Por em 30 de março de 2021
5 motivos para implantar o televendas no supermercado
Já pensou em implantar um serviço de televendas no supermercado? Afinal, encontrar maneiras de vender online deixou de ser uma opção e tornou-se um dever dos varejistas. E isso acontece por causa do desejo e da necessidade do cliente em fazer compras por outros canais além da loja física.
Segundo o estudo “O futuro do consumo num cenário pós-covid-19”, feito pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, foi constatado que, mesmo com o término da pandemia, 62,7% dos consumidores pretendem continuar fazendo compras de mercado/feira tanto online quanto em lojas físicas. Além disso, 10,9% dos shoppers estão decididos a consumir só online.
Porém, se criar o seu próprio e-commerce parece algo inviável no momento – seja devido ao custo de implantação e/ou ao tempo que ele demora para começar a funcionar de forma efetiva, – é essencial buscar outras soluções alternativas. E, neste cenário, conhecer e implantar o serviço de televendas no supermercado pode ser a melhor solução para o seu varejo.
Televendas no supermercado: uma alternativa (menos custosa e mais rápida) ao e-commerce
Funcionando como um gerenciador de pedidos, o televendas auxilia a desocupar os telefones da sua loja. Também, ele mantém o histórico de pedido dos clientes no banco de dados da empresa. Isso permite que você tenha todos os dados de consumo desse freguês e, com isso, possa desenvolver campanhas segmentadas e muito mais assertivas para ele – mas este é um assunto para outro texto.
Ademais, antes de começarmos a listar os principais motivos para implantar o televendas no supermercado, devemos destacar que ele traz um ponto fraco. A ferramenta apresenta processo menos automatizado, assim como quando você faz vendas via WhatsApp.
Ainda assim, dadas as circunstâncias atuais, esse ponto “contra” se torna pequeno quando comparado com os diversos benefícios que o seu varejo passa a ter quando implementa o televendas. E é isso o que vamos te mostrar abaixo.
5 motivos para implantar o televendas no seu varejo
1. Tempo de implantação
Diferentemente do e-commerce próprio, que pode levar meses para ser implantado com maestria, o serviço de televendas no supermercado pode ser concluído em muito menos de um mês.
Às vezes, em cerca de 10 dias já é possível começar a utilizar a ferramenta e, assim, passar a atender os seus clientes por esse novo canal.
Dessa forma, pode-se dizer que o televendas é ideal para varejistas que desejam continuar faturando e buscam por uma solução imediata para o seu negócio.
2. Fácil usabilidade
O televendas no supermercado tem uma fácil usabilidade. Funcionando como um gerenciador e organizador de pedidos, ele funciona da seguinte forma:
- O cliente, utilizando um smartphone ou computador, acessa a ferramenta de televendas (ou aplicativo Mercafacil, caso seja nosso cliente) e monta a sua lista de compras.
- Ele informa seus dados de contato e aguarda o supermercado atender o pedido e fazer contato. Simples assim.
Ademais, o televendas permite que os consumidores naveguem, com facilidade, pela plataforma. Eles selecionam a loja que desejam (caso haja mais de uma) e adicionam os produtos ao carrinho.
Vale lembrar também que o televendas elimina a necessidade de cadastros e burocracias do e-commerce. Assim, é uma solução pensada para facilitar a compra do cliente durante a pandemia… Mas que deve permanecer funcionando muito bem após esse período!
3. O televendas no supermercado oferece liberdade ao cliente
Ao utilizar o televendas, o cliente tem a liberdade de escolher se:
- Deseja receber as compras em casa (caso o seu supermercado ofereça essa opção de delivery);
- Buscar as compras na loja;
- Selecionar o melhor horário para essas ações.
Assim, você mostra que está preocupado com a experiência do seu consumidor e facilitando a sua vida. Com a situação atual do jeito que está, tudo o que o cliente deseja é: facilidade, praticidade e, é claro, segurança. Ao oferecer o televendas no supermercado, você está fornecendo tudo isso. E isso nos leva ao próximo tópico, que é…
4. Melhor experiência de compras
Como você já deve estar cansado de saber, toda e qualquer ação do seu supermercado deve ser voltada para criar uma melhor experiência ao seu cliente. E apostar em canais de vendas diferenciados evidencia isso.
Neste cenário, como dissemos anteriormente, mesmo que não haja a possibilidade de implantar com rapidez um e-commerce próprio, você não pode deixar que isso “derrube” o seu varejo. Buscar soluções rápidas, eficientes e que promovam uma experiência positiva para o seu cliente é o caminho. E é aqui que o televendas no supermercado pode ser seu grande aliado.
5. Custo baixo
Aqui chegamos no ponto chave, certo? Afinal, mesmo que o televendas no supermercado seja mais em conta do que a criação de um e-commerce, ele ainda traz custos para ser implantado… Certo? Pois bem, errado. Pelo menos para os clientes Mercafacil.
O televendas foi desenvolvido pela Mercafacil durante a pandemia justamente para facilitar o relacionamento entre varejistas e seus consumidores. E ela é gratuita. Isso mesmo.
Para quem é cliente Mercafacil, o televendas funciona como mais um serviço oferecido pela empresa. Assim, ao contratar a Mercafacil, além de garantir o software da líder em gestão de comportamento de clientes no Brasil, você ainda recebe, de “bônus” o televendas.
Ficou interessado? Quer saber mais? Então entre em contato com um dos nossos especialistas do varejo e saiba como podemos te ajudar a implantar o televendas no supermercado o quanto antes!
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]