SUMÁRIO


Por em 18 de agosto de 2020

Dia do Cliente, Dia do Sorvete e mais: as oportunidades de setembro

Todo mês nós temos datas festivas que podem ser bem aproveitadas e utilizadas para fortalecer o relacionamento com o seu cliente e aumentar as suas vendas. Assim sendo: quais são as oportunidades de Setembro?

Pois bem, o nono mês do ano traz consigo o início da primavera, o Dia do Cliente e, também, outras celebrações que podem resultar em boas campanhas sazonais para o seu varejo.

Acompanhe o nosso texto e confira quais são as oportunidades de setembro para aumentar as vendas, fidelizar os clientes, elevar o ticket médio das compras, aproximar o relacionamento com os consumidores, entre outros.  

Oportunidades de setembro: aproveite as datas comemorativas do mês e aumente seu faturamento 

07/09 Independência do Brasil 🏳️

Você já deve saber que os feriados são ótimas oportunidades para criar campanhas e ações especiais, certo? Nós até já fizemos um texto que fala especificamente sobre como aumentar as vendas do seu supermercado nos feriados.

Em 2020, o dia da Independência do Brasil cai numa segunda e é uma ótima opção para estender o final de semana. Apesar de a realidade deste ano ser completamente diferente dos anos anteriores, feriados ainda significam motivo de descanso e tranquilidade.

Por mais que talvez não seja possível reunir toda a família e os amigos para comemorar esse “fim de semana prolongado”, você pode usar a data para criar campanhas em suas redes sociais e fazer encartes digitais especiais para a celebração. Enviando-os, é claro, de forma segmentada, de acordo com o perfil e gosto dos seus clientes.

Que tal fazer uma ação que enalteça os produtos tradicionais do nosso país ou marcas nacionais de grande relevância? Temos uma cultura muito rica e, dentre as oportunidades de setembro, podemos aproveitar essa chance de ressaltá-la. 

Ainda, você pode fazer brincadeiras em suas redes sociais perguntando para os seus seguidores sobre quais são as refeições/alimentos tipicamente brasileiras que eles mais gostam: feijoada, moqueca, pastel, brigadeiro, pão de queijo… As opções são inúmeras!

09/09 Dia do cachorro-quente 🌭

Uma data comemorativa divertida que também é uma das oportunidades de setembro é o Dia do cachorro-quente.

Um dos lanches mais queridinhos e democráticos, o cachorro-quente pode ser feito com inúmeros ingredientes, inclusive com com salsichas veganas e vegetarianas. Assim, você pode aproveitar esse momento para divulgar esses alimentos que cada vez conquistam mais adeptos.

Nas rede sociais é possível brincar com o tema e pedir para os seus seguidores criarem o “cachorro-quente” ideal. Ainda, você pode fazer um encarte digital com os produtos dessas receitas! e complementá-lo com bebidas e outros acompanhamentos que vão bem com cachorro-quente, como as batatas-fritas, por exemplo.

Também, vale lembrar que essa é uma data que pode mexer com vários setores da sua loja. Assim, pode impactar no aumento do ticket médio e também em uma maior simpatia frente aos consumidores. Afinal, essas ações divertidas criam uma proximidade com os consumidores, ajudando a torná-los mais fiéis ao seu negócio.

15/09 Dia do cliente 🙋‍♂🙋‍♀️

Ao falar das oportunidades de setembro para os supermercados, talvez o Dia do cliente, quando bem aproveitado, seja a maior delas.

Ideal para aproximar o seu negócio dos seus consumidores, que tal utilizar a data para criar uma campanha de SMS para toda a sua base de clientes? Você pode agradecê-los por estarem presentes na sua história e enaltecer a importância que eles representam para a sua marca.

Também, além disso, é possível criar um encarte digital específico para a data com ofertas dos produtos “mais queridos” pelos clientes. Quer ir além? Então que tal oferecer um desconto especial apenas naquele dia para quem mostrar o SMS no caixa?

Ainda, aproveite as suas redes sociais e demais canais de comunicação para celebrar esse dia especial. Lembre-se de sempre agradecer os clientes por serem fiéis e, também, pensar em como deixá-los mais felizes nesta data. 

Ademais, você pode oferecer cupons de desconto e sorteios de produtos, por exemplo. Pode criar uma campanha em que o cliente deva curtir a sua página, compartilhar a postagem e marcar três amigos. Ao fazer isso, ele concorre a um produto ou a um kit escolhido pela sua marca.

Essa ação pode aproximar o seu relacionamento com os clientes. Além disso, também ajuda a atrair novos consumidores por causa dos compartilhamentos marcações. 

Por fim, além dessas dicas, nós já produzimos um artigo especial só com sugestões para você aproveitar a data. Clique aqui e confira!

21/09 Início da primavera 🌼🌸

A estação mais florida do ano chega como uma das oportunidades de setembro para o seu varejo!

Começando no dia 21 (segunda-feira), a primavera traz a chance de você deixar o seu negócio com uma vitrine leve e colorida – seja ela na sua loja física ou nas suas redes sociais.

