Por em 29 de janeiro de 2019
Decomposição de faturamento: a fórmula para descobrir problemas e melhorar resultados
A decomposição de faturamento precisa fazer parte da rotina dos supermercadista. Você já ouviu falar sobre isso? Se você já é um cliente Mercafácil deve estar habituado à fórmula.
Ela é de grande valor, pois tem muita importância para identificar possíveis problemas na sua loja. Afinal, quem não quer uma forma de encontrar os pontos a serem melhorados na sua empresa, não é mesmo?! Ou mesmo saber o que exatamente tem impactado no faturamento?!
Por conta disso não deixe de acompanhar o nosso post de hoje, temos um convite especial para você!
Como fazer o cálculo da decomposição de faturamento
A decomposição de faturamento leva em conta alguns fatores para chegar aos seus resultados. Dentre os pontos que entram nesse cálculo estão envolvidos também alguns setores da loja, são eles: o proprietário, comercial e marketing.
Isso acontece porque a decomposição de faturamento, como falamos anteriormente, tem a função principal de identificar problemas. Como consequência disso, o ideal é que seja tomada uma decisão para resolver aquela questão.
Você pode calcular a decomposição de faturamento por meio da seguinte fórmula:
Faturamento = Ticket médio x Nº de cupons
Com relação ao ticket médio é preciso considerar o valor médio dos produtos vendidos e a média de itens na cesta dos seus clientes. Já sobre o número de cupons é necessário avaliar número de clientes únicos e a média de compras por cliente.
É fundamental também levar em conta esses dados, pois após isso é preciso realizar ações na loja para resolver os problemas identificados.
Tipos de ações que podem ser feitas a partir da decomposição de faturamento
As ações que forem trabalhadas precisam corresponder com o que foi identificado como problema na sua loja. Se o ponto negativo foi encontrado no ticket médio e o que o compõe, a ação precisa ser destinada especificamente para isso. Da mesma forma, se o problema for o número de vendas, a ação deve ser direcionada para melhorar esse indicador.
Ação para o aumento do ticket médio
Para aumentar o ticket médio é preciso trabalhar separadamente os fatores que o compõe, que são: valor médio dos produtos vendidos e média de itens na cesta.
Na situação de aumento do valor médio dos produtos vendidos, a solução é estimular a compra de produtos com um valor mais elevado. Para isso você pode impulsionar a venda de produtos de maior valor agregado e também produtos da curva A.
Para aumentar a média de itens na cesta você irá precisar adotar outras estratégias. Uma boa opção é trabalhar com combos de produtos, como promoções de leve 3 e pague 2.
Outra ideia é adotar uma estratégia de cross selling, que são as vendas casadas. Para essa opção você pode usar o próprio layout de loja para estimular esse tipo de compra. Um bom exemplo, é deixar bebidas, como refrigerantes e cervejas, próximas a itens de churrasco.
Ou seja, a decomposição de faturamento pode contribuir para sua estratégia de precificação, mix de produtos e também para o trade marketing da sua loja.
Ação para o aumento do número de cupons
Ações desse tipo lidam ainda mais diretamente com os clientes e suas compras. Isso acontece, pois será preciso aumentar o número de clientes únicos e também a média de compras dos clientes.
Para o aumento de clientes, a ideia é trabalhar dois tipos de ações, são elas: aquisição e retenção de consumidores. Para isso, uma solução de gestão de clientes pode ser muito útil na sua loja.
É importante equilibrar o número de ações para que a retenção se mantenha aumentando, pois ela pode também estimular o aumento do ticket médio, por exemplo. Além disso, é claro que também é necessário aumentar a sua base de clientes.
Sobre a questão de média de compras por cliente, você vai precisar estimular um maior número de visitas a sua loja. Uma das melhores opções para isso é trabalhar de maneira recorrente com campanhas segmentadas.
Webinar | Decomposição de faturamento
Depois dessa pequena introdução sobre esse tema que certamente pode contribuir muito para os supermercados, chegou a hora do nosso convite.
A Mercafácil preparou uma palestra online gratuita para acabar com todas as suas dúvidas sobre a decomposição de faturamento. Será no dia 31 de Janeiro de 2019 às 15 horas (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pelo Youtube.
Os temas tratados serão:
- O que é decomposição de faturamento;
- Com qual frequência você deve utilizar essa fórmula e em quais situações ela pode te ajudar a vencer problemas;
- Descubra quais ações você pode fazer para corrigir os problemas encontrados pela decomposição de faturamento;
- Quem são os profissionais indicados para trabalhar com essas informações;
- Os 3 pilares de aumento de faturamento e como utilizar essas informações junto com a fórmula;
- Como gestão de clientes pode lhe ajudar durante esse trabalho;
- Ações para colocar em prática e melhorar resultados.
Para trazer o melhor conteúdo possível para você, contaremos com dois especialistas no assunto:
- Bruno Leal, CSO e Cofundador da Mercafácil, empresa líder no Brasil em Gestão de Clientes para supermercados.
- Eric Ansai, especialista em varejo e Consultor de Sucesso do Cliente na Mercafácil.
Você não pode perder essa oportunidade que certamente pode contribuir para a melhora dos resultados da sua loja. Para se inscrever basta acessar o link e aproveitar o conhecimento!