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Dicas para supermercados: aumente suas vendas no mês de março

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Para que você aumente suas vendas, um bom primeiro passo é ter um calendário promocional para a sua loja.

Planejar suas ações com antecedência além de melhorar seus resultados contribui para identificar e aproveitar oportunidades. Dessa forma, é possível aumentar suas chances de sucesso.

As datas comemorativas são um ótimo exemplo e no mês de março não faltam chances para você aumentar as vendas e movimentar sua loja. Confira no post de hoje algumas ideias de ações que separamos para você!

Aumente suas vendas no mês de março

Antes de planejar as suas ações é importante ter em mente que apenas abaixar os preços não é o suficiente. Aplicar uma precificação estratégica e campanhas segmentadas são alguns exemplos de caminhos a serem seguidos.

As ofertas além de aumentar as vendas na prática precisam ser pensadas para aproximar o relacionamento com os clientes. Por essa razão as datas comemorativas são ótimas oportunidades para que você melhore os resultados da loja.

Calendario-promocional-para-vender-mais

08/03 Dia internacional da mulher 👩

As mulheres merecem respeito todos os dias, mas especialmente nessa data que é destinada a todas elas. Certamente você não vai deixar de participar desse dia tão especial.

Uma opção é criar uma segmentação das mulheres cadastradas na sua base de clientes e enviar para elas um SMS as parabenizando pelo seu dia. Esse tipo de ação humaniza sua marca, pois mostra que você se importa com os clientes.

Outra ideia é usar essa segmentação para criar alguns tipos de campanhas. A primeira ideia é enviar um cupom de desconto para elas. Você também pode optar por enviar uma mensagem como essa:

“Feliz dia da mulher. Apresente esse SMS no caixa e ganhe 10% de desconto na sua compra de hoje”

Um encarte especial com produtos para presentear as mulheres também pode trazer bons resultados. Você pode selecionar produtos como chocolates, flores e até mesmo buscar pelos produtos que elas mais consomem e poderiam ser presenteadas.

Outra ideia é criar KITs para estimular ticket médio. Em um deles você pode apostar em produtos de cuidado femininos, no outro em produtos que clientes poderiam comprar para as mulheres, como vinhos e chocolates, por exemplo. Ações não faltam, vale escolher a que melhor se encaixa com a necessidade da sua loja nesse momento.

Em 2020, a data irá cair em um domingo e você pode aproveitar para criar uma ação especial na sua loja.

São boas opções, promover um café da manhã ou então uma degustação de itens exclusiva para as mulheres.

Certamente essa é uma ótima oportunidade de aproximar o relacionamento da sua loja.

15/03 Dia mundial do consumidor 🛒

Esse é um dia para agradecer os consumidores da sua loja pela confiança no seu trabalho. Afinal, ele é quem mais importa para a sua empresa.

Uma ação simples, mas que pode gerar bastante identificação com os clientes é o envio de um SMS de agradecimento. Você pode optar por algo parecido com essa mensagem:

“Obrigado por escolher o supermercado X no seu dia a dia, parabéns pelo dia mundial do consumidor!”

Outra opção é criar uma série de promoções na sua loja neste dia. Você pode selecionar os produtos mais consumidos da sua loja e criar um encarte especial. Utilize a data para criar um senso de urgência no seus clientes, algo como: “Só hoje, no dia mundial do consumidor você encontra o produto X por YY reais”.

Você também pode identificar na sua plataforma de gestão de clientes quem são os melhores clientes da sua loja. Após isso, você pode convidá-los para ações especiais. Um exemplo desse tipo de ação é um café da manhã na loja.

20/03 Início do outono 🍂

O início do outono pode acabar com a felicidade de alguns que preferem as temperaturas altas. Mas também pode alegrar aqueles que preferem as temperaturas mais amenas.

Todas as estações trazem novas oportunidades para a loja, principalmente no setor de FLV. O outono, por exemplo, é uma boa estação para produtos como: kiwi e maracujá. Você pode aproveitar esses e outros da estação para gerar mais vendas na sua loja.

Outro setor que pode contribuir para que você aumente suas vendas durante o mês é o de bebidas quentes. Você pode segmentar os clientes que consumiram algum item desse tipo nos últimos 60 dias e enviar para eles ofertas segmentadas.

22/03 Dia mundial da água 💦

Essa data comemorativa pode ser de grande valor para humanizar sua marca e trabalhar o seu branding. Isso pode contribuir para um relacionamento ainda mais próximo com os clientes.

Uma opção de ação para esse dia especial é usar as redes sociais. Você pode criar uma série de posts com dicas de economia de água, por exemplo. Ou até mesmo dos benefícios do consumo da água.

Se preferir, pode usar o próprio PDV para sua campanha de uso consciente da água. Adesivos de chão e cartazes podem ser boas opções para você.

25/03 Dia Nacional do Orgulho Gay 👬

Essa data comemorativa segue a mesma ideia de trabalhar o branding e posicionamento de marca.

Você pode levantar a bandeira de que a sua loja não é lugar para preconceito e que você trata todos os clientes da mesma forma.

Para isso, as redes sociais possivelmente são o melhor caminho para você e podem gerar uma grande repercussão nos seus perfis.

26/03 Dia do cacau 🍫

É difícil achar quem não goste de chocolate, não é mesmo? Por isso, essa data comemorativa pode contribuir para você trazer um grande movimento para a sua loja.

