Por em 22 de dezembro de 2020
3 dicas para acertar na hora de divulgar seu clube de descontos
Ter o seu próprio clube de fidelidade já é um grande passo para mostrar aos seus clientes que você se importa com eles. Porém, para que o clube tenha o sucesso esperado, é essencial que os seus consumidores saibam da existência dele. E então, como fazer para divulgar seu clube de descontos de maneira assertiva e que traga bons resultados para a sua marca?
É para te ajudar nessa missão que preparamos este material. Acompanhe!
Como divulgar seu clube de descontos?
Antes de tudo, só vamos reforçar o quanto pode ser importante para a sua marca ter o seu próprio clube de descontos. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), o número de cadastros em programas de fidelidade no Brasil cresceu 9,4% no segundo trimestre de 2019 quando comparado ao mesmo período de 2018.
A pesquisa também revelou que as empresas que possuem esses programas registraram um aumento de 17% do faturamento nesse intervalo, movimentando R$ 1,9 milhão no segundo trimestre de 2019 contra R$ 1,6 milhão no segundo trimestre de 2018.
Esses dados nos mostram que:
- Existem cada vez mais consumidores interessados em fazer parte de um clube de descontos exclusivo;
- Empresas que oferecem esses benefícios obtiveram um aumento de receita e estão mais antenadas, seguindo as tendências do mercado.
Ou seja: o clube de descontos é uma estratégia apreciada tanto pelos clientes, quanto pelas marcas.
Tendo maior conhecimento disso, é hora de saber como divulgar seu clube de descontos da melhor maneira possível.
3 dicas para divulgar seu clube de descontos
1. Use seus canais (digitais e tradicionais) com maestria
Como canais digitais são amplos, vamos separá-los em tópicos:
Como divulgar seu clube de descontos nas redes sociais?
Para divulgar seu clube de descontos, lembre-se de falar dele de maneira corriqueira em suas redes sociais, fazendo com que essa informação seja sempre lembrada pelos seus consumidores.
Além de fazer postagens mais institucionais explicando como funciona o seu clube de descontos e as vantagens que ele oferece para os seus clientes, – como o desconto imediato em certos produtos, – você pode fazer a divulgação de uma mercadoria da sua loja e sinalizar:
“Para clientes do nosso Clube de Descontos, esse produto sai de tantos reais por tantos reais”
Isso mostra, de maneira prática, concreta e direta a vantagem do cliente se cadastrar no seu Clube.
Como divulgar seu clube de descontos via meios de comunicação diretos?
Além das redes sociais, você não só pode, como deve, divulgar seu clube de descontos via outros canais de comunicação mais diretos, como SMS, e-mail e notificação push, por exemplo.
Esses canais fazem uma comunicação direta assertiva com o seu cliente, tornando esse contato mais pessoal.
Como divulgar seu clube de descontos em outros meios de comunicação online?
Ainda, você pode separar um espaço no seu site ou hotsite em para divulgar seu clube de descontos e explicar de maneira mais completa como ele funciona, quais são os benefícios para os clientes cadastrados, quais são os passos que o consumidor deve seguir para se cadastrar, entre outros.
Como divulgar seu clube de descontos por meio dos canais tradicionais?
Além dos canais digitais, também pode ser importante divulgar seu clube de descontos pelos veículos de mídia mais tradicionais, como outdoors, panfletos, encartes e, em alguns casos, rádio e tv.
Caso você já faça uso desse formato de divulgação, lembre-se de acrescentar a informação do clube de descontos nesses materiais.
2. Sinalize na sua loja
É importante que o cliente saiba que o seu estabelecimento tem um clube de descontos exclusivo logo que ele chegar na sua loja. Por isso, não hesite em sinalizar essa “novidade” no:
- Estacionamento;
- Passarelas;
- Entradas;
- Pontos próximos ao caixa;
- Espalhados em localizações estratégicas na sua loja.
3. Tenha uma equipe que saiba como divulgar seu clube de descontos
Todos os itens citados anteriormente são essenciais na hora de ter sucesso de divulgar o clube de fidelidade. Porém, se você não tiver uma equipe bem treinada, que saiba como estimular o cliente a se cadastrar no seu clube, você estará perdendo muito.
Por isso, é essencial contar com um time altamente engajado, que saiba na ponta da língua todas as características e vantagens do cadastro no seu clube de descontos. São os operadores de caixa e demais colaboradores que trabalham no supermercado que poderão “convencer” o cliente a se cadastrar no clube e, assim, fazê-lo decolar.
Neste cenário, nomear um funcionário para liderar o seu clube de ofertas pode fazer toda a diferença. É importante contar com alguém que:
- Engaje os colaboradores a participarem do desenvolvimento do programa;
- Incentive os profissionais a realizarem mais cadastros;
- Estimule a divulgação do clube para torná-lo mais reconhecido.
Para ter sucesso nessas ações, que tal fazer uma ação de gameficação?
Para incentivar os os funcionários a cadastrarem e identificarem clientes no PDV, uma ação de gameficação, ou seja, de “campeonato”, pode aumentar o engajamento da equipe.
Como prêmio, você pode dar um vale-compras ou um presente especial para o funcionário que obteve mais sucesso na hora de cadastrar mais clientes, por exemplo.
Pronto para divulgar seu clube de descontos?
Gostou de saber um pouco mais sobre como ter sucesso na hora de divulgar o seu clube de Descontos? Ademais, ficou com dúvidas sobre o assunto ou, ainda, está em busca de ter o seu próprio clube de fidelidade? Então Entre em contato com um de nossos consultores e saiba como podemos te ajudar.
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]