Por em 11 de fevereiro de 2021
Como manter o cliente engajado após o cadastro no clube de desconto?
O que fazer para garantir que o clube de descontos do seu supermercado seja um sucesso? Os caminhos a serem seguidos são vários. Porém, existe algo comum a todos eles: a importância de contar com o cliente engajado, que se cadastra, utiliza e valoriza o clube de fidelidade do seu varejo.
Por isso, mais do que implementar o clube de descontos e saber como divulgá-lo com maestria, é essencial que você saiba como mantê-lo em alta, sendo sempre lembrado e utilizado pelos seus clientes.
E é para te ajudar nessa missão de ter o cliente engajado no seu clube de descontos que preparamos este material. Acompanhe e veja nossas dicas para você garantir que o seu clube seja um grande diferencial para o seu negócio.
5 dicas para manter o cliente engajado após ele se cadastrar no clube de descontos do seu supermercado
1. Faça uma comunicação visual na loja que destaque as ofertas do clube
É claro que é de extrema importância o seu varejo marcar presença nas redes sociais (falaremos mais disso abaixo!) e em demais canais de comunicação. Porém, para garantir o sucesso do seu clube de descontos, é essencial divulgá-lo na sua loja.
Por isso, aposte em uma comunicação visual clara e chamativa para o seu clube. Coloque placas no estacionamento, nos acessos, na entrada e em corredores estratégicos do seu PDV.
Ainda, lembre-se de destacar os produtos que estão em promoção com placas do tipo:
“[nome do produto] R$5,99. Para quem é cliente do Clube [nome do clube], o produto sai por R$4,50”
Dessa forma, você terá mais sucesso para manter o cliente engajado com o seu Clube. Afinal, basta ele chegar no seu PDV que ele lembrará dos grandes benefícios em ser cliente do seu varejo.
Também, nos seus encartes, destaque os valores diferenciados para quem é membro do clube e demais benefícios oferecidos pelo seu supermercado.
Ainda, lembre-se de que existem os clientes que não utilizam redes sociais e outras formas de comunicação mais modernas. Para eles, o canal de relacionamento mais relevante é o físico. Ou seja: as placas, encartes e demais sinalizações feitas na sua loja.
2. Tenha uma equipe engajada – e que compreenda a importância de pedir o CPF/identificação dos clientes
Outra forma de manter o seu cliente engajado com o clube de descontos é contar com uma equipe bem treinada, proativa e que entenda muito bem o funcionamento do seu clube.
Os profissionais devem ficar atentos e estar dispostos a ajudar o cliente. Se ele chegar até o PDV buscando por um produto que viu nas redes sociais e, por um acaso, não encontrar na loja, é de bom tom que existam profissionais dispostos a auxiliá-lo.
Neste cenário, destaque para o bom atendimento, que faz toda a diferença para a sua marca. O profissional proativo poderá:
- Mostrar onde está o produto – caso ele esteja nas gôndolas e o cliente não tenha encontrado;
- Verificar se a mercadoria está em estoque – caso esteja, basta trazer. Mas, mais do que isso, fazer sugestões de compras casadas com outros produtos. Caso não tenha o item em estoque, o atendente deve dizer que a sua loja buscará resolver isso o quanto antes. Porém, enquanto isso, ele pode fazer outras sugestões de compras para o cliente. Por exemplo, sugerir a compra de marcas semelhantes àquele produto.
Seja qual for a abordagem, ela deve ser positiva. E, é claro, para manter o cliente engajado no seu clube de descontos, o atendente deve sempre perguntar se o cliente já faz parte do clube.
Se a resposta for sim: lembre-se de anotar o CPF e identificação dele. E, caso não, talvez agora, com todo esse atendimento impecável, ele irá se cadastrar.
3. Para manter o cliente engajado, faça sorteios exclusivos do clube de descontos
Outra dica para você manter o seu cliente engajado no clube de descontos é fazendo sorteios e campanhas exclusivas para eles. Assim, eles lembrarão que, além de:
- Comprarem produtos por um preço mais baixo;
- Receberem ofertas exclusivas e assertivas;
- Estarem sempre por dentro das novidades do seu supermercado…
Ao fazer parte do clube de descontos, eles também têm acesso a outros benefícios exclusivos. Assim sendo, é possível fazer:
- Sorteios semanais, quinzenais ou mensais de menor valor – como kits ou vale-compras
- Sorteios com premiações maiores, que normalmente fazem muito sucesso em datas especiais. Que tal aproveitar o supermercado, o Dia do Cliente, entre outras celebrações para esses sorteios?
Sempre lembrando, é claro, que esses sorteios são exclusivos para os clientes que fazem parte do seu clube de descontos.
Ps: inclusive, se você está em busca de saber quais são todas as datas comemorativas do ano para fazer um bom planejamento do seu supermercado, baixe agora mesmo o nosso Calendário Promocional gratuito e não deixe nenhuma data passar em branco!
4. Selecione produtos específicos para fazerem parte das promoções diárias (ex: segunda da limpeza, terça da feira, entre outros)
É comum que os supermercados façam promoções de setores durante os dias da semana. Temos a segunda da limpeza, a terça da feira, a quarta do açougue, e assim por diante.
Para manter o cliente engajado com o seu clube de descontos, aproveite essas promoções de dias da semana e traga condições ainda melhores para ele.
Para isso, além de selecionar com cuidado os produtos que farão parte das promoções para o “público geral”, também dê atenção para mercadorias que terão ofertas exclusivas para os clientes do clube.
Essa ação, por ser contínua e constante, ajudará a manter o cliente por perto e engajado com o clube de fidelidade do seu supermercado.
5. Explore os canais de comunicação variados para manter o cliente engajado
Por último, mas não menos importante, para manter o cliente engajado com o seu clube de descontos é muito importante que você utilize os canais de comunicação diversos a seu favor. Estamos falando dos:
- Canais de comunicação direta: WhatsApp, SMS, e-mail, notificação push, chatbot;
- Meios de comunicação virtuais “gerais”: redes sociais, site, hotsite;
- Comunicação na loja: além dos encartes e placas, você também pode utilizar carro de som e rádio interna.
Utilizando bem todos esses canais de comunicação e divulgação, você terá mais chances de garantir que as vantagens e benefícios do seu clube de descontos estejam sempre vivos na cabeça do seu cliente.
É hora de ter o seu cliente engajado com o clube de descontos!
Pois bem, gostou das nossas dicas para garantir que o seu cliente permaneça engajado com o clube de descontos após o cadastro? Acreditamos que essas sugestões poderão trazer bons frutos para o seu negócio!
E claro, se você estiver em busca de implementar o seu clube de descontos ou, se você já tem o seu clube, mas deseja alavancá-lo de vez, entre em contato conosco e conheça nossas soluções personalizadas para o seu varejo.
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]