Por em 23 de outubro de 2018
Comportamento de compra do consumidor no supermercado: o que tem mudado?
O comportamento de compra do consumidor tem mudado consideravelmente nos últimos anos em praticamente todos os setores.
Segundo o presidente da Varese Retail, Alberto Serrentino, as pessoas tem morado cada vez mais sozinhas e o ritmo mais intenso da rotina tem afetado suas compras. A escolha agora tende a ser por locais mais práticos para compras rápidas, por exemplo.
Entenda melhor como essa mudança no comportamento de compra tem mudado o foco do varejo.
Mudanças no comportamento do consumidor
Uma das principais causadoras dessa transformação na compra de produtos é a tecnologia por conta das facilidades que ela trouxe ao mercado.
As empresas para se adequarem ao novo mercado já têm aderido a novas tecnologias e estratégias para atingir esse novo tipo de consumidor.
Confira algumas mudanças no comportamento de compra que já foram identificadas:
Consumidor e a busca por experiências
Os supermercados são recorrentes na vida dos clientes. Por isso, a tarefa das empresas é fazer com que essa “obrigação” se torne o mais prazerosa possível.
Para isso as tecnologias têm sido muito aplicadas, principalmente para a experiência se tornar marcante para o consumidor.
Outro fator muito importante é ter um bom layout de loja para facilitar a vida agitada dos clientes.
O resgate da “essência humana”
Nem só de tecnologias os seus clientes vivem. Por mais que elas estejam presentes praticamente o tempo todo em nossas vidas, o contato humano ainda é valorizado.
Uma empresa é feita por pessoas e vende para outras pessoas, então essa relação de comunicação entre elas precisa existir. Aproximar o relacionamento com os clientes é fundamental.
Os funcionários da loja precisam estar comprometidos com a postura humanizada que a empresa precisa adotar. O seu supermercado pode ter todas as últimas tecnologias, mas um atendimento ruim pode colocar tudo a perder.
Esse ainda é um ponto muito importante para os clientes. Principalmente pela ida ao supermercado ser uma situação rotineira.
Consumidor mais autônomo
Os avanços tecnológicos possibilitaram tanto a evolução das empresas, como das pessoas.
Hoje o consumidor tem maior conhecimento sobre suas opções e até sobre o que as empresas têm disponível para oferecer uma melhor experiência de compra.
Inclusive o contato entre a empresa e o cliente agora costuma ser mais direto, especialmente por causa das redes sociais. Essa facilidade no contato pode ter os lados positivos e também negativos.
Se a sua empresa oferecer uma boa experiência certamente o consumidor irá comunicar isso para pessoas próximas e até mesmo nas redes sociais. Porém, caso tenha um experiência ruim fará o mesmo.
A tecnologia deu poder ao consumidor em aspectos como escolha de produtos, voz ativa sobre a compra e comparação de preços.
Aparentemente isso só tende a aumentar no mercado atual e as empresas que não se atentarem a essa situação irão perder mercado.
Por conta disso, é muito importante conhecer esse novo comportamento do consumidor.
Busca por maior conveniência
Com uma rotina cada vez mais agitada e menos tempo para as tarefas comuns, opções convenientes têm ganhado espaço no mercado.
Isso fica muito evidenciado em uma pesquisa feita recentemente pela CVA Solutions com mais de sete mil pessoas. Dos entrevistados, 18,3% disseram que compraram algum produto de supermercado para receber em casa, por meio de aplicativo. Mais relevante do que isso, é que em 2017 a mesma pesquisa identificou quase a metade desse tipo de compra, com 9,9%.
Essa é apenas uma mostra do quanto a tecnologia tem entrado de vez no setor de supermercados para entregar uma melhor experiência de compra aos clientes.
Na mesma linha, os e-commerces também têm se fortalecido no segmento e o assunto já começou a entrar no radar dos grandes grupos supermercadistas.
Tudo na busca por maior conveniência para quem compra, que agora pode ser feita completamente sem sair de casa. Desde a escolha dos produtos até o recebimento dos produtos em casa.
