SUMÁRIO


Por em 9 de julho de 2019

Varejo omnichannel: Como isso impacta o seu supermercado

Você já ouviu falar do varejo omnichannel? Esse seguramente é o futuro do varejo e pode trazer várias mudanças para muitas empresas.

Os últimos anos foram realmente transformadores para esse tipo de loja. O número de novas estratégias e tecnologias disponíveis tem crescido em grande escala.

Para identificar isso, basta pensar em suas últimas compras e nas compras de cinco anos atrás. Certamente você encontrará grandes diferenças, seja no canal de compra, a forma da escolha e até mesmo na experiência de compra.

Muitas dessas mudanças têm relação com essas evoluções tecnológica e também na forma como fazer as vendas.

No post de hoje você vai entender mais sobre uma tendência para o setor varejista, que é o omnichannel.

O que é varejo omnichannel?

Antes de entender o que é isso, é preciso saber exatamente qual é o conceito de omnichannel em si. Essa palavra pode ser entendida como a integração entre canais ou multicanal.

Para o varejo isso significa que as vendas “tradicionais” estão em transformação. Mas o que seria isso? Aquele tipo de compra em que o cliente vai até a loja comprar um produto que precisa. Em grande parte dos casos vai em locais em que ele encontre um melhor custo-benefício.

A mudança nessa questão tem acontecido justamente pela variedade de canais para que ele efetue as compras dos itens que precisa e a escolha pelo local em que vai comprar.

Na prática isso significa que agora os processos de escolha e compra de produtos pode ser feita de várias maneiras. A principal motivadora para que isso acontecesse foi o desenvolvimento e popularização da internet.

Com ela, o comportamento de compra dos clientes mudaram, por uma série de vantagens que encontraram em comprar online.

As lojas virtuais hoje representam uma parcela importante do varejo em geral e isso tem impactado diretamente as lojas físicas.

Como resposta os PDVs físicos têm buscado encontrar formas de integrar a experiência de compra online e offline.

Mas afinal, o que o consumidor busca agora? Ele quer ter controle sobre o processo de compra e o online lhe permite isso.

Por esse motivo, se você quer ter sucesso com sua empresa é muito importante que você marque presença por lá. Existem diversas ferramentas para que isso seja feito e quanto mais forem utilizadas, mais fácil será chegar até os clientes, são elas:

  • Site
  • Redes Sociais
  • Aplicativos
  • SMS
  • Buscadores online

Esses são apenas algumas opções para que você entre em contato com o consumidor. E, claro,para que ele te encontre, afinal grande parte dos clientes já está nesses canais, seja para realizar compras, trabalhar ou mesmo se divertir.

Porque adotar essa estratégia é importante?

Ao falar mais especificamente de supermercados essa relação de omnichannel ainda está em seus primeiros passos.

Enquanto o varejo de eletrônicos, por exemplo, tem uma participação muito importante em lojas virtuais, os supermercados online ainda representam uma pequena parcela do mercado.

De maneira alguma isso significa que digitalizar sua loja não precise estar nos seus planos, mas dá alguns sinais.

Alguns anos atrás, o varejo de eletrônicos também não tinha tanta força online e hoje tem uma situação bastante distinta.

Ainda mais importante do que isso, agora os clientes já estão habituados a realizarem esse tipo de compra. Atualmente é possível comprar quase tudo sem sair de casa e sem contato com um único funcionário da empresa.

Em um mundo em que ter o foco no cliente é fundamental para o sucesso de uma empresa, deixar isso de lado não parece uma boa escolha.

Entregar o que o consumidor precisa é o que é necessário para que o seu supermercado tenha sucesso. Certamente quanto a isso não restam dúvidas, não é mesmo?

Ao pensar nisso, fica claro a importância de se adaptar a esse tipo de compra que seguramente já é normal para grande parte dos consumidores.

Isso mostra para os supermercados que é importante dar uma alternativa para os clientes, pelo menos com a integração do online com o offline, por exemplo.

A jornada de compra agora passa por esses dois ambientes e se a sua loja não estiver presente em ambas pode perder vendas.

Além disso, adotar uma estratégia omnichannel para o seu supermercado pode gerar outros benefícios. Entre eles estão: Melhora no relacionamento com os clientes, na experiência de compra, na comunicação e uma estratégia mais eficiente por meio do uso de dados.

Como o varejo omnichannel vai impactar os supermercados

Essa é uma das tendências do mercado varejista, e para que o seu supermercado se mantenha competitivo é importante estar atento a ela.

Visto isso, algumas redes supermercadistas já tem se adaptado a essas mudanças e inovado na forma de vender produtos e se comunicar com os clientes.

No que diz respeito às vendas, as lojas virtuais já marcam presença no mercado, mas o mais forte são os métodos diferentes de compra. Sistemas de compre online e retire na loja e delivery também tem marcado presença em alguma lojas.

Além disso, o surgimento de apps para supermercados também já são uma realidade. Na maioria dos casos os clientes têm acesso às ofertas da loja, encartes e pode receber ofertas especiais. Em alguns casos é impossível até mesmo realizar as compras por meio do aplicativos.

O uso de redes sociais como uma ferramenta de comunicação é mais um opção de canal de comunicação com os consumidores. Atualmente vários supermercados já as utilizam, principalmente para divulgar encartes digitais.

O envio de ofertas segmentadas via SMS e aplicativos de mensagem também se intensificou nos supermercados. Por meio de estratégias como a gestão de clientes e o uso de dados, a comunicação com os clientes têm buscado ser o mais personalizada possível.

Essas questões que citamos são apenas algumas que já são realidades atualmente em vários supermercados. Uma mudanças considerável em relação a alguns anos atrás, não é mesmo?

Estar cada vez mais presente em vários canais em busca de melhorar a experiência de compra na sua loja sem dúvida será ainda mais importante nos próximos anos.

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Daniela Hendler