Por em 17 de outubro de 2019
Dicas para supermercado: oportunidades de novembro
Descobrir como atrair clientes certamente é uma tarefa diária para os supermercadistas. Lembre-se que na atração de clientes estão incluídos os novos, ativos, inativos e até os perdidos.
Construir um bom relacionamento com os clientes é uma das melhores formas para atrair mais clientes para a loja, além de ofertas e promoções, claro. Por isso, as datas comemorativas de cada mês podem ser suas aliadas na atração mensal.
Neste post, entenda como atrair clientes nas datas comemorativas de novembro, mas também nas oportunidades que o mês oferece.
Como atrair clientes aproveitando os períodos do mês
Dificilmente você irá se comunicar com os seus clientes da mesma maneira do início ao fim do mês. É importante montar uma estratégia para lidar com cada período e ter melhores resultados.
Lembre-se que é importante manter o contato com o cliente mensalmente para que ele se torne fiel ao seu supermercado. Veja como você pode manter essa comunicação com quem compra na sua loja ao longo do mês:
01/11 a 05/11 Início do Mês
s
O começo do mês certamente é o melhor momento para saber como atrair clientes para o seu supermercado. Principalmente, por ser o momento que geralmente os clientes recebem o salário, vale alimentação, vale refeição.
Nesse período do mês, aposte em ofertas mais “agressivas” para os clientes aumentarem o ticket médio e a quantidade de itens na cesta.
Aqueles clientes que estão sem comprar a algum tempo (inativos) também podem ser resgatados nesse momento. Tanto para perdidos, quanto para inativos é válido você buscar quais produtos eles mais consumiram em sua loja e enviar descontos especiais para eles desses itens.
16/11 Campanha Segmentada
A metade do mês chegou e você já tende a ter dados o suficiente para estimular os seus clientes a comprarem.
Para manter os clientes ativos, é uma ótima opção enviar ofertas de produtos que eles costumam consumir com certa frequência. Segmentar por hábitos de consumo tende a trazer ótimos resultados para todos os clientes.
Identificar os produtos mais consumidos na primeira metade do mês e fazer um encarte com eles, pode ser uma boa opção. Além disso, você pode tentar relacionar outros itens com menor saída, por exemplo com a criação de kits de produtos.
Para estimular o aumento de ticket médio, uma boa alternativa é realizar promoções do tipo leve 3 e pague 2 ou com descontos progressivos.
Independente do tipo de oferta escolhida, esse é um bom momento para utilizar segmentações para disparar campanhas de estímulo à compra.
20/11 Resgate de Inativos
O fim do mês está próximo e você precisa estar atento aos clientes com risco de ficarem inativos, ou seja, aqueles que compraram no mês passado, mas que até essa data ainda não compraram.
Além desses clientes, você deve tentar trazer aqueles que já estão há mais de 30 dias sem comprar na loja. Lembre-se que quanto antes você entrar em contato com ele, mais chances tem de conseguir resgatá-lo.
Uma boa opção tanto para os clientes com risco de ficarem inativos quanto para os que já estão inativos é uma campanha segmentada. Você pode aplicar o filtro de hábitos de compra desses clientes, entender produtos mais consumidos ou categorias e a frequência de compra. Depois é só enviar sua campanha.
Como atrair clientes com as datas comemorativas do mês
Realizar diferentes ações constantemente é a melhor forma de fazer com que os clientes continuem a comprar na sua loja. Uma das melhores opções é aproveitar as datas comemorativas de cada mês.
Nesses dias especiais, você pode aproximar seu relacionamento com o cliente e também estimular as vendas. Além disso, pode trabalhar ações que busquem reter e fidelizar os clientes da sua loja.
Confira alguns exemplos de ações para as datas comemorativas de outubro:
01/11 Dia Mundial do Veganismo
O veganismo tem sido muito difundido nos últimos tempos e agora tem até um dia especial para a sua comemoração.
Você pode aproveitar a repercussão positiva que as receitas têm nas redes sociais e publicar uma receita vegana em sua página. Não se esqueça de criar um encarte com todos os ingredientes para atrair clientes para o seu supermercado. E se forem divulgados com ofertas, melhor ainda!
