SUMÁRIO


Por em 12 de maio de 2020

3 ideias inovadoras para sua loja vender mais

Qual varejista não deseja encontrar soluções para vender mais, não é mesmo?

Mas, para se diferenciar da concorrência, atrair a atenção do consumidor e alavancar o faturamento, não adianta só fazer mais do mesmo.

Inovar no varejo é fundamental para criar experiências positivas, para os clientes da sua loja, e  fazer com que se encantem pelos seus diferenciais.

Assim, trazemos três ideias que podem ser inovadoras para o seu negócio e impactar positivamente suas vendas. 

Ficou curioso? Confira o artigo até o final e comece a inovar no seu varejo hoje mesmo!

Retail Design

Certamente, você já entrou numa loja aonde tudo pareceu se encaixar perfeitamente, sua experiência foi completa e extremamente bem pensada, não é?

Possivelmente, o varejista investiu em alguma estratégia de Retail Design para tornar isso possível.

A expressão que significa Design de Varejo é o conceito em que a arquitetura, a operação de varejo e a identidade visual são planejadas de forma integrada.

O conceito traz significado ao consumidor durante a sua jornada de compra no ponto de venda e potencializa todos os detalhes da marca. 

O objetivo principal é garantir uma experiência marcante ao cliente e encantá-lo, às vezes de forma inconsciente, com a valorização de estímulos sensoriais e outras adaptações. 

Mas, como o Retail Design pode ajudar minha loja a vender mais?

Além da experiência, outro objetivo do Design de Varejo é a otimização das ações operacionais, o que impacta diretamente na economia de custos da sua loja.

Em segundo lugar, investir num novo layout de loja, seguindo orientações do conceito, influencia a jornada de compra do consumidor. Assim, empresários que apostaram na ideia, afirmaram aumento no faturamento em mais de 30%.

Por último, temos a tão amada fidelização. Gerar experiências marcantes para o seu cliente, faz ele voltar na sua loja pelo encantamento e consequentemente, gerar mais vendas.

Quer saber mais sobre Retail Design? Termine a leitura deste artigo e depois clique aqui.

Assistente Virtual

Você já acessou algum site e de repente surgiu um chat para enviar mensagem caso tivesse alguma dúvida?

Podemos chamar estas soluções de Assistentes Virtuais ou Chatbot (um “robô bate-papo”).

Em resumo, são programas de computador desenvolvidos e pré-desenhados para responder à perguntas padrão e conduzir o visitante através de um fluxo. 

Algumas assistentes famosas são a Siri da Apple e a Google Assistant da Google. Diversas empresas já investem na solução, como é o caso da Mia da Mercafacil, desenhada para varejistas utilizarem nos seus negócios.

Mas, como uma Assistente Virtual pode ajudar minha loja a vender mais?

Em primeiro lugar, um chatbot está disponível 24h por dia, todos os dias da semana. Isso garante que um possível cliente consiga tirar dúvidas de forma rápida e assertiva.

Isso impacta diretamente na qualidade de atendimento da sua loja e essa pessoa lembrará disso quando precisar adquirir um produto.

Outra possibilidade é incluir na automatização a realização de cadastros no seu Clube, por exemplo, tendo efeito direto nas vendas.

Por último, você não precisará de uma equipe tão grande para o atendimento e poderá alocar seus funcionários em funções mais estratégicas ou de experiência ao cliente.

Quer saber mais sobre Chatbot? Termine a leitura deste artigo e depois  clique aqui.

Gestão do Comportamento de Clientes

Conhecer cada um dos seus clientes parece uma tarefa impossível, no cenário atual?

Da forma como você imagina, talvez seja. Mas, existe um modo de obter dados relevantes sobre o seu público, saber exatamente seu comportamento de compra e entregar ofertas assertivas para ele. 

Isso é possível com a Gestão do Comportamento de Clientes.

Para fazer a gestão dos seus clientes é necessário ter um software completo que permita a integração com seu ERP, alinhamento dos dados dos seus consumidores e segmentação do público.

A partir disso, será possível realizar campanhas e ações, onde sua loja poderá enviar ofertas e promoções para o público certo, na hora certa.

Mas, como a Gestão do Comportamento de Clientes  pode ajudar minha loja a vender mais?

Em primeiro lugar, você poderá realizar a segmentação de públicos e enviar ofertas personalizadas, com base no que ele já consome na sua loja.

Isso influencia diretamente no aumento das vendas, pois ele já possui o hábito de comprar este item e agora pode adquirir mais barato com você.

A Gestão de Clientes também impacta diretamente na fidelização. Quando você chama o cliente pelo nome e oferece o que ele gosta, ele sente que sua loja se importa com ele e a chance dele comprar em um concorrente seu, onde ele é só mais um, diminui drasticamente.

Outra vantagem é a possibilidade de resgatar clientes inativos. Através de campanhas por SMS e WhatsApp, por exemplo, você pode enviar mensagem para pessoas que deixaram de comprar na sua loja nos últimos 30 dias.

Quando alguém não volta a comprar no seu varejo, isso impacta negativamente nas vendas. Por isso, resgatar clientes é tão importante.

Há uma infinidade de possibilidades com a Gestão do Comportamento de Clientes. 

Se sua loja ainda não investe nessa solução, este é o momento de considerar a inovação como uma excelente ferramenta para vender mais e alavancar seu negócio.

Clicando aqui, você agenda seu bate-papo com um especialista no assunto e começa hoje mesmo a transformar a realidade da sua loja.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e conte pra nós quais as inovações que o seu negócio investe e estão trazendo resultado para você!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]