Como os chocolates são os produtos mais populares derivados do cacau, você pode aproveitar para fazer uma campanha segmentada desses itens.

Basta você acessar sua plataforma de gestão de clientes ou outra que possua e segmentar os clientes que compraram chocolates nos últimos 90 dias. Uma boa ideia é criar um encarte com os produtos mais consumidos e enviar para esses clientes.

Essa também pode ser uma boa chance de aumentar o ticket médio oferecendo chocolates que tem um preço mais elevado, por uma valor um pouco mais acessível. Ou ainda, criar KITs com chocolates variados ou combinações de chocolates com bebidas.

27/03 Dia do circo 🎪

O dia do circo pode fazer a alegria das crianças e trazer nostalgia para os mais velhos. Por conta disso, você não pode deixar de aproveitar essa data comemorativa.

Você pode convidar algumas pessoas para se vestiram de personagens ou contratar profissionais, como palhaço e mágico, e criar um dia de diversão no estacionamento da sua loja. Algumas cidades possuem aulas de circo. Pode ser uma boa opção chamar esses profissionais para dar aulas gratuitas para os clientes que comprarem na loja durante o dia.

Aliado a isso, você pode criar um encarte especial com produtos de bomboniere para seus clientes. Certamente esses itens vão fazer seus clientes relembrarem dos espetáculos de circo.

31/03 Dia da Saúde e Nutrição 🍎

Nos últimos anos tem se falado muito sobre qualidade de vida e saúde. Por essa razão, você não pode ficar de fora do Dia da Saúde e da Nutrição.

Uma das ações que você pode promover nessa data é uma degustação de alimentos saudáveis. Chamar um nutricionista para dar dicas ou criar sessões de perguntas e respostas com clientes ao longo do dia também é uma boa ideia. Outra opção é um pequeno curso para seus clientes com receitas que trazem benefícios para a saúde.

Com as receitas, você também pode criar uma série de publicações em suas redes sociais com receitas mais saudáveis.

Para complementar essa ação, você pode criar um encarte virtual com os ingredientes das receitas que forem postadas.

Aumente suas vendas em vários períodos do mês de março

Como aumentar as vendas de uma empresa é um assunto sempre em pauta. Porém, nem sempre é tão simples encontrar uma resposta para essa questão.

Para tentar solucionar essa situação, criar um calendário promocional e um planejamento antecipado de ações podem te ajudar a identificar oportunidades de melhorar seus resultados.

01/03 Campanha de início de mês 💰

Campanhas de início de mês geralmente são um pouco mais fáceis de trazer bons resultados, já que os clientes recebem o salário, vale alimentação ou outros benefícios para fazer suas compras.

Por essa razão você precisa tentar elevar o seu ticket médio e a quantidade de itens na cesta dessas compras.

Para isso você pode apostar na venda de produtos relacionados, o chamado cross selling. Esse tipo de venda tende a contribuir para os dois fatores que comentamos.

01/03 Ressaca de Carnaval 🍺

Como uma alternativa para a campanha de início de mês ou também como um complemento para ela, você pode criar uma ação de ressaca do Carnaval.

O Carnaval de 2020 acontece na última semana de fevereiro e tem tudo para movimentar as lojas.

Essa é uma data comemorativa que agrada muito os brasileiros, não é a toa que dizem que o ano no Brasil só começa depois do Carnaval. 

O setor varejista costuma aproveitar muito bem essa data, principalmente o varejo alimentar. 

Quando uma grande data como essa certamente você busca garantir segurança em seu estoque para evitar a ruptura.

No melhor dos cenários você conseguirá vender todos esses itens, mas também pode acontecer de ainda sobrarem alguns produtos.

É justamente pensando nisso que você pode criar essa ação de Ressaca do Carnaval. As bebidas costumam ter alta saída nessa época do ano e pode ser o setor mais explorado na sua ação.

Você também pode incluir outras áreas que tiverem um bom número de vendas durante o período.

Mesmo que seu estoque acabe durante o Carnaval, outra opção é realizar um novo pedido e manter os preços praticados durante a folia.

É importante também que você crie um clima na sua loja para relembrar a data e comunicar a promoção.

 

16/03 Campanha de estímulo ao ticket médio 💲

A metade do mês é um período onde as vendas tendem a diminuir um pouco, mas você precisa continuar estimulando seus clientes a comprarem.

Para isso você pode optar pela criação de uma campanha segmentada com o objetivo de aumentar o ticket médio. Algumas opções são ofertas “leve 3, pague 2” ou kits de produtos. Você só precisa escolher os itens, segmentar os clientes que os compraram e enviar as suas ofertas.

Veja um exemplo desse tipo de ação em um de nossos estudos de caso!

21/03 Resgate dos inativos no mês 👱

Trabalhar o resgate de clientes inativos pode trazer ótimos resultados para a sua loja. Para isso, o seu trabalho é simples.

Você pode segmentar os clientes inativos do mês (aqueles que até esta data ainda não compraram nada na sua loja) para que eles não fiquem sem comprar durante março. Após isso, analisar quais são os produtos mais consumidos por esse grupo e criar um encarte especial.

Depois, só criar um pequeno texto convidando o cliente a comprar nesse mês e enviar o link desse encarte.

O resgate de clientes inativos serve para aproximar seu relacionamento com o cliente demonstrando que você se importa com o que ele precisa. Além disso, serve também para dar aquele último gás nas vendas do fim de mês.

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Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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