Outra opção é preparar uma degustação de produtos veganos para os seus clientes nessa data. Você pode divulgar o evento nas suas redes sociais ou enviar um SMS para convidar os clientes para o evento. Aproveitar o dia para colocar todos os produtos veganos da loja em promoção também pode ser bem atrativo.
02/11 Finados
Nesse feriado, muitas pessoas homenageiam finados próximos e geralmente o produto escolhido para a homenagem são as flores. Você pode movimentar o setor de floricultura da sua loja nesta data com produtos bonitos e com opções de personalização. E claro, não se esqueça dos preços atrativos para os clientes.
Nas redes sociais da sua loja você pode fazer uma publicação sobre saudade, por exemplo, para que seus clientes compartilhem e sua página tenha engajamento.
Essas ações tem como resultado uma maior aproximação dos clientes e torna sua empresa mais humana, pois demonstra que ela se importa com os consumidores da loja.
06/11 Dia Nacional do Riso
Você pode aproveitar essa data mais descontraída para aproximar o seu relacionamento com os clientes.
Uma postagem nas redes sociais da sua loja pode ser uma boa opção para esse dia. Uma alternativa é fazer uma publicação com alguma piadinha ou sobre os benefícios do riso.
Apostar em uma campanha para atrair os clientes também pode trazer bons resultados. Uma ideia é fazer algo como “Rindo à toa com a economia do clube de descontos” e divulgar um encarte com grandes descontos para os clientes cadastrados.
10/11 Dia do Trigo
Essa data tem relação com um dos principais setores dos supermercados, a padaria.
Promoções nesse setor durante o dia deve trazer ótimos resultados para sua loja e pode ser muito útil para atrair mais clientes. Para comunicar, você pode utilizar os sentidos dos clientes para chamar atenção, como “hoje, pão quentinho e bolinho da vovó fresquinhos de hora em hora”.
Aproveite que a data cai em um sábado e convide os seus clientes para uma café da manhã na loja. Você pode estimular as vendas durante a ação com ofertas surpresas dos produtos da padaria e também em setores relacionados.
12/11 Dia do Supermercado
Obviamente você não pode deixar essa data passar em branco no seu supermercado.
Como a data cai em uma segunda feira, você pode fazer promoções na loja durante toda a semana. Dar um nome para a ação, como “Semana do supermercado”, pode ser interessante. Assim, em cada dia você faz descontos em um setor da loja, por exemplo.
Se preferir por uma ação apenas no dia, vale um fazer um encarte exclusivo e enviar para toda a sua base de clientes. Você pode optar por um evento na loja, com degustação de produtos e outras ações de relacionamento com o público.
Um sorteio também pode ser uma boa alternativa. Você pode adotar uma regra que a cada 50 reais gasto em compras o cliente ganha um cupom para participar. Uma ideia é começar a ação com antecedência e o ganhador ser premiado no dia do supermercado. Por exemplo: o sorteio pode começar na última semana de outubro.
15/11 Proclamação da República
Mais um feriado no mês de novembro, mas dessa vez ele será prolongado, pois cai em uma quinta-feira.
As temperaturas já estarão altas nesse mês, então apostar em produtos como frutas e bebidas frias, alcoólicas e não alcóolicas, para realizar ofertas pode ser uma boa opção.
Promoções nos produtos para churrasco também sempre têm destaque nos feriados e dessa vez não pode ser diferente.
Na plataforma Mercafácil, você pode, por exemplo, segmentar os clientes que compraram esses itens nos últimos 90 dias. E após isso, enviar ofertas para esses consumidores.
17/11 Dia da Criatividade 💡
Que tal apostar em uma estratégia diferente para realizar ações no seu supermercado? O Dia da Criatividade pode ser uma excelente opção para colocar essa estratégia em prática.
Uma possibilidade é criar um concurso valendo um vale compras, por exemplo. Uma opção é promover um concurso de fotos para os clientes.
Como critério para definir o vencedor, você pode escolher a foto mais criativa publicada na sua loja para ganhar o prêmio.
Vale a pena aproveitar a oportunidade para movimentar suas redes sociais pedindo para que os clientes marquem a loja e compartilhem a publicação sobre o concurso.
