SUMÁRIO


Por em 11 de maio de 2021

Envio de SMS: 7 motivos para seu varejo apostar nesse canal

O seu varejo tem trabalhado de forma assertiva com o envio de SMS? Acredite: esse é um meio de comunicação que pode ser extremamente relevante para atrair, conquistar e fidelizar os clientes do seu supermercado. E já vamos te explicar os motivos para isso.

Brian Long,  CEO e cofundador da Attentive, falou na conferência virtual da National Retail Federation no início de 2021 que a disposição do consumidor em se envolver com as marcas por meio de mensagens de texto cresceu recentemente de 60% para 90%. Além disso, ele ressalta que mais da metade dos entrevistados disseram estar mais interessados ​​em receber mensagens do que há um ano.

Ou seja, o envio de SMS é algo que está sendo bem visto pelos consumidores em geral. Esse, por si só, já poderia ser um bom motivo para você começar a apostar nessa forma de comunicação. Porém, vai muito além disso. 

Mensagem SMS no varejo: comunicação clara, objetiva e assertiva 

As mensagens enviadas via SMS precisam ser curtas – de até 160 caracteres, – claras e com um objetivo muito bem definido.

Além disso, elas são uma forma de comunicação direta da sua marca com o cliente, permitindo que você se conecte com ele de maneira simples, ágil e segura.

Ajudando a tornar a experiência do consumidor mais positiva e completa, o envio de SMS pode ser feito com diversos propósitos, por exemplo:

  • Enviar de cupons de desconto, ofertas exclusivas e personalizadas;
  • Relembrar o seu cliente sobre a sua marca, mantendo a comunicação entre vocês sempre aberta;
  • Incentivar interações do seu cliente com o seu varejo;
  • Enviar pesquisas de satisfação;
  • Informar que algum produto que o seu cliente gosta voltou ao estoque; 
  • Fazer o resgate de clientes inativos
  • Enviar links que levem o seu cliente para os outros canais de comunicação, complementando as estratégias e-mail marketing e redes sociais, entre outros. 

Como você pode perceber, são diversas as formas que as mensagens SMS podem ser utilizadas para alavancar os resultados do seu varejo.

Para complementar, abaixo vamos listar as principais vantagens de apostar nesse meio de comunicação. Acompanhe!

7 motivos para o seu varejo apostar no envio de SMS 

1. Entrega imediata e alta taxa de abertura

Você sabia que, de acordo com dados da Connect Morgul, 90% das pessoas abrem todas as mensagens recebidas em seus celulares em no máximo 3 minutos após recebê-las? 

Além disso, as taxas de abertura das mensagens SMS chegam a 98%, o que ajuda a fazer com que esse meio de comunicação seja altamente efetivo quando você deseja se conectar de forma ágil e assertiva com o seu consumidor. 

Ao fazer um envio de SMS, as chances de você conseguir a atenção do seu cliente é grande. Por isso, aposte em um conteúdo que realmente valha a pena para não saturar a comunicação por este canal.

– Você também pode se interessar por: 7 dicas para usar SMS no varejo e aumentar suas vendas

2. Não precisa de internet para ser recebida 

Diferentemente de vários outros canais de comunicação – como as redes sociais, e-mail e o WhatsApp, por exemplo, – não é necessário que o cliente esteja conectado à rede de internet para receber o SMS enviado pela sua marca.

Isso faz com que esse seja um canal de comunicação de grande alcance e menores barreiras.

3. A mensagem SMS no varejo é totalmente rastreável 

Outro ponto extremamente positivo de apostar no envio de SMS é que as mensagens enviadas são totalmente rastreáveis. Ou seja: você consegue saber exatamente quem são as pessoas que abriram as mensagens e, a partir delas, tomaram a ação que você sugeriu no corpo da SMS.

Seja para baixar um encarte, visitar a loja mais próxima para aproveitar uma promoção ou responder uma pesquisa de satisfação: não importa. Você sempre conseguirá medir e rastrear os resultados do envio do SMS e, a partir disso, desenvolver outras ações de impacto para o seu varejo.

