Por em 17 de novembro de 2020
Termine bem o ano com as oportunidades de dezembro para o varejo
Você já sabe que o último mês do ano chega recheado com ótimas datas comemorativas para o seu varejo, certo? Ainda assim, para te ajudar a aproveitá-las da melhor maneira possível, selecionamos aqui as principais oportunidades de dezembro para o seu negócio!
Dessa forma, quem sabe, com as nossas sugestões, você terá mais ideias e inspirações para desenvolver ações assertivas, que vão proporcionar aumento nas vendas, melhora no relacionamento com os seus clientes e, também, a fidelização deles. Vamos ver?
Conhecendo as principais oportunidades de dezembro para o varejo
02/12 Dia Nacional do Samba 🥁
Dezembro já começa cheio de ânimo! Isso porque logo no dia dois é celebrado o Dia Nacional do Samba, um dos grandes símbolos da cultura brasileira. Para esse dia, que tal enaltecer produtos e alimentos que representam bem a nossa cultura? Por exemplo: o feijão, a tapioca, o pão de queijo, o brigadeiro, o acarajé, entre outras iguarias deliciosas que, assim como o samba, representam a nossa cultura muito bem!
Além disso, você pode preparar um encarte especial para celebrar o Dia Nacional do Samba e enviá-lo por SMS e, também, aproveitar essa data em suas redes sociais. Como?
- Sugerindo receitas bem brasileiras;
- Mostrando um “faça você mesmo”, ensinando as pessoas em casa a fazerem o seu próprio pandeiro – essa é uma atividade legal para toda a família!;
- Criando uma postagem mais educativa, falando sobre a história do samba e a importância dele para o nosso país;
- Fazendo enquetes para saber se os seus seguidores são fãs desse estilo musical, se sabem sambar, entre outros.
Aproveite! Essa é uma das oportunidades de dezembro que é divertida e irreverente e, quando bem aproveitada, pode ser bem positiva para o seu negócio. Também, esta não é uma data conhecida por todos. Então, pode ser um ponto de diferenciação do seu negócio frente aos concorrentes.
Ademais, além de poder levar mais consumidores para a sua loja, saber como aproveitar essa e demais datas comemorativas menos expressivas – como o Natal, a Páscoa e o Dia das Mães, por exemplo, – também é algo que ajuda a criar um relacionamento divertido e de confiança entre a sua marca e o seu consumidor.
04/12 Dia da propaganda 📣
Então… Que tal aproveitar o dia da propaganda para fazer uma campanha engajadora entre os seus clientes?
Por exemplo: você pode engajar a sua audiência e promover uma ação em que aquele consumidor que criar um vídeo com a melhor e mais criativa propaganda do seu varejo, ganha uma cesta de produtos, um presente especial ou um vale-compras na sua loja. Que tal?
Essa é uma ação que pode aumentar a abrangência da marca gerar uma interação muito divertida entre a sua loja e os clientes. Além disso, deixa a sua marca mais “humana” e faz com que o seu consumidor se identifique com ela. E acredite: a identificação com uma marca faz toda a diferença!
Entretanto, é claro que essa é só uma sugestão. Afinal, você também pode aproveitar a data para celebrar propagandas antigas do seu negócio que fizeram sucesso, aproveitar para contar a história da propaganda, entre outros.
08/12 Dia da família 👨👩👧
Outra das importantes oportunidades de dezembro acontece no dia 8, em que celebra-se o dia da família. Além de não deixar essa data passar em branco nas suas redes sociais e demais canais de comunicação, você pode colocar-se como parte da família e, mais do que isso… Que tal desenvolver uma ação personalizada e segmentada para seus clientes?
Dessa forma, criando uma segmentação adequada e assertiva da sua base de clientes, você pode enviar uma SMS com a mensagem:
“Aqui no Supermercado X temos ofertas para toda a sua família! Confira [link para a oferta”
Neste encarte, é possível criar uma série de ofertas que vão desde produtos infantis até produtos de bazar e bebidas alcoólicas, por exemplo. Porém, para essa ação ser efetiva, lembre-se de:
- Direcionar as ofertas para a pessoa certa. Garantindo que o cliente que gosta de cervejas, receba ofertas relacionadas com este departamento e não promoções de fraldas, por exemplo.
- Mensurar os resultados das suas ações. Para isso, que tal contar com o software da Mercafacil? Completo, ele te auxilia a fazer uma segmentação incrivelmente detalhada dos seus clientes. Com isso, você terá tudo o que precisa para desenvolver campanhas assertivas, segmentadas e direcionadas para os clientes ideais. O resultado? Maior retorno sobre o investimento, melhora no relacionamento com o público, aumento do ticket médio das compras e muito mais!
Como se não bastasse, você pode aproveitar a oportunidade para, utilizando a ferramenta da Mercafacil citada acima, baixar uma lista dos seus melhores clientes. A partir desta lista, você pode enviar uma cesta de presente para estes consumidores fiéis, agradecendo-os por “serem parte da família do Supermercado X”, por exemplo. Legal, não é mesmo?
21/12 Início do verão e dia do atleta 🌞🚴
Duas oportunidades de dezembro no mesmo dia! Vamos aproveitá-las? No dia 21 começa o verão e, também, é celebrado o dia do atleta. Uma data perfeita para incentivar bons hábitos alimentares e uma rotina saudável, não é mesmo?