19/11 Dia Internacional do Homem
Uma campanha segmentada por gênero provavelmente é a melhor alternativa para essa data comemorativa.
Você pode criar um encarte especial dos produtos mais consumidos pelos homens e também de itens do setor de perfumaria.
Outra opção é fazer o sorteio de um kit churrasco para os homens que compraram algum produto no mês anterior. Essa ação pode contribuir para atrair mais clientes e aumentar as vendas do seu supermercado.
Uma ideia mais focada em relacionamento é distribuir um brinde para os homens que forem até a loja nesse dia. Também pode ser uma boa opção tentar parcerias com a indústria para promover ações.
22/11 Dia do Músico 🎸
Se você acompanha o nosso portal com frequência, certamente já sabe da importância de trabalhar ações de relacionamento com o consumidores.
Já que esse tipo de ação pode ter resultados tão positivos quanto campanhas voltadas diretamente para vendas.
Vale lembrar que atuar nas duas frentes pode trazer resultados ainda melhores para sua loja. No dia do músico você tem uma ótima oportunidade para colocar isso em prática.
Como em 2019 a data cai em uma sexta-feira que tal promover um happy hour com música ao vivo no seu supermercado?
Para movimentar o evento, você pode fazer parcerias com food trucks ou lanchonetes da sua cidade, por exemplo. Outra opção é entrar em contato com as indústrias para realizar ações de degustação de produtos.
Uma ação mais interativa com os clientes também é uma boa possibilidade. Para isso, uma boa opção é utilizar as redes sociais da sua loja.
Você pode criar uma publicação sobre a data comemorativa e pedir para os clientes comentarem músicas da preferência deles. Com essas informações coletadas é possível criar uma lista de músicas para tocar na loja durante o dia.
25/11 Dia do Doador de Sangue
Nessa data você pode apostar em uma ação de branding. Afinal, é sempre bom trabalhar ações que humanizam a marca.
Uma ótima iniciativa nesse dia é separar um espaço na sua loja para realizar doação de sangue. Você pode entrar em contato com uma unidade de saúde próxima ou até mesmo com a secretaria de saúde da sua cidade para organizar essa ação.
Outra opção é tornar sua loja como ponto de encontro para as vans que levam as pessoas para doarem. Assim, você combina determinados horários de saída das vans e divulga para seus clientes.
Aposte também nas suas redes sociais. Você pode fazer uma postagem de incentivo à doação e também de conscientização sobre a importância da doação de sangue.
Lembre-se que construir um bom relacionamento com o cliente ajuda na retenção, fidelização e também nas vendas, mesmo que indiretamente.
29/11 Black Friday
A cada ano que passa a Black Friday tem ficado mais popular no varejo. Por conta disso, existe uma grande variedade de estratégias que você pode usar para vender mais nessa data.
Primeiro, você pode adaptar a sua linha de comunicação na loja com cartazes referentes à data, as etiquetas de preço, adesivos no chão, entre outras ações. Vale fazer o mesmo com o seu perfil nas redes sociais.
Uma opção é oferecer descontos progressivos: na compra de um item, o cliente tem certa porcentagem de desconto, mas ao comprar em maior quantidade esse desconto aumenta.
Vale a pena criar um encarte especial para a data e enviar por SMS ou e-mail para os clientes ativos e os inativos recentes da sua base.
Para os clientes inativos há mais tempo ou perdidos, você pode apostar em cupons de desconto ou ofertar produtos segmentados com base nos hábitos de consumo deles.
Confira um exemplo de mensagem que você pode enviar para os seus clientes:
Ola Pedro, amanha tem Black Friday no MERCADO ! PRODUTO 1 VALOR $$$$, PRODUTO 2 VALOR $$$$! Venha aproveitar estas e muitas outras ofertas
Se você tiver um e-commerce, também vale criar páginas específicas para as promoções. Você pode, por exemplo, dividir os produtos de acordo com a porcentagem de desconto. Outra prática bem aceita é, neste dia, oferecer frete ou entrega grátis para os clientes.
Essas ações podem ser boas formas de atrair clientes para a loja e também estimular as vendas.
Agora que você já sabe como atrair clientes e como vender mais no mês de novembro, não deixe de assinar nossa newsletter para receber primeiro as dicas do próximo mês.