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Não está conseguindo fazer cadastro de clientes? Veja como estimular o cadastro

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Fazer cadastro de clientes é uma estratégia que tem ganhado cada vez mais valor e não é por acaso. Já que ela pode ser importante em várias questões quando se trata da gestão de uma empresa.

As informações coletadas podem ser usadas por vários setores da empresa e ser um excelente critério para tomadas de decisão.

Porém, para que isso ocorra na prática é necessário criar um programa eficiente para coletar os dados dos consumidores.

O cadastro de clientes é um dos passos mais importantes para uma estratégia de sucesso na gestão de clientes, por isso fazê-lo corretamente é imprescindível.

Se você ainda não tem conseguido identificar seus clientes, precisa começar agora mesmo a trabalhar uma nova tática. Confira no post de hoje como cadastrar clientes no seu supermercado.

Possíveis falhas ao fazer cadastro de clientes

Certamente você já sabe que criar um programa de fidelização é o melhor caminho para construir uma base de clientes.

Em supermercados, a Mercafácil, que é especialista em gestão de clientes no segmento, indica a criação de um clube de descontos.

Há essa recomendação, pois a entrega do benefício é imediata e tem maiores chances de impactar o cliente, já que esse é um varejo de alta recorrência.

A relevância é um fator importante, então você precisa caprichar na hora de escolher os produtos para o seu clube. Utilizar a curva ABC é uma boa forma de encontrar um bom equilíbrio para os itens selecionados.

Além disso, quantidade é sim um fator tão importante quanto qualidade no momento da escolha. O cliente precisa sentir que está “perdendo” em não fazer parte do programa.

Esses são pontos básicos, mas que mesmo assim são grandes causadores de poucos cadastros. Por isso, fique atento na hora de selecionar os produtos.

Outro fator prejudicial é a falta de comunicação. Em muitos casos a loja não deixa claro como o programa funciona e os motivos dos cadastros. Portanto, mostre que aquilo é algo benéfico e deixe o cliente ciente de todas as questões que envolvem o cadastro e a identificação.

Não utilizar os dados do cadastro também pode prejudicar o aumento no número de consumidores identificados.

O marketing boca a boca ainda funciona muito bem e, se um cliente mostra para outro um benefício de ser cadastrado, certamente você tem mais chances de impulsionar os cadastros.

Crie metas de cadastros para medir se você tem conseguido bons resultados. Um cenário ideal seria o de 30% dos seus clientes identificados nos primeiros três meses.

Se nesse período não atingir esse número seguramente algum dos pontos que foram citados podem ter impactado sua estratégia.

Como aumentar o número de cadastro de clientes

Ter mais clientes cadastrados significa ter mais informações disponíveis para sua equipe de marketing trabalhar em campanhas com maior efetividade.

Além disso, dados capazes de melhorar sua gestão de estoque, negociação com fornecedores, diminuir a perda de clientes, entre outras questões.

Com esses benefícios certamente essa parece uma ótima tática para qualquer empresa, não é mesmo? Realmente é uma ótima estratégia, mas para que ela funcione você precisa construir uma base de clientes acionável.

Para isso é preciso estimular de maneira recorrente os cadastros e evidenciar os seus benefícios. Confira algumas dicas que separamos para o seu supermercado:

Utilizar o encarte

Depois de adotar um clube de descontos você vai precisar de uma comunicação diferenciada dos seus preços. Essa questão vale tanto para as suas etiquetas no PDV como para o seu encarte impresso ou digital.

Nesse último caso, você pode inclusive aproveitar o espaço para impulsionar os cadastros nas sua loja.

Uma boa ideia é selecionar produtos da curva A para o seu clube de descontos e realizar uma oferta nesses itens. O objetivo dessa ação e atrair os clientes com produtos de alta saída.

Para complementar você pode adicionar uma ficha de cadastro no encarte e fazer uma chamada convidando os clientes a se cadastrarem para aproveitarem aquelas grandes ofertas.

Se o seu encarte for digital você pode desenvolver um material para que o cliente imprima e leve preenchido até a loja. Se você tiver um site para o cadastramento essa tática pode tornar o processo ainda mais fácil.

É importante também criar um senso de urgência nos clientes, para que eles aproveitem aquela chance rapidamente.

Promova um sorteio na sua loja

Os sorteios, além de estimularem os cadastros podem funcionar muito bem para atualizá-los se for preciso.

A ideia é bem simples: criar um sorteio em que o cadastro no seu programa de fidelização é um pré-requisito para a participação. Lembre-se que quanto mais atrativo for o prêmio, melhores serão os resultados que você pode obter.

