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Confira os principais assuntos tratados na NRF 2020

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A NRF 2020 como de costume trouxe a tona os assuntos de maior relevância para o varejo. Neste ano, a feira atraiu mais de 30 mil pessoas para a cidade de Nova York de 11 a 14 de janeiro.

Todos os anos a feira revela alguns pontos que serão tendências para o ano e também para o futuro do mercado.

Em nosso post de hoje, separamos alguns dos assuntos mais comentados na NRF 2020. Acompanhe até o final e fique a atento aos assuntos que já podem ser aplicados no seu supermercado.

Principais temas NRF 2020

Relacionamento com o cliente

Esse é um tema que já não é novidade em nossas publicações e a tendência é que ele seja cada vez mais frequente.

O perfil do consumidor não é o mesmo de alguns anos atrás e certamente você já notou isso, principalmente se já atua a vários anos no varejo.

O comportamento de compra tem mudado consideravelmente e as lojas que não perceberam essa situação já começaram a perder mercado.

Para entender como essa relação precisa ser é só pensar em como funcionavam as lojas antigamente. O dono geralmente conhecia praticamente todos os clientes e os itens que mais consumiam.

Por exemplo, vamos imaginar que um consumidor compra um tipo de peixe com frequência na sua loja. Quando uma nova remessa desse produto chegasse na loja, o proprietário poderia avisar ao cliente assim que ele chegasse à loja.

Hoje para que isso aconteça a tecnologia é fundamental. Cadastrar, identificar e fazer a gestão do comportamento dos clientes é uma tendência e supermercados que já adotaram essa prática, já tem alcançado ótimos resultados, confira aqui.

Uma outra questão importante é a presença digital do estabelecimento. Muitos consumidores já têm o hábito de consultar preços, ofertas, recomendações e até mesmo conteúdos das lojas que frequentam.

Então, caso sua loja não possua canais digitais ativos a sua relação com o consumidor pode ficar mais distante.

Para entender mais sobre a importância do relacionamento com o cliente confira este post sobre o assunto.

Uso Dados

Esse assunto tem uma relação bem próxima com a questão de relacionamento com os clientes. O uso de dados dos consumidores é o que vai permitir uma relação mais próxima e também uma melhor experiência de compra para eles.

Os dados também são fundamentais para gestão do varejo como um todo. Áreas como estoque, financeiro e comercial, podem melhor muito os seus resultados se criarem um planejamento com base na coleta e análise de informações.

Para os brasileiros esse ainda tem ainda mais relevância já que em agosto deste ano começa a vigorar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Experiência de compra do consumidor

O momento de compra tem ganhado uma atenção maior dos varejistas ao longo dos anos. Isso tem acontecido, principalmente por conta do avanço nas experiência de compra online.

No ambiente digital, as lojas se preocupam em oferecer uma compra prática, sem interferências e com a melhor experiência para o cliente final. Tudo isso, funciona como uma estratégia para que ele retorne a compra em uma mesma loja online.

Essa prática é bem comum nesse tipo de loja e as que não utilizam, certamente tem resultado bem abaixo das outras.

A busca do consumidor por essa praticidade e experiência já chegou até as lojas físicas. Assim, da mesma forma, os estabelecimentos que não a fornecerem podem perder vendas.

Nesse cenário o uso de tecnologia é inevitável para realmente transformar a experiência de compra nas lojas físicas.

Confira alguns exemplos:

  • Scanner produtor via QR Code para obter mais informações;
  • Métodos de pagamento digitais;
  • Aplicativos;
  • Caixas de autoatendimento;
  • Uso de dados para criação de ações personalizadas;

Esses são apenas algumas das tecnologias que podem ser utilizadas no varejo. Atualmente já existem lojas que operam de maneira completamente digital como a Amazon Go, por exemplo.

Varejo Omnichannel

Na NRF 2020 também foi falado sobre o famoso omnichannel ou multicanal. Na prática essa estratégia já tem caminhado bastante nos últimos anos e tem tudo para ser algo comum em breve.

Esse tópico também tem uma relação bem próxima com a preocupação em melhorar a experiência de compra.

De forma resumida, o que a lojas precisam colocar em prática é uma integração entre todos os seus canais, sejam eles de venda, comunicação ou distribuição.

Com isso, surgem novos métodos de venda para os produtos. Esses novos formatos de compra, tem como objetivo dar mais possibilidades ao clientes, para que ele escolhe a que melhor lhe atenda.

Os que aparecem com maior destaque são a compra online e retirada na loja e a compra online e o recebimento dos produtos em casa.

Sua loja já está preparada para implementar soluções como essas? Ou então, você já investe em algum dos tópicos que foram comentados neste post?

Deixe o seu comentário sobre as suas impressões das tendências apresentadas na NRF 2020.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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