sua loja e oferecer exatamente aquilo que os seus consumidores procuram. 

Ademais, esse conhecimento permite que você faça campanhas assertivas, que “falem a língua” do seu consumidor. Ou seja, que tenham o tom que vá de encontro com aquilo que ele gosta e façam com que a sua marca realmente se aproxime dos seus clientes.

Para isso, analise os dados da sua loja no Dia das Mães dos anos anteriores e conheça quais são os produtos e as marcas queridinhas do seu público.

2. Movimente diversos setores da sua loja, afinal, existem diversos perfis de mães

Que tal fazer guias de presentes para diversos perfis de mães? 

Ao fazer esses guias, acrescente produtos de diversos setores, desde a área do bazar,  passando pela perfumaria, bomboniere, floricultura, decoração, pet, bebidas e alimentos em geral.

Os guias de presentes são excelentes para ajudar os indecisos a tomarem decisões na hora de escolherem os presentes. Além disso, esses guias podem ser postados nas suas redes sociais, ajudando a movimentá-las e a aumentar o engajamento com o público, e também podem ser enviados via e-mail, WhatsApp, SMS (com um link que direcione para o guia), push de aplicativo, inseridos em seus encartes, entre outros. 

3. Sogras, avós, tias, madrastas, madrinhas e enteadas também são homenageadas nesse dia

O dia é das mães, entretanto, outras mulheres também costumam receber presentes nessa data. 

Além disso, as mães também presenteiam! Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório Dia das Mães, 65% das mães dão presentes nesse dia. 

O estudo mostra que as mães recebem cerca de 73% dos presentes. Entretanto, as esposas/namoradas (19%), sogras (17%), avós (11%), tias (7%), filhas/enteadas (6%), amigas (5%) e madrinhas (4%) também recebem presentes no Dia das Mães. 

Por isso, ao preparar as ações para a festa, lembre-se também dessas outras mulheres. 

4. Acrescente valor aos seus serviços, oferecendo uma experiência mais completa

Não venda apenas produtos, mas também valor para os seus clientes. O que isso significa? Que no Dia das Mães 2022 você pode oferecer opções como:

  • Oferecer embalagens gratuitas de presentes: que tal direcionar um número de profissionais que ficarão responsáveis por fazer embalagens bonitas para celebrar a data?
  • Faça degustação de produtos e/ou um café da manhã especial para as mães;
  • Verificar a possibilidade de fazer entrega/delivery de produtos com frete grátis em compras acima de um valor;
  • Fazer um atendimento realmente fora da curva, garantindo que o seu cliente sinta-se especial; 
  • Oferecer produtos semiprontos para facilitar a vida dos clientes, como cortes de carne já temperados e selecionados, bastando o consumidor colocar para assar.
  • Vender produtos para o Dia das Mães já prontos para o consumo, como bolos decorados e docinhos.

– Confira: 10 formas de agregar valor aos seus produtos e aumentar as vendas 

5. Dê atenção ao e-commerce e ao m-commerce

Conforme trouxemos os números no início do texto, a maioria das pessoas ainda pretende fazer as compras de supermercado de forma física. Entretanto, 16% dos clientes querem comprar de forma online. E essa pode ser uma porcentagem importante para o seu supermercado.

Por isso, garanta que o seu e-commerce e o seu mobile commerce estejam funcionando de forma adequada.

Além disso, como não são todos os supermercados que oferecem a facilidade das vendas online, se a sua marca oferecer, ela sai na frente da concorrência e ainda pode “roubar” os clientes das outras lojas. 

– Veja mais: O futuro do varejo está no mobile commerce (m-commerce)?

6. Use as suas redes sociais com maestria: produza conteúdos e, também, aproveite conteúdos produzidos pelos seus clientes

Além de utilizar as suas redes sociais para homenagear e agradecer as mães, faça postagens variadas para a data, como: receitas e dicas de faça você mesmo. Também, você pode apostar em diversos formatos de posts, como guias, checklists, quizzes, vídeos, jogos, e-books de receitas, planilhas, etc.

Além disso, aproveite para repostar as publicações feitas pelos seus clientes (quando eles marcarem o seu varejo, é claro).

Essa ação pode aumentar o engajamento do seu supermercado, é poupa tempo de produção de conteúdo e, ainda, ajuda a aproximar o seu varejo do público.  

Por fim, mas não menos importante, se você está em busca de outras boas dicas para potencializar os resultados da sua marca no Dia das Mães 2022, confira: Supermercado no Dia das Mães: 9 ideias criativas para vender mais.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]