Gestão

Tecnologia para supermercados: conheça 3 que você precisa ter

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Investir em tecnologia para supermercados tem se tornado fundamental para as empresas do segmento que desejam ter resultados melhores.

O varejo de forma geral mudou consideravelmente nos últimos anos e para esse setor em específico não seria diferente.

Saber como inovar para melhorar os resultados é um assunto que entrou na pauta de muitos supermercadistas.

Entenda no post de hoje como você pode aplicar algumas tecnologias no seu supermercado para ter uma estratégia de sucesso.

Comece a investir em tecnologia para supermercados

O tempo em que utilizar tecnologia e investir em inovação era apenas um sonho distante não existe mais. Agora as empresas que desejam ter os melhores resultados precisam começar a fazer esse tipo de investimento.

O surgimento e a consolidação de várias tecnologias continuam. Por essa razão, identificar quais podem ser úteis para a sua loja é um trabalho que precisa ser feito constantemente.

Você já começou a investir na transformação digital do seu supermercado? Conheça um pouco mais sobre 3 ferramentas tecnológicas que podem melhorar os seus resultados e você pode aplicar já.

Solução de gestão de clientes

A gestão de clientes surgiu com o crescimento da demanda dos clientes por algo mais personalizado e para evitar a perda dos consumidores em supermercados. Além disso, tornar as ofertas mais efetivas também era uma necessidade das lojas.

Com esses e alguns outros pensamentos básicos surgiu essa estratégia com foco total nos clientes.

Para fazer gestão de clientes um supermercado precisa passar por três etapas: construção de uma base de clientes acionável, análise de dados, além da criação e mensuração de ações.

É por conta desse processo que ela precisa ser chamada de solução, pois engloba vários passos para acontecer na prática.

Uma solução como essa pretende diminuir a perda de clientes, aumentar a taxa de retenção, o ticket médio, a fidelização e o faturamento em supermercados.

Para que isso aconteça, você vai precisar cadastrar e identificar as compras dos seus consumidores. Após isso, analisar os dados gerados por eles, trabalhar na criação de ofertas segmentadas e por fim mensurá-las.

Fazer promoção de vendas dessa forma tende a aumentar a efetividade das ações e garantir um melhor ROI para a sua empresa.

Usar a tecnologia para analisar os dados de compra e a partir deles criar ofertas certamente em breve será comum para todas as empresas.

Porém, a sua loja pode começar a trabalhar dessa maneira hoje mesmo com soluções que já estão disponíveis no mercado.

Isso irá gerar uma vantagem competitiva para sua loja em relação aos seus concorrentes, e claro, maximizar seus ganhos.

Precificação dinâmica

Ter um estratégia de precificação é essencial para o controle de rentabilidade da loja e para impulsionar as vendas.

Agora, além de possuir uma metodologia correta para aplicar os preços no supermercado é possível usar a tecnologia para torná-la ainda mais eficiente.

Isso é viável por conta da adoção de uma tática de precificação dinâmica, ou seja, que sofre alterações de acordo com alguns fatores pré-estabelecidos. Grandes redes varejistas, como a Amazon em seu e-commerce, e a Hema, nas lojas físicas e virtuais, já adotaram essa estratégia.

Nos pontos de venda é preciso adotar também o uso de etiquetas eletrônicas que se conectam ao sistema de gestão da loja.

Dessa forma, será possível fazer a alteração dos preços quase que de maneira instantânea na loja.

As mudanças podem ocorrer, por exemplo, por conta do crescimento da demanda de um produto em um período do dia.

O importante é aliar a estratégia de vendas e precificação para conseguir os melhores resultados.

Identificação de tendências

Buscar algum tipo de vantagem competitiva é muito importante para empresas que desejam ter sucesso em seu segmento.

Por essa razão, estar atento às novidades que surgem como possíveis oportunidades é um trabalho que precisa ser recorrente.

Um dos principais exemplos é a tentativa de identificar tendências de consumo que possam ajudar sua loja.

Sabe qual a melhor parte disso? Existem ferramentas que não te cobram nada por isso, além de claro, sua vontade em buscar conhecimento.

O Google é o principal exemplo desse tipo de informação. Em seu site Think With Google, eles fornecem uma série de artigos, infográficos, entre outros materiais sobre tendências de consumo.

Além disso, também traz informações sobre estratégias de marketing, tecnologia, dicas e mais conteúdos relacionados a esses. Para ter acesso, basta acessar o site ou assinar gratuitamente a newsletter do site para receber por e-mail os conteúdos.

Essa é uma ferramenta que sua loja pode usar para se manter atualizada no mercado de maneira geral. Além disso, você pode reconhecer as possibilidades que o seu supermercado tem para melhorar suas estratégias.

Para complementar sua busca por conhecimento é ideal que você também acesse sites que tragam conteúdos especializados no seu segmento de atuação. Aliás, sugerimos conhecer nossos materiais específicos aqui.

Você viu como é importante aplicar a tecnologia para supermercados alcançarem resultados melhores? Certamente você quer que a sua loja faça parte desse grupo. Para isso, agende uma reunião com um de nossos consultores e comece a usar a tecnologia a favor da sua loja!

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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