Oportunidades

Dicas para supermercados: como vender mais em abril?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Se você está em busca de vender mais em abril no seu supermercado, esse texto é para você. Sempre que um novo mês se aproxima, vem também a chance de você realizar campanhas relevantes para o seu público e faturar mais.

Ademais, lembre-se de que aproveitar as datas especiais do mês e promover ações diferenciadas é algo que coloca seu negócio à frente da concorrência e ajuda a promover o encantamento dos clientes. E, é claro, isso contribui – e muito! – para a fidelização deles.

Assim sendo, confira as principais datas para você vender mais em abril, surpreender os seus consumidores e aumentar o sucesso do seu negócio. Boa leitura!

Datas especiais e oportunidades para vender mais em abril

01/04 – Dia da mentira

O mês já começa com uma data comemorativa divertida e irreverente. Estamos falando do Dia da mentira.

Essa é uma excelente celebração para o seu supermercado mostrar um lado mais descontraído, informal e divertido. Que tal entrar na brincadeira e criar ofertas inspiradas no tema?

Você pode fazer um encarte temático e enviá-lo para os clientes da sua loja acompanhado pelo seguinte SMS:

“O dia é da mentira, mas as ofertas do [nome do supermercado] são de verdade! Confira: [link do encarte]”.

Para ter sucesso nessa ação, lembre-se de escolher bem os produtos que farão parte da promoção. Eles devem fazer sentido para os clientes e, também, para o seu supermercado.

Ps: se você já usa um software de Gestão de Clientes, como o da Mercafacil, basta abrir a plataforma e identificar quais são os itens mais consumidos por cada cliente e segmentar quem irá receber cada oferta. Se você ainda não utiliza um sistema completo como esse… Que tal mudar isso o quanto antes?

02/04 – Sexta-feira Santa

Em 2021, o começo do mês de abril não dá trégua! Logo no dia dois é comemorada a Sexta-feira Santa – o que significa que em dois dias será a Páscoa!

Apesar de ser uma data religiosa e importante para muitos cristãos, você pode aproveitá-la no seu varejo para promover campanhas promocionais. Sempre, é claro, mantendo o respeito que o dia pede.

Lembre-se de que, na Sexta-feira Santa, muitas pessoas costumam trocar o consumo das carnes de boi, porco e aves pelo consumo de peixe. 

Assim sendo, durante o dia (ou durante a semana, se você achar que faz sentido para o seu varejo, utilizando como base dados de consumo dos anos anteriores), você pode fazer promoções de produtos da peixaria, buscando aumentar o faturamento para a data.

Além disso, outra boa dica é vincular outros produtos e sugerir um prato para o dia, como peixe com batatas no forno, por exemplo. Esse tipo de conteúdo pode ser postado em suas redes sociais e, também, colocado no encarte especial que você fizer para a Sexta-feira Santa.

Para uma ação mais direta e assertiva, você pode utilizar as segmentações da sua plataforma de Gestão de Clientes para enviar ofertas exclusivas para clientes que possuem o consumo de comprar frutos do mar na sua loja. Que tal?

04/04 – Páscoa 

Se você deseja vender mais em abril é impossível não dar atenção para ela: a Páscoa. Conhecida por ser uma das datas que mais aquece o comércio, a Páscoa, quando bem aproveitada pelo seu varejo, pode ser um momento tanto de atrair clientes novos quanto para reter e fidelizar os shoppers que já haviam comprado na sua loja anteriormente.

Apesar de os ovos de chocolate serem as grandes estrelas dessa celebração, as ações de Páscoa podem (e devem) envolver muitos outros setores do seu supermercado. Bebidas costumam fazer sucesso, assim como o setor de peixaria também.

Além disso, acessórios de decoração também costumam fazer parte do clima pascoalino. Cenouras, ovos e cestas variadas são outros produtos que podem ter o consumo aumentado nesse período.

Além de estar atento às novidades do mercado e precisar ter no seu estoque os produtos da moda que o seu público quer comprar, também é importante verificar o histórico de vendas do seu varejo dos últimos anos. Assim, unindo as tendências atuais com os dados dos anos anteriores, as chances de você ter um estoque completo, mas não exagerado, são maiores.