Assim, você pode apostar em um encarte digital que siga a pegada da primavera, deixando o dia do seu cliente mais alegre. Afinal, pode ser que ele nem saiba que esse é o dia em que começa a primavera e essa notícia pode melhorar o seu dia.

Ainda, caso o seu estabelecimento comercialize flores e/ou plantas, não há melhor momento para colocá-las em evidência. Uma boa ideia para estimular as vendas do setor é utilizar as redes sociais e demais canais de comunicação da sua loja.

Dessa forma, aproveite a beleza das flores em suas publicações e crie um conteúdo relevante sobre o assunto. Que tal falar quais são as melhores plantas para cultivar em casa?

Também, lembre-se que existem pessoas que deixam para comprar flores apenas em datas comemorativas. Para ir na contramão desse pensamento, você pode aproveitar essa oportunidade para gerar conteúdos relevantes sobre o assunto e garantir que os clientes passem a adquirir mais flores e plantas também durante o resto do ano.

Ademais, além das flores, também é possível focar em outros produtos que façam sucesso nessa época do ano, explorando as frutas da estação e deixando o seu negócio mais cheio de vida! 

23/09 Dia do sorvete 🍦

Pois bem, logo depois do início da primavera, é hora de aproveitar outra das oportunidades de setembro que também traz muitas sensações positivas. Sim, estamos falando do Dia do sorvete!

Os dias mais quentes que chegam com a primavera estimulam o consumo de produtos mais refrescantes. E, é claro, os sorvetes não podem ficar de fora. Assim, esse dia pode abrir a “temporada” de vendas deste item em uma escala maior.

Então, que tal criar uma campanha segmentada para os clientes que se interessam por esse produto? Certamente, essa ação pode te ajudar a gerar mais vendas e a conquistar a simpatia deles.

Ainda, também aproveite para divulgar essa data nas suas redes sociais e demais canais de comunicação. Para divulgar, você pode apostar em encartes digitais, envio de SMS para os clientes, entre outros. Não deixe essa data deliciosa passar em branco!

Outras oportunidades de setembro para o seu negócio

Campanha de começo de mês (01 a 08/09) 💰

Esse é o período do mês em que as pessoas estão com mais dinheiro e vale, certo? Além disso, logo no dia 7 há um feriado. Ou seja: é uma ótima oportunidade para você disparar campanhas, tanto para seus clientes ativos quanto para os inativos.

Para os clientes ativos, essa é uma forma de você manter o relacionamento “funcionando”. Assim, evitando que eles comprem na concorrência.

Por outro lado, para os clientes inativos, essa pode ser uma chance de aproximar-se novamente deles, oferecendo produtos que eles já tinham consumido anteriormente. 

Ação de estímulo de ticket médio (16 a 22/09) 📩

Com o fim da primeira quinzena de setembro, é hora de aprofundar as suas ações nas campanhas segmentadas.

Aproveite os dados que você tem dos seus clientes para desenvolver essas estratégias assertivas e que tragam resultados. Cuide das suas redes sociais, ofereça um bom atendimento e escute os seus consumidores.

Ainda, você pode criar uma segmentação dos produtos mais consumidos na primeira metade do mês e fazer uma campanha para toda sua base de clientes com ofertas baseadas nesses itens. Ademais, outra opção relevante é a de segmentar sua base pelo hábito de compra e enviar ofertas personalizadas para os clientes.

Seja qual for a sua opção, é muito importante conhecer, estar próximo, compreender e segmentar a sua base de clientes.

Campanha por departamentos e resgate dos clientes inativos (25 a 30/09)

Os últimos dias do mês podem ser aproveitados para você fazer campanhas segmentadas de acordo com cada departamento da loja. Assim, cada dia da semana é a hora de destacar um desses setores. Não sabe por onde começar? Então confira nosso artigo sobre o assunto.

Ainda, esse também pode ser o momento de focar na reaproximação dos clientes inativos. Assim, dispare uma campanha segmentada para eles, demonstrando que você sentiu falta deles nesse período.

Pode ser o momento de enviar uma campanha com ofertas especiais para esses clientes voltarem e/ou pensar em um cupom de desconto para atraí-los para sua loja. Assim, ao investir nessas ações, você evita que os clientes passem o mês inteiro sem comprar na sua loja. 

Também, é possível aproveitar o final do mês para divulgar ofertas dos produtos mais vendidos e estimular as vendas casadas com produtos de menos saída.

Pronto para aproveitar as oportunidades de setembro?

Pois bem, essas são algumas das nossas dicas para você aproveitar as oportunidades de agosto para aumentar as suas vendas e fidelizar de vez os seus clientes. 

Para conhecer outras oportunidades que acontecem neste e em todos os meses do ano, baixe o nosso calendário promocional gratuito. Assim, você tem conhecimento o suficiente para se preparar com antecedência e desenvolver campanhas mensais temáticas para o seu negócio.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]