SUMÁRIO


Por em 16 de julho de 2021

3 indicadores para melhorar a gestão em supermercados

A gestão em supermercados é uma das mais complicadas do varejo, por conta de toda a operação que envolve uma loja deste segmento.

Por esse motivo, encontrar formas de tornar o gerenciamento mais eficiente certamente são sempre bem vindas.

Uma das principais é o uso de dados na estratégia de gestão, que podem melhorar e muito os resultados em supermercados.

Além disso, adotar esse método pode trazer não só benefícios para a administração do supermercado. Os clientes também são parte importante do processo e terão benefícios com a aplicação dessa estratégia.

Acompanhe o post de hoje para saber mais sobre três indicadores importantes para melhorar sua gestão e seus resultados.

Análise de rentabilidade

Para que uma empresa se mantenha saudável a longo prazo o que se espera dela é que no mínimo ela não tenha prejuízos.

Esse conceito tem mudado um pouco nos últimos anos em alguns segmentos do mercado, mas no varejo essa questão ainda permanece.

Isso acontece, pois o varejo lida com compra, venda, logística, margens, impostos e vários outros fatores importantes para definir seus ganhos reais.

Obter lucro com uma empresa certamente é o desejo de todos os proprietários certo? O mais difícil é saber como se planejar e o que fazer para que isso aconteça na prática.

Por esse motivo, é importante fazer a análise de rentabilidade do seu supermercado. Com ela, você saberá o que precisa ser feito para atingir os resultados necessários.

Fazer essa análise entre valores gastos pela empresa e o cálculo dos ganhos que ela teve. A diferença entre esses números irá mostrar se você teve lucro ou prejuízo.

Controlar esse indicador torna a sua gestão em supermercados mais estratégica e ajuda a definir metas.

Essa questão certamente pode facilitar a tomada de decisão e o gerenciamento da loja, além dos setores do seu supermercado.

Para a área comercial, por exemplo, negociar um prazo maior para o pagamento de uma compra pode melhorar a gestão financeira.

Estar atento aos resultados atuais da loja sempre serão a melhor forma de conseguir resultados melhores e evitar prejuízos.

Por isso, a sua análise não apenas desse indicador como a de vários outros precisa ser constante.

Cupons

Qual indicador pode ser mais importante do que medir as suas vendas? Afinal, o objetivo principal de toda empresa é vender seus produtos.

Os cupons de venda podem dar um visão geral da sua loja sobre a sua loja e serem uma importante fonte de informações.

Não se engane que apenas ter informações sobre a quantidade de vendas pode ser o suficiente para gestão. Sim, elas serão úteis, mas uma análise quantitativa pode não ser o suficiente para melhorar os resultados.

Analisar esses dados com um pouco mais de atenção, é que podem fazer a diferença no seu supermercado.

Com isso, queremos dizer sobre a análise das informações dos cupons, ou seja, a saída de produtos da loja. Esses indicadores de venda podem ser de grande importância para várias áreas da empresa.

A negociação com os fornecedores é uma delas. Você pode negociar com dados concretos sobre seus clientes, por exemplo, tenho 50 clientes que compram o seu produto 3 vezes por mês.

Certamente essa informação pode contribuir para que você consiga preços melhores na compra de produtos. Outra opção é planejar uma ação em parceria para aumentar as vendas.

O estudo dos cupons da loja também torna possível identificar sazonalidades que afetam positiva ou negativamente a empresa. Com isso, você será capaz de planejar melhor suas ações de marketing, gerir seu estoque e melhorar sua previsibilidade financeira.

Viu só? Com a análise de apenas um indicador, os cupons, você já pode melhorar o desempenho de três setores do seu supermercado.

É importante lembrar que para uma gestão realmente eficiente, todas os setores da loja devem estar alinhados e precisam receber a mesma atenção.

Ticket médio

Tão importante quanto analisar as vendas da loja, é controlar as métricas referentes ao ticket médio. Principalmente, por esse dado ter uma grande relevância para o aumento do faturamento nos supermercados.

O crescimento do ticket médio de uma loja tem uma relação direta com a sua capacidade de reter e fidelizar clientes.

Isso acontece, pois os consumidores fidelizados tendem a gastar mais nos locais em que já estão habituados a comprar.

Estratégias que visam aumentar o ticket médio de uma empresa tem como principal alvo os clientes que já fazem as compras na loja. Por esse motivo, dependem de um investimento mais baixo em relação a ações que buscam atrair novos consumidores.

Nesse ponto a sua loja já sai em vantagem quando se fala em gestão financeira e investimentos em marketing. Perceba que novamente mais de um setor foi impactado com a análise de apenas um indicador.

Analisar o ticket médio de um supermercado também pode servir como um meio de medir a fidelização de clientes. Isso acontece, pois como falamos anteriormente esse tipo de cliente tende a gastar mais.

Além disso, esse indicador pode dar importantes sinais sobre o seu supermercado. Confira quais são eles em nosso post 5 sinais que o ticket médio de compra pode indicar sobre seu negócio.

Certamente você percebeu como o uso de dados pode melhorar consideravelmente a gestão em supermercados.

Esses indicadores que foram comentados no post de hoje são apenas alguns deles. Existem muitos outros dentro dos dados da sua loja e que seguramente podem contribuir para a sua melhora de resultados.

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Daniela Hendler