Por em 13 de junho de 2022
Entenda a importância de manter bom relacionamento com fornecedores
Toda empresa, por menor que seja, possui fornecedores e depende deles para obter produtos e serviços. Essas negociações são essenciais para o sucesso de seu negócio, visto que influenciam diretamente no preço e na qualidade dos serviços oferecidos para os clientes. Sendo assim, manter um bom relacionamento com fornecedores é uma excelente maneira de conseguir aprimorar os resultados.
No post de hoje vamos falar mais sobre essa parceria e as vantagens que ela proporciona. Acompanhe!
Por que o fornecedor é importante para uma empresa?
O fornecedor é responsável por entregar produtos ou serviços que serão vendidos para os clientes, a matéria-prima e até mesmo materiais auxiliares (produtos de limpeza, papel, copos descartáveis entre outros).
Devido a isso, pode-se dizer que o trabalho realizado por ele influencia diretamente nos processos da sua empresa, haja vista que qualquer atraso, avaria ou problema de qualidade afeta suas atividades e, até mesmo, a experiência dos clientes com o seu negócio.
Quais as vantagens de manter uma boa relação com os fornecedores?
Estabelecer um bom relacionamento com os fornecedores — indo além de uma simples relação comercial — é uma estratégia que beneficia as duas partes.
Por um lado, sua empresa pode conseguir preços mais competitivos, prazos mais flexíveis para pagamento, aumento da satisfação dos clientes, melhorias nos processos e possibilidade de crescimento.
Por outro lado, alinhar as estratégias e estreitar a comunicação permitem que o fornecedor saiba quais aspectos da operação precisam ser aprimorados para atender o seu negócio com mais qualidade — e podem se empenhar nessas melhorias.
– Complemente a leitura com: A união entre indústria e varejo precisa ser estratégica
Afinal, como estabelecer um bom relacionamento com os fornecedores?
É possível adotar diversas ações para desenvolver uma boa relação entre as partes. Abaixo, separamos quatro dicas indispensáveis para ter sucesso nessa missão:
01. Elimine os maus fornecedores
O primeiro passo para ter bons fornecedores é eliminar os que não conseguem entregar com qualidade (quer seja produtos ou serviços) ou no prazo de entrega.
Assim, estabelecendo um padrão mínimo de atendimento, consegue-se deixar apenas as empresas que possuem capacidade de manter uma boa relação.
02. Alinhe os processos
Deixe que o fornecedor conheça os processos e as necessidades do seu negócio.
Para garantir uma boa parceria, o ideal é que ambas as partes tenham garantia de que essas demandas possam ser atendidas da melhor forma possível.
03. Estabeleça uma comunicação clara e fluida
Outro ponto fundamental para alcançar um bom relacionamento com os fornecedores é estabelecer uma comunicação aberta. Assim, ambos conseguem deixar claro quais são os desafios, as oportunidades, o que pode ser feito para melhorar, quais concessões precisam ser feitas, entre outros pontos.
04. Tenha uma relação de ganha-ganha
Por fim, para criar uma boa relação, é preciso ter em mente que, mesmo sendo o cliente, sua empresa não pode exigir tudo o que quer e esperar que o fornecedor cumpra todos os aspectos.
Nesse caso, o ideal é manter uma negociação de ganha-ganha, em que ambos precisam ceder, mas que o resultado final é benéfico para todos.
Criar e manter um bom relacionamento com os fornecedores não é uma tarefa simples de se conseguir na prática. No entanto, ela é essencial para que sua empresa consiga elevar os níveis de qualidade e se tornar ainda mais competitiva no mercado.
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Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]