Uma opção é utilizar algum feriado prolongado no ano para fazer o sorteio de um kit churrasco, por exemplo. Ou mesmo um vale-compras como prêmio da sua promoção.

Você também pode apostar em algum produto eletrônico para atrair os clientes a realizarem o cadastro e participarem.

Toda essa situação pode gerar o aumento de cadastros, é claro, mas além disso pode mostrar para aqueles que ainda não se cadastraram os benefícios de fazer parte do clube.

Capacitação da sua equipe

Você pode criar estratégias, gerir o negócio, mas no dia a sua equipe é quem vai colocar tudo que foi planejado em prática.

Por essa razão, deixá-los ciente de quais são as táticas adotadas é fundamental para o sucesso da sua loja.

Isso funciona para vários métodos que você pode aplicar, como a gestão de categorias, o trade marketing e, claro, o cadastro de clientes.

Nessa questão, o seu operador de caixa precisa trabalhar como um promotor do clube de descontos, incentivando o cliente a se cadastrar e até mesmo se identificar a cada compra.

Além de, claro, fazer um ótimo atendimento do cliente ele pode valorizar os benefícios do cadastro, mostrar como é fácil e explicar o que é preciso para fazê-lo.

Mostrar aos seus colaboradores essas questões pode fazer com que eles se sintam parte do processo e também melhorem seu desempenho.

Com isso, certamente eles podem agir da melhor maneira com os consumidores e ajudar no aumento e identificação dos clientes.

Vale lembrar que tão importante quanto o cadastro é identificar o consumidor em todas as compras para obter os dados de consumo.

Usar uma plataforma de gestão de clientes

Trabalhar com dados dos clientes que você já possui pode ser um ótimo meio de estimular o cadastro de clientes.

Essa situação tende a funcionar melhor caso você já tenha uma boa quantidade de cadastros, o que ajuda a definir alguns padrões.

É claro que é muito difícil encontrar informações para impactar todos os clientes, mas impactá-los aos pouco já é um bom começo.

Além de extrair insights dos dados da sua base, analisá-los também será uma ótima maneira de identificar o baixo número de cadastros no seu supermercado.

Outro ponto importante é observar as vantagens de ter uma estratégia em que os consumidores são identificados. Assim, é possível comprovar que as informações utilizadas são essenciais para melhorar a experiência de compra.

Conheça um pouco sobre algumas páginas da plataforma Mercafácil que podem te ajudar a melhorar os resultados.

Página do clube de descontos

Em uma página principal você pode ter uma visão geral da sua empresa, sobretudo no que diz respeito aos cadastros.

Nela você pode principalmente identificar como estão os seus cadastros de maneira geral e analisar informações como:

  • Novos clientes cadastrados
  • Número total de clientes cadastrados
  • Percentual de faturamento identificado
  • Ticket médio dos clientes cadastrados e dos não cadastrados

Essas são as que consideramos as principais informações para que você tenha um panorama sobre as identificações. Além disso, essa análise pode mostrar a vantagem de ter um cliente cadastrado, como no caso da diferença de ticket médio.

Se por exemplo, na sua loja um cliente não cadastrado tem um ticket médio de R$25,00 e o cadastrado de R$40,00, fica claro que o clube e a identificação traz bons resultados.

Com isso, certamente se você aumentar o número de cadastros pode conseguir ganhos ainda mais expressivos.

Essa página servirá principalmente como alerta para a identificação ou falta dela, além de justificar e servir como base para ações que serão tomadas para melhorar os resultados.

Caso você não tenha esses dados será mais complicado identificar o problema e solucioná-lo a tempo.

Página de produtos

Depois de encontrar o problema e ver o quanto ele impacta nos seus ganhos, o ideal é encontrar soluções de maneira rápida. Essa página em específico pode ser uma grande aliada para essa questão.

A principal usabilidade é o ranking de produtos, que vai mostrar quais são os itens mais consumidos pelos seus clientes identificados.

É claro que essa é uma informação que diz respeito aos clientes já cadastrados, mas pode ser uma ótima base para os seus consumidores em geral.

Essas informações, aliadas ao seu conhecimento da curva ABC podem ser um bom caminho para criar um plano de ação.

Você pode usar os produtos mais consumidos e os da curva ABC para criar uma ação de atração para a loja com foco em cadastramento no clube.

Além disso, na aba de busca de produtos você tem outras informações sobre o consumo no seu supermercado.

Certamente saber quais os dias e horários da semana e do mês sua loja tem um maior movimento pode ser determinante para uma ação.

Na plataforma Mercafácil você consegue analisar essas informações para tornar as sua ação ainda mais efetiva.

Acredita que essas informações podem ser úteis para o seu supermercado? Agende uma demonstração do nosso software e comece a melhorar seus resultados agora mesmo!

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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