Troca de compras mensais por compras semanais
O chamado abastecimento fracionado, que é a realização de compras semanais, tem crescido atualmente.
Nesse cenário, as lojas de proximidade, que visam atender às compras pontuais, diárias ou semanais, têm se consolidado no mercado.
Talvez essa seja uma das principais mudanças desse novo comportamento de compra do consumidor. Essa questão está diretamente ligada à rotina intensa e ao grande número de pessoas que moram sozinhas.
Empresas que já se atentaram a essa demanda
Grandes empresas, como Carrefour e Grupo Pão de Açúcar (GPA), já abriram lojas nesse modelo que visa a praticidade.
As lojas pretendem oferecer uma melhor experiência de compra em um espaço reduzido. Como estratégia, têm se posicionado em bairros de grandes cidades, com alto fluxo e fácil acesso.
O Carrefour já tem apostado muitas fichas nesse tipo de loja. Atualmente já contam com lojas do tipo express, que tem em média 200m², com foco em produtos de reabastecimento pontual. Além disso, possui também as lojas market, com 500m² e que apostam em uma maior variedade de produtos e itens frescos.
Essa última loja, permite que o consumidor possa fazer suas compras apenas lá durante todo o mês.
Como se preparar para atender ao novo comportamento de compra do consumidor
Sua empresa terá que se comprometer para que a mudança realmente dê certo. Dessa forma, os consumidores certamente irão continuar a comprar na sua loja e, consequentemente, se tornarem fiéis à sua marca.
Saiba como sua empresa pode se preparar para atender o comportamento atual dos clientes da sua loja:
Identifique as características do seu cliente
Conhecer os seus clientes é uma das suas principais tarefas, pois dessa forma você pode oferecer para ele uma experiência personalizada de compra.
Identificar a sua frequência de compra ou os hábitos de consumo, por exemplo, vai facilitar o seu trabalho na hora de entender as necessidades de quem compra com você.
Para isso, uma solução de gestão de clientes como a da Mercafácil pode ser o seu braço direito na hora de conhecer seus consumidores.
Com o apoio dessa tecnologia você pode se adaptar a esse novo estilo de compras no supermercado. Por meio de maior praticidade ao personalizar ofertas e mais comodidade ao antecipar as necessidades do cliente.
Vale lembrar que essas questões têm grande importância no novo comportamento de compra do consumidor.
Analise se sua marca tem condições de atender a essa demanda
Mesmo que você conheça o novo comportamento do consumidor precisa observar como a sua empresa pode se adequar a ele.
Os novos formatos de loja que visam maior praticidade para os clientes, por exemplo, nem sempre se encaixam no orçamento da empresa ou mesmo nas necessidades dos seus atuais clientes.
Esse tipo de loja exige um alto custo de logística, por precisar de um reabastecimento diário, por não possuir grande espaço para estoque.
Mesmo que essas lojas tenham espaço para se consolidar nesse novo mercado, você precisa analisar a viabilidade do negócio.
Antes de tomar qualquer decisão é preciso identificar o que está dentro da realidade da sua empresa. Existem diversas opções para oferecer uma boa experiência de compra ao novo comportamento do consumidor.
Busque uma que esteja dentro das suas condições e tente viabilizar isso o quanto antes para não ficar para trás.
Fique sempre atento ao novo comportamento de compra do consumidor
Essa mudança no comportamento do consumidor tem grande relação com os avanços tecnológicos dos últimos anos.
A tecnologia mudou muito rápido e da mesma forma foi com o consumidor. A tendência é que isso continue dessa forma por mais tempo, então sua empresa deve estar atenta a essas mudanças.
Lembre-se de que a tecnologia precisa ser usada a seu favor e no mercado já existem opções. Os softwares de gestão de clientes e aplicativos, por exemplo, são opções que têm se consolidado e que podem trazer bons resultados.
Se manter atualizado e atento às novas possibilidades para os supermercados precisa se tornar uma rotina na sua empresa. Comece agora a se preparar para esse novo varejo e baixe nosso guia de como utilizar Business Intelligence com CRM para aumentar vendas.