SUMÁRIO


Por em 25 de março de 2020

Gestão de clientes: aumentando a receita do varejista

O perfil do consumidor que frequenta a sua loja mudou e a gestão de clientes pode contribuir para entender melhor seu comportamento. 

O novo consumidor quer atendimento personalizado. Assim, busca empresas que valorizem o relacionamento e compreendam suas necessidades.

Fazer gestão de clientes é justamente isso, colocar o cliente como foco do seu negócio, gerando interação para trabalhar atração, conquista, fidelização e recuperação.

Mas afinal, como a gestão de clientes pode aumentar a receita do varejista? Acompanhe o artigo e descubra alguns caminhos. 

Como a gestão de clientes pode aumentar seu faturamento

Proximidade com seu público

Você conhece o perfil de consumo dos clientes que frequentam a sua loja?

Estreitar o relacionamento com o seu público é essencial para iniciar um bom processo de gestão de clientes e aumentar seus ganhos. 

Estar aberto a receber críticas e sugestões faz parte deste processo. Tenha um canal de comunicação eficaz e use as redes sociais para identificar necessidades de melhoria. Assim, você entrega o que o cliente busca, o que pode influenciar nas suas vendas. 

Veja mais algumas ideias para gerar proximidade:

  • Treine sua equipe para ter proatividade e boa comunicação;
  • Sua equipe também deve estar atenta para identificar possíveis necessidades dos clientes;
  • O cliente sempre tem razão. Isso significa, estar aberto a resolver conflitos de forma eficaz e lembrando que um cliente satisfeito sempre retorna.
  • Sempre que possível, fale com seu cliente pessoalmente.

Mas, como posso conhecer mais a fundo meu cliente para influenciar assertivamente no meu retorno?

Retenção e fidelização de clientes

Qual lojista não quer reter e fidelizar mais clientes? Ainda mais quando isso influencia diretamente para alavancar seu faturamento. 

A gestão do comportamento de clientes contribui nessas tarefas, pois você conhece melhor as necessidades do seu consumidor e entrega o que ele deseja comprar.

Para isso, sua loja deve ter uma forma de conhecer o perfil de consumo do seu público. Um software de gestão de clientes pode auxiliar você neste aspecto.

Seu cliente deve ter motivo para retornar e permanecer comprando na sua loja.

Ao desenvolver um programa de fidelidade, por exemplo, você mostra que há vantagens de consumir com você. Consequentemente, um cliente defensor da sua marca, adquire mais produtos na sua loja.

Realizar campanhas em datas comemorativas, criar ações diferenciadas, fazer o cliente ir até você também contribui para a fidelização. Nosso Calendário Promocional para 2020 pode auxiliar você.

Campanhas segmentadas e personalizadas 

Você acredita que campanhas segmentadas podem contribuir para gerar mais vendas?

Exemplo: sua consumidora Mariana, compra esporadicamente na sua loja. Às vezes, ela passa pela região e entra para adquirir algum produto. Ao identificar que ela compra cerveja da marca Y, toda vez que vai à sua loja, você descobre seu perfil de consumo. Agora, você pode enviar ofertas deste produto diretamente para Mariana.

A segmentação atende aos desejos da consumidora e pode, inclusive, gerar necessidade de compra do produto, mesmo quando ela não pensava em adquiri-lo. 

Existem várias formas de realizar campanhas personalizadas: com produtos de muita rotatividade, com outros mais de nicho, para um público específico, e por aí vai.

Assim, você deve identificar oportunidades dentro da sua loja, aproveitar datas comemorativas e fazer campanhas sazonais.

Mas o mais importante sempre será conhecer o seu público, para gerar valor para ele. 

Recuperação de clientes inativos

Perder clientes é uma situação que impacta diretamente no seu faturamento. 

Por isso, a recuperação de clientes inativos deve estar no seu planejamento, dentre as ações essenciais durante o ano. 

Para a Mercafacil, uma empresa que realiza gestão do comportamento de clientes, um cliente inativo é aquele que não realizou nenhuma compra nos últimos 30 dias na loja. 

Segundo Eric Ansai, especialista em varejo na empresa, um supermercado perde em média 31.4% dos seus clientes durante o ano. 

Você pode apostar em campanhas segmentadas com base nos dados de quando este cliente consumia com você.

A rotatividade no varejo é muito alta, por isso, seu cliente deve enxergar valor em fazer parte de um clube de fidelidade e continuar adquirindo produtos na sua loja. 

Dar importância para sua base de inativos, fará toda a diferença nas suas vendas.

Como implementar gestão de clientes no seu varejo

Um lojista que deseja alavancar suas vendas e aumentar o sucesso do seu negócio, sabe que fazer gestão de clientes é fundamental. 

Para implementá-la, você deve encontrar uma empresa com credibilidade que realize gestão do comportamento de clientes de forma completa. 

Empresas como a Mercafacil auxiliam em todo o processo identificando a necessidade específica da sua loja.

Agende uma consultoria gratuita aqui e saiba como a ferramenta pode contribuir para aumentar sua receita e fidelizar seus clientes.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]