Por em 2 de julho de 2019
Dicas para supermercados: estratégias para aumentar vendas em agosto
Possuir estratégias para aumentar as vendas é fundamental para todos os supermercados que buscam resultados melhores.
Conseguir vender mais não se resume a apenas abaixar os preços e criar ofertas. Essas questões podem até ajudar, mas precisam ser pensadas estrategicamente para não terem um efeito contrário.
Por esse motivo, é muito importante possuir um calendário promocional e um planejamento de vendas.
Se o seu objetivo é aumentar a saída de produtos e impulsionar os seus ganhos precisa acompanhar o post de hoje. Confira algumas oportunidades para trabalhar no mês de agosto e vender mais no seu supermercado.
Como criar estratégias para aumentar vendas em agosto
É importante que você trabalhe estratégias de vendas durante o ano todo. É claro que em alguns meses existem algumas oportunidades que você pode aproveitar e criar ações diferentes.
Caso você tenha ações que não dependem de uma oportunidade específica, como ter um dia da limpeza, e elas tragam bons resultados certamente você pode mantê-las durante o ano.
Porém, aproveitar sazonalidades e algumas oportunidades pode fazer com que você impulsione suas vendas.
Confira algumas ideias de ações que separamos para você aproveitar as datas comemorativas do mês de agosto.
02/08 Início da Semana da Cultura Nordestina 🥘
Essa é uma data comemorativa que não é tão conhecida, mas mesmo assim pode contribuir para ampliar suas vendas.
Uma boa ideia para aproveitar a comemoração é utilizar a estratégia de merchandising e promover degustações no seu supermercado.
Você pode aproveitar que a data cai em uma sexta feira e convidar seus clientes para irem até a loja provarem produtos típicos da cultura nordestina.
Como alguns produtos podem até não ser muito conhecidos, você pode aproveitar para despertar a curiosidade dos clientes e impulsionar o aumento do ticket médio.
Outra opção é fazer a divulgação de receitas típicas do Nordeste. Para isso, você pode utilizar as suas redes sociais.
A sua publicação pode conter os ingredientes, o modo de preparo e claro um encarte digital com ofertas dos itens necessários para a preparação do prato.
Esse é um tipo de ação que mistura vendas com relacionamento, o que pode ser um ótimo caminho para sua estratégia de vendas.
05/08 Dia nacional da saúde 💪🚴♀
Promover a saúde é uma questão que não tem e nem precisa estar diretamente ligado a vender mais.
Você pode “apenas” mostrar para os seus clientes que se importa com o bem-estar deles, acima dessa relação de compra e venda.
Trabalhar esse relacionamento entre vocês pode contribuir indiretamente para o seu aumento nas vendas. Isso acontece, pois essa ação pode contribuir para o aumento na sua taxa de retenção e também de clientes fidelizados.
Esses consumidores tendem a gastar um valor mais alto no seu supermercado e assim, fazer com que você venda mais. Por esse motivo, trabalhar essa relação nessa data comemorativa certamente é um ótimo caminho.
Você pode, por exemplo, usar seus canais digitais para dar dicas de saúde para os seus clientes.
Entre essas dicas podem estar questões como: prática de exercícios físicos, alimentação, descanso e realização de consultas preventivas.
Se você preferir atuar fora dos ambientes digitais pode seguir essa mesma ideia. Basta produzir um folder com essas dicas e distribuir para os clientes que forem até a sua loja.
Outra ação para você colocar em prática no seu PDV é a realização de alguns exames básicos. Você pode convidar médicos e enfermeiros para realizarem procedimentos simples como aferir pressão, medir índice de glicemia no sangue e aplicar vacinas.
Confira uma ação que um dos nossos clientes colocou em prática:
11/08 Dia dos Pais 👴👱👨
O Dia dos Pais é a data comemorativa mais forte do mês e pode contribuir para movimentar vários setores da sua loja.
Se você já tem o hábito de mapear suas vendas, pode tirar ideias da suas vendas do ano passa no mesmo período.
Com isso, você pode analisar os resultados das suas ações e repetir as que trouxeram bons resultados. Já as que não tiveram um bom desempenho podem ser melhoradas ou descartadas.
A criação de um sorteio também pode ser uma boa opção para o seu supermercado. Você pode criar essa promoção de Dia dos Pais para estimular as vendas e também atrair mais clientes.
