Por em 29 de julho de 2021
Por que fazer gestão de clientes? Veja 4 motivos que irão te convencer
Por que fazer gestão de clientes? O que essa estratégia representa para o meu supermercado? Quais são os benefícios de colocá-la em prática? São essas perguntas que pretendemos responder para você nesse artigo. Acompanhe e tenha, de uma vez por todas, as respostas para o questionamento “por que fazer gestão de clientes?”
O que é a gestão de clientes?
Sabe aquele atendimento totalmente padronizado e até mesmo “robótico” oferecido pelas empresas? Ele está com os dias contados. E muito disso acontece por um simples motivo: ele deixou de ser efetivo para vários consumidores.
As pessoas não querem mais ser tratadas como “mais um na multidão”, mas sim, conforme a sua personalidade, preferências, perfil de consumo, entre outros.
E é neste cenário, para suprir esse desejo dos clientes, que a gestão de clientes passou a ter um papel decisivo nas estratégias de negócios.
De forma resumida, seu objetivo é diminuir a rotatividade de e a perda de consumidores e, paralelamente a isso, aumentar o faturamento da empresa e o seu relacionamento com o público.
Fazendo uma boa gestão de clientes, a empresa passa a ter todos os dados e informações relevantes sobre cada um dos seus consumidores. E, assim, tem toda a capacidade para comunicar-se com ele de maneira 100% personalizada e exclusiva.
Apostando nessa forma de comunicação e em estratégias direcionadas, as chances de a empresa conquistar, reter e fidelizar os clientes de uma vez por todas é muito maior.
Mas, se você está aqui e ainda se pergunta “por que fazer gestão de clientes?”, veja os nossos motivos que, provavelmente, irão te convencer a aplicar essas ações no seu varejo o quanto antes.
Mas afinal, por que fazer gestão de clientes?
1. Para saber quem é o seu cliente
Se você está se perguntando “por que fazer gestão de clientes?”, a primeira resposta para esse questionamento é: a gestão de clientes deve ser feita para você conhecer de forma certeira quem efetivamente é o seu cliente.
Isso acontece porque a plataforma de Gestão de Clientes permite que você colete e organize as informações relevantes sobre os seus compradores. Assim, você terá os dados de contato de cada um deles, entenderá sobre o perfil dessa pessoa, o histórico de compras detalhado, entre outros.
Todo esse cuidado traz um resultado surpreendente para a sua loja, pois permite que você entenda bem o que os seus clientes precisam e consiga oferecer um atendimento personalizado para cada um deles.
Ainda, se você se dedicar para utilizar todas as informações a seu favor, poderá até mesmo antecipar os desejos dos clientes. Por exemplo:
Analisando os dados de compras de um consumidor, você percebe que ele compra cerveja na sua loja toda sexta-feira. Assim sendo, na próxima semana, na quinta-feira, você pode enviar ofertas exclusivas para ele – incluindo, é claro, as ofertas de cerveja.
As chances de ele ir até o seu supermercado e fazer compras aumenta, além de ele sentir-se satisfeito por ter recebido uma oferta personalizada, de acordo com o gosto pessoal dele.
2. Por que fazer gestão de clientes? Para melhorar a retenção!
Outro ponto importante da gestão de clientes é que ela é uma grande aliada na hora de você fazer a retenção dos seus consumidores.
Afinal, ao conhecer cada um dos seus clientes, você passa a oferecer exatamente aquilo que ele procura. Dessa forma, a pessoa se sentirá valorizada e sentirá confiança ao voltar até a sua loja. Afinal: ela sabe de quem está comprando – e sabe que o seu supermercado também conhece e valoriza ela.
Essa ação de fazer contatos personalizados e segmentados geram uma reação natural ao público, a de criar um vínculo com a loja e, dessa forma, você passa a ter uma taxa mais alta de retenção. Afinal, quem não prioriza um atendimento personalizado?
Ademais, se a pessoa já ia anteriormente na sua loja, é porque ela já preferiu você frente à concorrência. Agora, o seu trabalho é fazer com que ela continue optando por comprar no seu PDV. E fazer uma gestão de clientes bem feita é a solução ideal para ter sucesso nessa missão.
3. Para compreender melhor possíveis problemas do seu supermercado
Entenda que a gestão de clientes é uma forma de, além de você compreender o seu consumidor, também passar a olhar para o seu próprio supermercado de forma mais profunda.
Ela permite que você identifique falhas até então desconhecidas, promova melhorias para otimizar a experiência dos consumidores e, também, passe a vender mais certos produtos que estavam sendo deixados de lado.
Por vezes, a gestão de clientes permite que você compreenda se alguns setores do seu supermercado estão sendo “deixados de lado” e precisam de melhorias. Também, entende quais são as marcas mais apreciadas pelos seus clientes e, com isso, possa até mesmo fazer parceria com a indústria e negociar melhores preços para esses produtos e marcas.
Ou seja: a gestão de clientes, quando bem feita, é uma estratégia extremamente poderosa para alavancar todos os resultados do seu supermercado.
Afinal, ela envolve todas as áreas do seu varejo: desde a hora de fazer as compras para a loja, passando pela organização das gôndolas, forma de se comunicar com o cliente, entre outros.
4. Para destacar-se da concorrência e não ficar para trás
Se você chegou até aqui e ainda está se questionando sobre “por que fazer gestão de clientes?” Esse é o tópico que vai fazer você compreender de uma vez por todas a importância de aderir a essa estratégia.
Afinal, se você não fizer, seus concorrentes farão e, assim, eles terão uma grande vantagem competitiva frente ao seu supermercado.
Isso porque eles conhecerão melhor os clientes, se comunicarão de forma mais assertiva com eles, oferecerão melhores ofertas e benefícios – como um Clube de Descontos, por exemplo.
Enquanto isso, o seu varejo, se não oferecer a gestão de clientes, começará a ficar ultrapassado. E você não quer que isso aconteça, não é mesmo?
– Veja também: Gestão de clientes: aumentando a receita do varejista
Afinal, por que fazer gestão de clientes? Porque você não quer ser trocado pelos seus clientes!
É simples assim: se você não fizer a gestão de clientes, a chance que você tem de não reter os consumidores é muito maior. Afinal, você não oferecerá um atendimento pós-vendas personalizado, não saberá como entrar em contato com essas pessoas, não conhecerá o histórico de compra delas, entre outros. Isso faz com que você não consiga surpreender o público e, muito menos, colocá-lo no centro da sua estratégia.
E acredite: não colocar o cliente no centro da sua estratégia é o maior erro que você pode cometer.
Por isso, se você está em busca de ter uma plataforma de gestão de clientes completa e eficiente, entre em contato conosco agora mesmo, agende uma conversa gratuita com um dos nossos especialistas e saiba como a Mercafacil pode te ajudar a alavancar o seu negócio de uma vez por todas. Deixando, é claro, o cliente como o foco do seu negócio.
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]