Oportunidades

Fature mais com as oportunidades de abril: dicas para supermercados

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Um novo mês está chegando e com ele a chance para que você realize campanhas relevantes para o seu público e fature mais com as oportunidades de abril.

Aproveitar datas especiais de Abril para promover ações diferenciadas coloca seu negócio a frente da concorrência e incentiva o encantamento dos clientes, contribuindo com a fidelização.

Confira as principais datas que separamos pra você. Incluímos também algumas ações bônus, ao final do artigo. Boa leitura!

Fature mais com ações em Datas Comemorativas

07/04 Dia Mundial da Saúde 🍓

As pessoas estão desenvolvendo hábitos mais saudáveis e consumindo produtos mais benéficos para a saúde.

Assim, você pode aproveitar esta data para identificar os clientes que mais compram alimentos como frutas, verduras e legumes, e criar uma campanha segmentada com estes produtos.

Outra ideia, é você realizar o “Dia da Saúde” na sua(s) loja(s). Convide profissionais de saúde e promova uma ação gratuita ao longo do dia. 

Divulgue nas redes sociais, em banners físicos e oriente seus colaboradores a informarem os clientes. Você também pode fazer um estande fora da loja, para atrair mais pessoas possibilitar que a sua loja fature mais. 

10/04 Sexta-feira Santa 🙏

Esta é uma data importante para muitos cristãos e sempre antecede o domingo da Páscoa.

Apesar de ser uma data religiosa, você pode aproveitar este dia para promover campanhas promocionais de alguns produtos, mantendo o respeito que o dia pede.

Muitas pessoas possuem o costume de trocar as carnes de boi e frango, pelo consumo de peixe neste dia.

Assim, durante esta semana e mesmo no dia, sua loja pode divulgar a promoção de alguns produtos da Peixaria, por exemplo, com o objetivo que o seu supermercado fature mais no período. 

Você pode divulgar a ação de forma mais direta para clientes que já tem o costume de consumir frutos do mar. 

Geralmente não há como identificar a religião dos consumidores, por isso, se for enviar para toda a sua base de clientes, seja criativo e cauteloso. Uma boa dica é vincular outros produtos e sugerir um prato pro dia, como peixe com batatas no forno. 

12/04 Páscoa 🐰

Uma das datas mais lucrativas do ano, a Páscoa envolve um público muito grande que vai desde às crianças até os idosos.

Não há uma loja que não venda ovos de chocolate neste período. Por isso, você precisa ser criativo para se destacar e alavancar seu faturamento.

Uma dica importante é sempre estar atento às novidades do mercado. Você precisa ter os produtos que o seu público quer comprar, para que ele adquira com você e indique sua loja para conhecidos. 

Pense também no espírito de alegria da Páscoa. Ao entrar na sua loja, o cliente precisa passar pela experiência que o período pede. 

Por isso, você pode investir na decoração dos caixas, adereços para os colaboradores e demais ambientes. Seja criativo!

Muitos clientes consomem chocolates sem glúten ou lactose. Assim, fazer uma campanha segmentada, apenas para eles, é uma ótima forma de atingir um nicho diferente.

Você também pode promover eventos de contação de histórias para crianças, fazer um caminho com patas de coelho e divulgar horários para caça ao chocolate. 

Uma pessoa nunca irá até a sua loja para consumir apenas um produto se ela enxergar valor nas suas ações. Fature mais sendo criativo. Pense nisso!

24/03 Dia Internacional do Milho 🌽

Esta é uma daquelas datas pouco conhecidas, mas que pode gerar muito lucro para o seu negócio a partir de uma campanha.

Uma ação simples é identificar os clientes que mais consomem este produto e vincular uma campanha promocional a partir de uma quantidade mínima de itens comprados. 

Outra ideia, é incentivar o consumo de produtos relacionados a receitas que levam o milho como ingrediente principal. Bolo de milho, leva trigo. Curau, leva açúcar. Creme de milho, leva creme de leite. E assim por diante. 

Você também pode divulgar estas receitas nas suas redes sociais, estimulando assim o desejo dos clientes e transformando-os em necessidade. 

Bônus: fature mais com ações em Datas Sazonais de Abril

02/04 Campanha de Início de Mês 💰

Visto que grande parte das pessoas recebe seus benefícios nos primeiros dias do mês, os produtos tendem a ter uma saída maior neste período. 

Mesmo assim, você pode investir em campanhas para estimular ainda mais as vendas.

Uma ideia é você incentivar a realização de novos cadastros, uma vez que haverá mais pessoas circulando na sua loja. Assim, você estimula a retenção pelo Clube. 

18/04 Campanha por Categoria/Departamento 🍖

Com a passagem da Páscoa, chegou a hora de fazer uma campanha para retomar o consumo maior dos seus clientes. 

Uma boa ação para ser realizada neste dia é no departamento de Açougue. Por conta do fim de semana, as pessoas tendem a comprar mais carnes para churrascos.

Uma campanha de produtos correlatos à carne também é interessante neste dia. Que tal realizar uma campanha promocional de cervejas, por exemplo? 

Para todas estas estratégias, lembre de segmentar o seu público e enviar as ofertas principalmente para as pessoas que já consomem esse tipo de produto. 

23/04 Fature mais com ação de Resgate dos Inativos do Mês 👱

Um cliente que não está comprando na sua loja, tende a se sentir importante quando você lembra dele. 

Trabalhar o resgate de clientes inativos é importante, não só para aumentar suas vendas, mas também para atuar na retenção. 

Comece identificando o perfil de consumo desses clientes, quando eles compravam com você. Assim, você consegue realizar uma campanha com os produtos que eles já estão interessados.

Alguns cases de sucesso da Mercafacil mostram supermercados que conseguiram resgatar 60% dos seus clientes realizando ações relevantes e com foco em campanhas segmentadas. 

Quer continuar por dentro de como realizar ações diferenciadas para que o seu varejo fature mais? Assine nossa newsletter! 

Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico. Graduada em Marketing pela UNICURITIBA. Meu objetivo é levar informação relevante e transparente para o público do Gestão de Clientes.

Write A Comment