Acredite, são inúmeras as ações que você pode desenvolver para essas datas. Por exemplo:
- Destacar produtos do setor de FLV, bebidas naturais, polpas congeladas, bebidas frias, isotônicos, barras de cereal e alimentos saudáveis, tornando-os os principais itens das suas ofertas durante o dia/a semana.
- Fazer postagens nas suas redes sociais com receitas saudáveis e dicas de saúde, bem-estar e exercícios físicos.
- Não esquecer outros produtos, como os protetores solares e repelentes, que podem ter as suas vendas aumentadas neste período. Ainda, que tal criar promoções e kits com alguns produtos que podem ser interessantes para os seus clientes e, também, elevar o ticket médio das compras? Você pode unir…
- Protetor solar para o corpo + protetor solar para o rosto + protetor labial
- Protetor solar kids + hidratante para o momento após tomar sol.
- Shampoo + condicionador ideais para o verão
- Protetor solar + repelente
- Itens de esporte, como bola de vôlei e rede para o jogo, etc…
- Conferir no seu software de gestão de clientes os produtos mais consumidos no verão do ano passado e criar um encarte de ofertas desses produtos. Afinal, você já sabe que eles são os queridinhos do seu cliente e também podem fazer sucesso neste ano.
25/12 Natal 🎄
Finalmente, chegamos naquela que deve ser a maior das oportunidades de dezembro para o seu varejo. Sim, estamos falando no Natal. A data movimenta quase todos os setores da loja e é aguardada por muitos. Dessa forma, para que você tenha um sucesso estrondoso na data, é FUNDAMENTAL criar um bom planejamento para ela. Este planejamento inclui:
- Pensar nos horários de funcionamento – você irá estender o horário? Se sim, quais serão os dias com horário estendido?
- Manter uma equipe engajada, bem treinada e pró-ativa, ciente de que neste período do ano as vendas costumam ser bem maiores que o normal. E, neste ano, com todos os cuidados com o Coronavírus, é fundamental reforçar o treinamento da sua equipe, para que todos saibam lidar com o movimento.
- Utilizar todos os seus canais de comunicação de maneira integrada e assertiva. Se você tem redes sociais, e-mail, SMS, push, chatbot, televendas, aplicativo, e-commerce, site, blog… Pense em boas formas de comunicar-se com o seu consumidor através destes canais.
- Como não poderia faltar: oferecer boas ofertas em diversos setores e direcioná-las para os clientes certos. Novamente, utilizando o software de gestão de clientes que já falamos acima, é possível garantir que as ações sejam assertivas e direcionadas para o consumidor ideal em cada situação.
Ademais, o Natal é uma data tão especial que nós já criamos um texto para falar exclusivamente de ações que podem ser desenvolvidas para a data. Sugerimos a leitura caso você queira criar um Natal inesquecível para a sua loja. Clique aqui e confira!
Dicas extras para o Natal, a maior das oportunidades de dezembro
Essas são algumas dicas que pode não representar um grande aumento nas vendas, mas sim criar uma maior simpatia da sua marca pelo público:
- Atualize a sua foto de perfil e de capa das redes sociais, apostando em um tema natalino;
- Mande uma SMS desejando um Feliz Natal para a sua base de clientes. E, para aqueles que foram bons clientes durante o ano, lembre-se de agradecer por fazerem parte da sua história;
- Aproveite as redes sociais para divulgar receitas da época. Que tal inovar e postar sugestões de pratos veganos e vegetarianos, além dos tradicionais?
31/12 Réveillon 🎆
Por fim, chegamos na última celebração do ano, o Réveillon! A festa de ano novo pode ser uma grande chance para você fortalecer o relacionamento com os seus melhores clientes, oferecer ofertas imperdíveis e, também, fazer ações para recuperar seus clientes inativos e perdidos. Pense que esta é a última chance do ano para isso, então… Capriche!
Dessa forma, essa é a hora de você mostrar para o seu consumidor que você quer, sim, estar presente na vida dele no próximo ano.
Para isso, observe os hábitos de consumo dos clientes, conheça-os bem, planeje bem as suas segmentações e crie campanhas matadoras. É somente a partir do momento que você sabe com quem está falando que você terá como fazer as melhores ações para a sua marca.
Dito isso… Que tal aproveitar a celebração para trabalhar vendas casadas? Essa estratégia pode te auxiliar a terminar o ano aumentando o ticket médio da sua loja. Para isso, uma dica é selecionar produtos relacionados aos mais consumidos e criar uma lista de clientes que compram estes produtos para disparar sua campanha.
Ademais, além das campanhas de ofertas, este momento do ano é ótimo para dar atenção ao relacionamento com o seu cliente, conforme falamos acima.
Assim como sugerido no Natal, aproveite o Ano Novo para desejar boas festas e agradecer ao cliente por comprar contigo – se possível, enviando mensagens chamando-os pelo primeiro nome, tornando a comunicação mais pessoal. E, é claro, aproveite para reforçar a mensagem de que no ano que vem muitas novidades e ofertas imperdíveis esperam por ele no seu varejo.
Dessa forma: capriche nas ofertas, nas campanhas segmentadas, na boa comunicação com os seus clientes e… boas vendas!
Vem com a Mercafacil!
Ah, e lembre-se de que a Mercafacil está aqui para te auxiliar neste processo. Entendemos que cada cliente é diferente e, assim, buscamos te ajudar a compreender e a fidelizar cada um deles. Ficou interessado? Então conheça melhor as nossas soluções completas para o varejo. Agende uma demonstração gratuita com um dos nossos especialistas e surpreenda-se.
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]