Ademais, além destes cuidados, lembre-se de transmitir o clima de Páscoa no seu PDV, redes sociais e demais canais de comunicação com o seu cliente. Ao entrar na sua loja, o cliente precisa passar pela experiência que o período pede. Por isso, invista na decoração dos caixas, adereços para os colaboradores e demais corredores do seu estabelecimento.

Que tal também pensar nos clientes que consomem chocolates sem glúten ou lactose? Você pode fazer uma campanha segmentada apenas para eles. Essa é uma ótima forma de atingir um nicho diferente e bem específico. Ainda, mostra que você conhece muito bem os seus consumidores e se importa com cada um deles.

07/04 – Dia Mundial da Saúde

Outra data para você vender mais em abril é fazer ações especiais para o Dia Mundial da Saúde. E são diversas as campanhas que você pode desenvolver para esse dia. Algumas sugestões são:

  • Identificar os clientes que mais compram alimentos do setor FLV e criar uma campanha segmentada com estes produtos para eles.
  • Realizar o “Dia da Saúde” nas suas redes sociais, convidando profissionais de saúde para darem dicas importantes para uma vida mais saudável e equilibrada. Podem ser desde nutricionistas sugerindo receitas, passando por psicólogos, profissionais de educação física, entre outros. São diversas as frentes que envolvem o cuidado com a saúde. Essas dicas de saúde podem estender-se sobre a semana.
  • Ainda utilizando as redes sociais, caso não seja possível trazer um profissional de cada área para falar sobre hábitos saudáveis, você mesmo pode fazer uma série de postagens trazendo sugestões de receitas saudáveis, a importância de fazer exercícios, de tomar água e ter uma boa noite de sono, por exemplo. E aí por diante! 
  • Fazer ações internas com os colaboradores que mostrem a importância de cuidar da saúde. É possível trazer algum profissional para palestrar sobre o assunto ou, então, para fazer ginástica laboral antes do início do expediente, por exemplo. 

14/04 – Dia Mundial do Café

Outra excelente data para vender mais em abril é o Dia Mundial do Café. Mais do que isso, essa é uma oportunidade muito boa para promover campanhas segmentadas, direcionadas aos clientes que costumam consumir o produto.

Além dos cafés mais tradicionais, de tempos para cá surgiram algumas variações que têm impulsionado ainda mais a categoria. Cafés com sabores, aromas e torras diferentes despertam o interesse e a curiosidade de muitas pessoas.

Essa pode ser uma data em que pessoas que costumam consumir os cafés mais tradicionais decidam experimentar algo mais sofisticado. Isso, é claro, se você fizer ações que estimulem esse consumo.

Neste cenário, uma boa dica é segmentar os clientes que compraram café na sua loja nos últimos 90 dias e criar um “Festival do café”. Selecione alguns produtos da categoria para colocar em oferta e atrair os consumidores que apreciam essa bebida.

Ainda, você pode aproveitar a data para buscar parcerias com fornecedores para promoções exclusivas ou sorteios relacionados ao produto.

Por exemplo: “comprando X café [mais tradicional], você ganha uma amostra de um café mais sofisticado”.

Essa pode ser uma porta de entrada para clientes conhecerem novos sabores e, então, passarem a comprar um café diferenciado na sua loja.

Além dessas ações de venda, lembre-se de enaltecer a data nas suas redes sociais. É possível fazer enquetes divertidas, do tipo “Como você prefere o seu café? Puro/com leite; com açúcar/sem açúcar; quente/gelado”. Também, pode dar sugestões de receitas em que é possível acrescentar o café ou convidar um especialista sobre cafés para dar boas dicas de consumo da bebida. 

Pronto para vender mais em abril?

Com todas essas dicas, o seu supermercado está, com certeza, mais preparado para vender mais em abril, certo?

Lembre-se que pensar em ações mensais para o seu varejo é essencial para garantir o sucesso dele. Assim sendo, se você já deseja saber quais são as principais datas comemorativas de todos os meses do ano, baixe o nosso Calendário Promocional para 2021 e organize-se. 

Com ele, além de vender mais em abril, você poderá alavancar seu faturamento durante os 365 dias do ano! 

Por fim, se você tem dúvidas sobre como aplicar nossas sugestões de ações na sua loja, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a alavancar os resultados do seu supermercado.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]

Write A Comment