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Dicas para supermercados: ações para aumentar as vendas em abril

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Comece a planejar suas ações para aumentar as vendas no mês de abril desde já, assim certamente sua loja terá melhores resultados.

Com um bom planejamento você diminui os riscos de ruptura, aproveita oportunidades e aumenta a efetividade das campanhas.

O mês de abril conta com algumas datas comemorativas que podem movimentar o seu supermercado. Aproveite nossas dicas para melhorar os resultados na sua loja!

Ações para aumentar as vendas em abril

O ideal para o varejo é montar com antecedência um planejamento de vendas para impulsionar as vendas em vários momentos do mês. Dessa forma, a loja certamente pode alcançar melhores resultados.

Para o mês de abril os supermercados contam com a Páscoa como principal data comemorativa para as vendas. Porém, existem outras oportunidades confira algumas que separamos para você aplicar na sua loja.

01/04 Dia da mentira 🤭

Essa é uma data popular entre as pessoas e mesmo que seja mais descontraída e informal vale a pena explorá-la.

Uma Ideia para essa data é entrar na brincadeira e criar promoções inspiradas no tema. Que tal criar um encarte temático e enviá-lo para os clientes da sua loja? Você pode enviar uma SMS com o seguinte texto:

“O dia é da mentira, mas as ofertas do Super Y são de verdade, confira: link do encarte”

Lembre-se de caprichar na hora de escolher os produtos para que a brincadeira faça sentido para os clientes.

Uma opção é usar o seu software de gestão de clientes para identificar os itens mais consumidos da sua loja.

07/04 Dia Mundial da Saúde 🍓

As pessoas têm se importado cada vez mais com ter uma vida mais saudável, uma alimentação melhor e uma boa qualidade de vida.

Ao pensar nisso faz total sentido sua loja aproveitar essa data comemorativa para oferecer produtos relacionados.

Pode ser uma boa ideia escolher alguns produtos desse tipo e segmentar os clientes que os consumiram. Após isso, você pode criar um encarte de ofertas com aqueles e outros produtos que possam interessar aqueles clientes.

Além disso, você pode promover ações no seu supermercado. Uma opção é entrar em contato com médicos, para que eles façam exames rápidos nos clientes e darem dicas de saúde.

Pensando no relacionamento com os clientes, você também pode usar as suas redes sociais. Uma boa ideia é criar uma série de posts com dicas de saúde, consumo de certos alimentos e bebidas, por exemplo.

14/04 Dia Mundial do Café ☕️

O café é um produto bastante consumido pelos brasileiros. Nos últimos anos surgiram inclusive algumas variações que têm impulsionado ainda mais a categoria.

Para essa data comemorativa a criação de uma campanha segmentada pode trazer ótimos resultados.

Você pode segmentar os clientes que compraram café na sua loja nos últimos 90 dias e criar um “Festival do café”.

Selecione alguns produtos da categoria para colocar em oferta e atrair os consumidores que apreciam essa bebida.

Outra opção é fazer uma degustação na sua loja. Para esse tipo de ação, você pode tentar uma parceria com a indústria, dessa forma os dois podem sair ganhando.

21/04 Páscoa 🐰

A Páscoa é a principal data comemorativa do mês de abril e você pode usá-la para aumentar suas vendas no período.

Os ovos de chocolate são o carro chefe para essa época do ano. Fique atento aos seus pedidos para que não ocorra a ruptura dos produtos mais procurados.

Para essa data você pode aproveitar várias oportunidades. A primeira delas é colocar sua loja no clima de Páscoa. Você pode decorar a entrada e os caixas com itens temáticos para chamar a atenção dos clientes.

Outra boa ideia de como aumentar as vendas é trabalhar com a segmentação de clientes. Na sua plataforma de gestão de clientes você pode selecionar os clientes que compraram chocolates nos últimos 60 dias.

Para esses clientes vale a pena criar kits especiais com produtos desse setor, para impulsionar principalmente o ticket médio.

Essas são apenas alguma ideias, para você ter resultados ainda melhores assine nossa newsletter e receba mais dicas de ações para a páscoa em supermercados.

22/04 Descobrimento do Brasil 💚

Em 2019 o descobrimento do Brasil completa 519 anos e você pode aproveitar essa data no seu supermercado.

Nada melhor do que apostar na cultura do nosso país para impulsionar as vendas. Uma ideia é aproveitar a grande visibilidade que as receitas têm nas redes sociais.

Existem vários pratos típicos do país, um deles é a feijoada. Você pode selecionar algumas receitas brasileiras populares e também da sua região em específico para publicar na suas redes sociais.

Se você preferir apostar mídias offline, uma opção é produzir um folheto com o modo de preparo de alguns pratos ou até mesmo em um cartaz na entrada da sua loja.

E claro, não se esqueça de criar boas ofertas para os principais produtos das receitas. Inclusive se preferir pode criar um encarte especial para essa ação. Nele você também pode adicionar algumas receitas.

Ações para aumentar as vendas de acordo com as sazonalidades de abril

02/04 Campanha de início de mês 💰

O início do mês é caracterizado como uma época do mês em que os produtos “se vendem sozinhos”. Isso acontece, pois é o momento que geralmente os clientes recebem os seus benefícios.

Mesmo assim você pode apostar em outras estratégias para melhorar os resultados do seu supermercado. Uma delas é tentar aumentar o número de cadastro de clientes do seu supermercado.

Para isso, você pode apostar em boas ofertas para os clientes cadastrados em produtos com alta saída na loja. Dessa forma, é possível que os que ainda não tem o cadastro no clube de descontos agora o façam.

15/04 Campanha de estímulo ao ticket médio 💲

O ticket médio é um dos principais indicadores para supermercados, por essa razão é preciso tentar aumentá-lo continuamente.

Na busca pelo aumento desse indicador você pode implementar algumas estratégias na sua loja. Uma delas é a gestão de categorias, que busca além de aumentar as vendas, fazer o mesmo com o ticket médio.

Outra opção é trabalhar com a criação de ofertas do tipo leve 3 e pague 2. Se você conseguir fazer um bom trabalho na escolha de produtos, certamente essa ação pode trazer bons resultados.

23/04 Resgate dos inativos no mês 👱

Trabalhar o resgate de clientes inativos é uma prática que precisa se tornar recorrente na sua loja.

Além de contribuir para que novas vendas sejam feitas, ele colabora para aumentar a fidelização de clientes.

Na prática isso ocorre, pois o cliente se sente importante quando é contatado após um período sem comprar na sua loja. Com isso, ele tende a fazer novas compras com você e se lembrar da sua preocupação.

A forma mais simples para fazer os clientes voltarem a comprar é apostar no histórico de compras deles.

Para isso, você pode segmentar o grupo de clientes que estiverem inativos e identificar itens que eles costumam consumir. Após isso, basta enviar para eles ofertas com esses produtos.

Vale lembrar que é importante trabalhar essas ações todos os meses para melhorar ainda mais os seus resultados.

Para contribuir com seu supermercado nós disponibilizamos dicas para todos os meses do ano. Basta você se cadastrar em nossa newsletter para receber oportunidades dos próximos meses.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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