Por em 18 de julho de 2019
Como escolher software de gestão de clientes para melhorar resultados em supermercados
Saber como escolher software de gestão de clientes é uma tarefa que não pode ser feita de um dia para o outro.
A gestão de clientes é uma estratégia que exige algumas funcionalidades e ações para ter sucesso na prática.
Se o objetivo do seu supermercado é ter sucesso com essa tática certamente precisa ter todas as ferramentas necessárias.
Entenda como você pode acertar em cheio na escolha do sistema para o seu supermercado.
Como escolher software de gestão de clientes?
Existem algumas opções no mercado de sistemas para você trabalhar as táticas do seu supermercado. Principalmente, para ter maior foco nos clientes.
Para que tudo isso aconteça é preciso encontrar uma forma de criar uma base de clientes identificados e depois para a identificação das compras. Caso contrário, os resultados esperados não serão atingidos.
O ideal para isso é usar alguma tática que traga um benefício imediato para os clientes, como um clube de descontos.
Programas que precisam de tempo para resgate do benefício podem afastar alguns consumidores e prejudicar a estratégia.
Além disso, existem alguma funcionalidades básicas que são necessárias e algumas extras que podem fazer toda a diferença. Entenda um pouco mais sobre algumas delas.
O que um software de gestão de clientes precisa ter
O que se espera de um bom software é o máximo de recursos para melhorar os resultados do seu supermercado.
E não estamos falando de nenhuma super funcionalidade, mas algo que possa aumentar a efetividade do que já é feito tradicionalmente.
Geolocalização
Um exemplo claro disso, é o uso de geolocalização para distribuição de encartes e uso de carros de som. Certamente a tática dos encartes e de carros de som traz algum resultado, caso contrário deixaria de ser feita.
Com a geolocalização você consegue aumentar a efetividade dessas ações. Isso acontece, pois você pode fazer sua ação em uma região que identificar que ainda não tem muitos clientes. Assim, pode conquistar novos clientes e aumentar sua atuação no mercado.
Criação de segmentações
Sobre segmentações nem se fala, certamente você já sabe que ações desse tipo tendem a ter resultados muito superiores. Por isso, fique atento a forma como são criadas as segmentações e as variações possíveis.
Com relação direta a isso, mas não como uma funcionalidade especificamente é fundamental que você tenha autonomia nesse trabalho. Por isso, o ideal é que a empresa te capacite a fazer tudo sozinho com consultorias.
É claro que deve existir um processo em que você vai aprender como usar todas as ferramentas a seu favor. E, ao fim só resta a você utilizá-las repetidamente para aumentar seus ganhos.
Para esse trabalho o ideal é a que a empresa seja especializada no segmento supermercadista. Desta forma, podem contribuir muito mais, com a troca de conhecimento com o consultor para melhorar os resultados.
Aproximar sua loja dos clientes
Isso pode acontecer com a criação de campanhas segmentadas, por exemplo, já que elas também podem funcionar como marketing de relacionamento.
Ter canais eficientes para manter contato com o cliente também é um ponto importante e que pode fazer a diferença.
Buscar formas que estão em alta também pode ser uma boa pedida para inovar sua comunicação.
Um dos principais exemplos é o uso de aplicativos para supermercados. É como se o cliente tivesse sua loja na palma da mão, e melhor, poderá receber suas ofertas por mais esse canal.
O mais importante para escolher o seu software de gestão de clientes são as possibilidades que ele pode te dar.
Podem existir softwares que entregam muito bem uma funcionalidade, mas deixam a desejar em outras. Outros que não tem a expertise necessária para contribuir realmente com o seu supermercado.
Funcionalidades são sim importantes, mas o principal é como o processo será feito em um todo. É apenas um sistema ou uma solução completa que vai contribuir para a sua loja do início ao fim da estratégia?
Essa é a pergunta número um a ser respondida antes de bater o martelo e saber como escolher software de gestão de clientes da melhor maneira.
Que tal conhecer uma dessas opções do mercado? Faça uma demonstração do software de gestão de cliente da Mercafácil e descubra como você pode melhorar os resultados do seu supermercado!