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Dicas para supermercados: Como melhorar as vendas na Páscoa

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Planejar suas ações com antecedência pode ser uma ótima opção para você conseguir fazer boas vendas na Páscoa.

A data em si já tem um apelo comercial tradicionalmente por conta dos chocolates, mas você ainda pode explorar outras oportunidades.

Isso pode acontecer principalmente se você começar o seu planejamento o mais rápido possível.

Para te ajudar preparamos algumas dicas de ações que você pode colocar em prática no seu supermercado.

Como os supermercados podem impulsionar suas vendas na Páscoa

Segundo dados do Serviço de Proteção de Crédito e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2018 as vendas nesse período cresceram em relação ao ano anterior.

Para 2019 a expectativa se mantém alta, principalmente no setor de chocolates. De acordo com o presidente Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), é esperado uma nova alta de vendas.

Devido a melhora econômica, também existe perspectiva de crescimento para outro setores também. Confira algumas oportunidades para o seu supermercado também ter uma alta de vendas na Páscoa.

Trabalhe mais de um departamento da sua loja

Muitos pensam que para o investimento de vendas na Páscoa para dar certo precisa ser focado em chocolates. Porém, existem outras oportunidades que também podem contribuir para melhorar suas vendas.

Por essa razão, é importante estar atento a chances que você pode aproveitar com outros produtos.

Um bom exemplo disso é o setor de peixes do seu supermercado. Por conta da Sexta-Feira Santa, devido a questões religiosas algumas pessoas optam por consumir produtos desse tipo.

Para aproveitar a ocasião, você pode usar a quinta e a sexta, por exemplo, para criar ofertas nesse setor.

Uma opção é também colocar em oferta produtos relacionados relacionar outros produtos, como azeites. Segundo a Nielsen a Páscoa tem participação de 35% a 40% nas vendas da categoria.

Se você já faz gestão de clientes há mais de um ano, pode analisar os seus dados do mesmo período no ano passado.

Essa análise pode dar bons insights de produtos, além dos chocolates, para impulsionar as vendas na Páscoa.

Aposte em parcerias com fornecedores

Ovos de chocolate, barras, bombons e outros produtos do setor de bomboniere têm grande contribuição para as vendas nesta data.

Por conta disso, pode ser uma boa ideia tentar parcerias com os fornecedores para oferecer algo a mais para seus clientes.

Essa poderá ser uma vantagem que a sua terá em relação aos concorrentes, pois esses produtos tradicionalmente já vendem neste período. Porém, se você tiver esse diferencial pode garantir mais uma venda.

Esse trabalho em conjunto pode ter diversas variações e você pode apostar em diferentes estratégias.

Uma das opções mais populares são as degustações. Essa tática pode funcionar principalmente para produtos que forem lançamentos.

Ações de trade marketing também podem ser boas escolhas para ambas as partes envolvidas. Principalmente, por ser uma época do ano em que as lojas estão lotadas de produtos. Ações bem trabalhadas podem render um bom número de vendas.

Ovos de chocolate com brindes já são bastante tradicionais, mas você também pode tentar entregar um brinde a mais para seus consumidores. Pode ser algo decorativo, utilitário ou até mesmo uma amostra de outro produto da marca.

Deixe sua loja no clima da data

Para se relacionar melhor com os clientes, pode ser uma boa ideia usar a Páscoa para buscar essa aproximação.

Decorar sua loja com o tema dessa data comemorativa certamente é um bom caminho para atingir esse objetivo.

A sua decoração pode partir desde os canais de comunicação online até outros meio como encartes e cartazes de ofertas no PDV.

Colocar enfeites nas gôndolas e etiquetas de preço, também são outras opções para você utilizar.

Uma outra ideia é colocar a sua equipe de loja no clima. Para isso, você pode confeccionar uma camiseta comemorativa da data, por exemplo.

Você também pode separar um espaço na sua loja para os clientes tirarem fotos com o coelho da Páscoa, certamente as crianças vão adorar essa ação.

Ações nas redes sociais

As redes sociais tem se tornado cada vez mais uma importante ferramenta de contato com os clientes. Elas podem ser usadas tanto para divulgação de ofertas, ações na loja, quanto para o relacionamento com os consumidores.

Principalmente nas datas comemorativas elas podem ser ótimos canais para você atingir a sua clientela. E, claro atrair novos por meio do alcance que suas postagens podem tomar.

Você pode usar seus canais digitais para mostrar a decoração que foi feita na loja, como comentamos no tópico anterior.

Outra ideia é divulgar receitas para os clientes. Você pode aproveitar a Sexta-Feira Santa, por exemplo, para divulgar uma receita de peixe. Ou talvez dicas para um churrasco com a família no Domingo de Páscoa.

Usar as rede sociais para divulgar ofertas também pode ser uma boa opção. Para ganhar maior alcance aposte em uma linguagem mais descontraída e uma arte bem produzida.

Para movimentar ainda mais os seus perfis, um opção é criar um sorteio on-line. Você pode criar uma publicação e falar que para participar é preciso marcar 3 amigos e compartilhar a publicação. Essa pode ser uma boa ideia para ganhar maior visibilidade e consequentemente atrair mais clientes.

Busque inovar nas ações

Existem muitas ações que já são tradicionais em algumas datas comemorativas, mas é sempre bom buscar algo diferente.

Uma ação diferenciada ou um serviço específico no período festivo pode trazer bons resultados para sua loja.

Pode parecer um pouco contraditório, mas porque não promover um curso de produção de ovos de chocolate para os seus clientes? Você pode criar um encarte especial com os ingredientes para complementar essa ação.

Além disso, você também pode optar por cursos de outros doces ou até mesmo de artesanatos para a páscoa.

Essa ação tem mais um objetivo de aproximar o relacionamento com os clientes, o que também pode contribuir para as vendas.

Outra opção é criar um serviço de delivery de chocolates especialmente para a data. Como é uma operação um pouco complicada, você pode optar por delimitar a entrega para o bairro da sua loja ou para bairros próximos.

Essa ação pode principalmente trazer maior comodidade para os clientes, que geralmente tem uma rotina agitada.

A melhor maneira de inovar em ações é entender o comportamento de consumo dos clientes e do mercado para entregar algo que faça sentido para eles. Com isso, certamente você terá mais chances de melhorar as vendas na Páscoa.

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Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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