Por em 11 de abril de 2019
Descubra como melhorar as vendas no Dia das Mães
As vendas no Dia das Mães costumam ser uma ótima oportunidade para alavancar os resultados da sua loja no mês de maio.
Em 2023, as vendas durante a semana do Dia das Mães tiveram um crescimento de 3,7% em relação a 2022.
Essa é uma data importante para o varejo e, com o planejamento correto, também pode ser relevante para os supermercados.
Descubra no post de hoje como aproveitar as oportunidades dessa data comemorativa para vender mais!
Como aumentar as vendas no Dia das Mães
As datas comemorativas podem ser excelentes maneiras de melhorar as vendas de um supermercado.
Independente se é uma data que já tem grande apelo comercial ou não. No mês de maio temos o Dia das Mães, que é a principal data do primeiro semestre.
Saber como aproveitar essa data para gerar mais vendas e aproximar o relacionamento com o cliente certamente pode te ajudar.
Confira algumas ideias para supermercados aproveitarem durante a semana e no Dia das Mães para impulsionar suas vendas.
Campanha para mães
Melhorar as vendas não diz respeito apenas à criação de ações de vendas. Buscar reter e fidelizar os clientes também pode melhorar seus ganhos, e muito.
As datas comemorativas são ótimas oportunidades para aproximar o relacionamento com os clientes da sua loja.
O Dia das Mães já é uma data que até tem um maior apelo afetivo do que vendas em si e você pode aproveitar isso para criar ações de marketing de relacionamento.
Uma ótima opção é utilizar o seu software de gestão de clientes e criar uma segmentação especial para a data.
Você pode criar um segmento utilizando o filtro de gênero e selecionar as mulheres da sua base de clientes. Para uma ação ainda mais assertiva, você pode filtrar novamente esse grupo, mas agora selecionando quem comprou produtos infantis com determinada frequência (últimos 3 meses, por exemplo).
Após isso feito você pode criar sua campanha de Dia das Mães. Com esse tipo de segmentação as chances de aumentar ainda mais a efetividade da sua ação são maiores.
Campanha geral
Ao pensar em uma ação focada em relacionamento, no Dia das Mães você pode enviar uma mensagem para seus clientes.
Como é difícil acertar 100% quem realmente é mãe dentro do segmento que você criou previamente, uma ideia é elaborar um texto sobre a importância da data de forma geral.
É possível fazer algo como: “As mães sempre querem o melhor para os filhos, assim como nós do Supermercado X queremos para nossos clientes.”
Essa humanização da empresa demonstra preocupação com os clientes e certamente pode melhorar o relacionamento.
Como consequência disso, a tendência é que os consumidores continuem a comprar na sua loja e se tornem fiéis.
Vendas para dia das mães
Sempre é importante também criar campanhas que estimulem as vendas e atraiam mais consumidores para seu supermercado.
Uma boa ideia nessa data pode ser a criação de uma ação com foco nos homens, para que eles presenteiem suas mães ou esposas.
Você pode criar um encarte de Dia das Mães com várias opções de presentes para a data. É uma boa ideia selecionar produtos femininos, flores, bebidas quentes, como vinhos, produtos de bazar ou criar kits de produtos, entre outras opções que possam fazer sentido para seu público.
Após isso, basta enviar esse encarte via SMS (ou seu canal de comunicação de preferência) para os seus clientes ou publicá-lo em suas redes sociais para relembrar sobre o Dia das Mães.
Outra alternativa para essa data é enviar um SMS com uma porcentagem de desconto para as mães que forem comprar na loja no dia.
Para retirar o benefício, basta apresentar a mensagem para o operador de caixa, assim será liberado o desconto, por exemplo.
Inspire os filhos para gerar mais vendas
Além de uma campanha geral, outra boa opção pode ser a criação de uma ação com o tema “presenteie sua mãe com um almoço especial”.
Para essa campanha vale a pena criar um encarte e selecionar produtos do açougue, mercearia e FLV, por exemplo.
No próprio encarte, em panfletos na loja ou até mesmo nas redes sociais você pode divulgar receitas com os ingredientes disponíveis no encarte.
Certamente essa ação pode impulsionar suas vendas em diversos setores da loja e melhorar ainda mais seus ganhos.
Redes sociais
Como falamos no tópico anterior, você pode utilizar as redes sociais para divulgar as suas ações offline para os clientes.
Além disso, você também pode pensar em algo exclusivo para impactar os consumidores do seu supermercado no ambiente digital.
Suas publicações podem deixar um pouco de lado a promoção de vendas e ter um foco maior em relacionamento.
Desejar os parabéns para todas as mães nos seus perfis digitais pode parecer simples, mas certamente pode te aproximar dos clientes.
Você pode criar um post especial para o dia ou até mesmo uma série de publicações durante a semana que antecede a data.
Além disso, você pode entrar ainda mais no clima do dia e alterar a foto de perfil e a capa da página do seu supermercado para algo personalizado relacionado com o Dia das Mães. Faça isso desde o primeiro dia do mês para lembrar seus clientes que a data se aproxima.
Ações de relacionamento como essa podem ter uma ação indireta no aumento das vendas da sua loja.
Layout de loja
O seu layout de loja também pode ser utilizado como uma forma de melhorar as vendas do Dia das Mães. Essa estratégia também pode estar aliada a ações de trade marketing, por exemplo.
Além disso, você pode usar a sua organização de loja para complementar suas outras ações de venda para a data.
Uma ideia para isso é deixar nas pontas de gôndola os produtos que possam servir como presentes para as mães. Você pode utilizar os mesmos produtos da sua campanha de vendas, como falamos no tópico de campanhas de venda.
Entre os principais itens para você colocar em destaque estão os vinhos, flores, chocolates, produtos femininos e de bazar.
Você também pode fazer alterações na fachada da sua loja ou mesmo na entrada para chamar a atenção dos clientes.
Essas ações podem contribuir para os consumidores entrarem no espírito da data e, claro, que comprem produtos na loja.
Concurso de Dia das Mães
Para unir estratégias online e offline em uma só ação, uma boa ideia é criar um concurso para a data no seu supermercado.
O ideal é criar algo simples, mas que faça os clientes se engajarem no projeto e aproxime o relacionamento com a loja.
Uma opção é fazer um concurso fotográfico. Ele pode funcionar da seguinte maneira: as mães tiram uma foto com os filhos no seu supermercado e publicam marcando sua loja dizendo como é ser mãe.
Para definir o vencedor do concurso, basta selecionar a foto com mais curtidas durante o prazo da ação, por exemplo. Essa é apenas uma ideia, você pode pensar em outras formas de funcionamento.
Nesse tipo de ideia é fundamental entregar algum benefício para os clientes, para que eles se empenhem na participação. Uma ideia de prêmio para o vencedor pode ser um kit de produtos da loja, por exemplo.
Agora que você conheceu algumas ideias que podem contribuir para melhorar as vendas, chegou a hora de colocar em prática.
Deixe nos comentários quais dessas ideias você vai aplicar no seu supermercado para melhorar as vendas no Dia das Mães. Também garanta o seu Calendário Promocional de Varejo Edição 2024 e não deixe nenhuma data comemorativa passar em branco no seu supermercado.