Para participar os clientes precisam fazer parte do seu programa de fidelização e a cada R$30,00 gastos na loja ganhariam um cupom para participar.
Uma ação como essa pode ajudar a aumentar as vendas, o ticket médio e também estimular os cadastros de clientes.
Como prêmio você pode criar um kit churrasco, por exemplo, ou até mesmo um vale compras na loja.
Outra boa opção para movimentar o seu supermercado é criar promoções em vários departamentos. Para isso, você pode identificar os produtos mais consumidos pelos clientes homens da sua loja.
Após isso você pode criar um encarte de dia dos pais e comunicar as ofertas desses itens. Além disso, você também pode utilizar o encarte para ofertar presentes para os filhos darem para os pais.
Uma ação mais voltada para o relacionamento com os consumidores também é bem vinda nessa data.
Você pode utilizar os seus canais digitais para parabenizar todos os pais que compram no seu supermercado. Inclusive pode distribuir algum brinde para os pais que forem junto com os filhos na loja nessa data.
25/08 Dia do feirante 🍎🍋
Os produtos de FLV são muito importantes para os supermercados e tem uma relação direta com as feiras.
Ao pensar nisso, você pode desenvolver ações que estimulem as vendas nesse setor da sua loja.
Uma boa ideia é trabalhar com segmentações e identificar quais são os clientes que consomem com frequência esse tipo de produto.
Após isso, você pode disparar via SMS ofertas no setor ou um encarte digital com esse produtos e outros relacionados.
Outra ação que você colocar em prática é um conteúdo em parceria com os seus fornecedores. O principal objetivo pode ser em mostrar a qualidade dos produtos desde a produção até chegar nas mãos do cliente.
Para isso, você pode utilizar materiais de comunicação na própria loja ou produzir vídeos com depoimentos dos fornecedores e publicar nas suas redes sociais, por exemplo.
28/08 Dia da Avicultura 🐔
Algumas datas comemorativas podem não fazer sentido algum para o varejo em geral, mas pode funcionar perfeitamente em supermercados.
O Dia da Avicultura é um desses exemplos, que certamente pode trazer mais vendas para a sua loja.
Para aproveitar essa data, utilizar segmentações pode ser um ótimo caminho para aumentar a efetividade das suas ações.
Utilizar as informações de compra desse setor na sua loja certamente podem contribuir para atingir os clientes certos.
Com os dados em mãos você pode planejar as suas ofertas de maneira estratégica e após isso enviá-las para quem compra na sua loja.
Outra opção é realizar ofertas em produtos relacionados, também com base nos dados de compra deste grupo de clientes que você já segmentou.
Essa também pode ser uma boa oportunidade para você propor ações de trade marketing para a indústria.
Utilizar a data para fazer uma comunicação mais atrativa e apostar em degustações podem ser boas ideias para aumentar suas vendas.
31/08 Dia da Nutricionista 🥗
As pessoas têm cada vez mais se preocupado em ter uma melhor alimentação. Não é atoa que o Brasil é um dos países que mais consomem produtos saudáveis no mundo.
No dia da Nutricionista certamente você pode aproveitar isso para criar estratégias de vendas para melhorar os seus resultados.
Apostar na divulgação de receitas saudáveis para várias refeições pode ser uma ótima opção para a data. Você pode publicá-las em suas redes sociais ou então colocar algumas delas no seu encarte.
Para complementar a ação você pode usar seus encartes para divulgar ofertas dos ingredientes selecionados.
Outro tipo de conteúdo que você publicar em seus canais digitais é sobre dicas de alimentação. É possível fazer posts sobre benefícios de consumir frutas e produtos naturais, por exemplo.
Lembre-se de tomar cuidado nesses posts para você não falar negativamente de outros itens da sua loja.
Uma ideia que também pode ser colocada em prática é convidar uma nutricionista para estar na loja neste dia. Com isso, essas dicas podem ser passadas para os clientes pessoalmente e eles também pode tirar as dúvidas que tiverem sobre o tema.
O que você achou dessas ideias de estratégias para aumentar vendas no mês de agosto? Lembre que é importante várias ações de relacionamento com as de venda em si, já que elas também podem contribuir para você vender mais.
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