Exemplos de campanha via SMS

1. Você pode segmentar a sua base de clientes e mandar uma SMS apenas para aqueles que estão há mais de um mês sem ir até a sua loja. Nessa mensagem, você envia ofertas exclusivas para o CPF dessa pessoa. Se ela for até a sua loja nos próximos dias, isso significa que a sua ação de envio de SMS funcionou.

2. Está chegando o final de semana? Que tal segmentar a sua base de clientes e selecionar os consumidores que costumam adquirir carne e cerveja para aproveitar os dias de descanso? Você pode enviar uma SMS para eles com ofertas exclusivas e convidando-os para irem até a loja mais próxima para aproveitar!

3. Além das ofertas exclusivas, você também pode utilizar a SMS para enviar links para os seus clientes baixarem os encartes e tabloides da sua marca. Isso tudo será metrificável e você terá como saber quais dos consumidores fizeram o download do material.

Esses são apenas três exemplos de como o envio de SMS pode ser facilmente rastreado pelo seu varejo. Depois disso, cabe a você saber como utilizar esses dados a favor do seu negócio.

4. Não há a necessidade de uma equipe especializada para fazer o envio de SMS no varejo

É importante, sim, que o envio de SMS seja feito por pessoas que entendam bem esse meio de comunicação. Entretanto, não é necessário contar com toda uma equipe para desenvolver o conteúdo nesse canal.

É possível que as mesmas pessoas que cuidam das demais demandas de marketing – como as redes sociais, por exemplo, – consigam absorver essa demanda sem que ela sobrecarregue o time.

5. Leva o cliente para outros canais

O SMS é um excelente canal de comunicação para levar o seu consumidor para outros canais. Para isso, basta você adicionar um link no final da mensagem que leve o cliente para onde você deseja.

Você pode direcioná-lo para uma postagem em sua rede social, para o download do aplicativo do seu supermercado ou de um encarte, para o seu site, para uma pesquisa de satisfação, entre outros. 

Existem momentos em que o SMS é a “comunicação final”, ou seja, na própria mensagem você já escreve tudo o que deseja. Porém, lembre-se de que ela pode funcionar muito bem como uma “ponte” para levar o cliente para esses outros canais que citamos acima. 

6. Acompanha a tendência: diminuem as ligações, aumentam as mensagens

Você já deve ter recusado algumas ligações de números anônimos, desconhecidos e/ou indesejados nos últimos tempos, certo? O envio de SMS é algo que evita essa situação incômoda na hora de se comunicar com o seu cliente. 

Diferentemente das ligações indesejadas, as mensagens de texto, quando enviadas de maneira pessoal, cuidadosa e assertiva, ajudam a criar um ambiente seguro e agradável de interação e comunicação com o cliente. Isso tudo faz parte da experiência positiva que você gera no seu consumidor. 

7. O envio de SMS ajuda a atrair e a fidelizar clientes

Por fim, mas não menos importante, vale destacar que o envio de SMS pode te ajudar na hora de atrair e de fidelizar os seus clientes.

Esse é um excelente canal tanto para você manter seus consumidores atualizados sobre as suas campanhas de promoções em datas comemorativas importantes (como Dia das Mães, Black Friday, Natal, entre outros), quanto para ações mais rotineiras, exclusivas e segmentadas. 

Lembre-se de que é importante que os clientes tenham uma boa experiência ao se comunicarem com a sua loja via SMS. Mais do que isso, eles devem ter vontade de se cadastrar para receber suas mensagens e, também, comentar com seus familiares/amigos sobre isso. 

Se você envia promoções exclusivas via SMS, a chance dos clientes se interessarem e passarem essa dica para seu círculo social é muito grande. Por isso, garanta que você está utilizando bem o envio de SMS no seu varejo.

Pois bem… Gostou de saber um pouco mais sobre como fazer o envio de SMS no varejo? Ficou com alguma dúvida no assunto ou não sabe como começar a aplicar essa estratégia nos seus negócios?

Então aproveite e agende agora mesmo uma reunião gratuita com um dos nossos especialistas e saiba como a Mercafacil pode te ajudar a transformar o envio de SMS em uma poderosa estratégia de marketing para o seu supermercado.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]