SUMÁRIO


Por em 17 de agosto de 2021

Dicas para supermercados: como vender mais em setembro?

Quer vender mais em setembro o seu supermercado? Então é hora de conhecer as principais datas comemorativas do mês para alavancar os resultados da sua loja, aproximar-se dos seus clientes, reativar consumidores inativos, aumentar as suas vendas e destacar-se da concorrência.

Já sabemos que todos os meses do ano trazem boas oportunidades e datas comemorativas para o comércio, não é mesmo? E, é claro, em setembro não poderia ser diferente. 

Dentre as principais celebrações que merecem estar destacadas no seu calendário promocional anual, destaque para o Dia do Cliente, que acontece em 15/09, e também datas como o Dia do Cachorro-quente e o Dia do Sorvete, que podem render excelentes ações para o seu varejo.

E então, está pronto para saber como vender mais em setembro no seu supermercado? Acompanhe nossas sugestões! 

As principais datas para vender mais em setembro

07/09 Independência do Brasil

Você já deve saber que os feriados são ótimas oportunidades para criar campanhas e ações especiais, certo? Nós até já fizemos um texto que fala especificamente sobre como aumentar as vendas do seu supermercado nos feriados.

Você pode usar a data para criar campanhas em suas redes sociais e fazer encartes digitais especiais para a celebração.

Ademais, que tal fazer uma ação que enalteça os produtos tradicionais do nosso país ou marcas nacionais de grande relevância? Temos uma cultura muito rica e, para vender mais em setembro, você pode aproveitar essa chance de ressaltá-la. 

Ainda, você pode fazer brincadeiras em suas redes sociais perguntando para os seus seguidores sobre quais são as refeições/alimentos tipicamente brasileiras que eles mais gostam: feijoada, moqueca, pastel, brigadeiro, pão de queijo… As opções são inúmeras!

09/09 Dia do Cachorro-quente

Uma data comemorativa divertida que também é uma oportunidade para vender mais em setembro é o Dia do Cachorro-quente.

O lanche é famoso no país inteiro e pode ser consumido com inúmeros complementos diferentes. Ainda, há a possibilidade de ser feito com ingredientes veganos e vegetarianos, o que torna o seu consumo ainda mais abrangente. 

Aproveite as suas redes sociais para brincar com o tema e sugerir para os seus consumidores criarem o “cachorro-quente” ideal. 

Também, que tal fazer um encarte digital com os produtos mais utilizados no preparo do cachorro quente? Além deles, lembre-se de incluir bebidas e outros produtos que vão bem com esse lanche. Maionese, mostarda, ketchup, batata palha, refrigerantes, queijo ralado… São diversas as possibilidades! 

Uma boa dica é colocar esses produtos com descontos exclusivos para os clientes que são cadastrados no seu Clube de Descontos. E, é claro, deixar essa informação muito clara no encarte e nas redes sociais. 

Por exemplo:

“Ketchup R$7,99. Sai por R$5,99 para os clientes cadastrados no nosso Clube de Descontos”.

Além das redes sociais, que tal montar uma ilha no seu PDV para destacar os itens que compõem um bom cachorro quente? Lembramos que isso pode mexer com vários produtos e setores da sua loja. Assim, pode impactar no aumento do ticket médio e, também, aumentar a simpatia do seu varejo com os consumidores. 

Afinal, essas ações divertidas ajudam a criar uma melhor experiência de compra para eles, ajudando a torná-los mais fiéis ao seu negócio.

15/09 Dia do cliente

Dentre as principais datas para vender mais em setembro, com certeza o Dia do Cliente é a maior delas. Entretanto, para isso, ela deve ser bem aproveitada. 

Ideal para aproximar o seu varejo do público, que tal usar a data para criar uma campanha de SMS para a sua base de clientes ativos? Ou seja, que compraram na sua loja no último mês? Você pode agradecê-los por estarem presentes na sua história e enaltecer a importância que eles representam para a sua marca.

Além disso, aproveite a oportunidade para reativar clientes inativos, fazendo uma campanha segmentada especialmente para eles. Diga que sente a falta deles na sua loja e por meio da segmentação de base, envie ofertas que fazem sentido para o perfil de cada um deles. Assim, a chance de eles voltarem até a sua loja é maior.

Imagine a seguinte situação: o cliente costumava comprar cerveja e carne no seu supermercado. Entretanto, ele não vai até sua loja há um mês. Se você envia para ele uma SMS com ofertas exclusivas desses setores, dizendo que sente a falta dele e que adoraria que ele comemorasse o Dia do Cliente aproveitando as suas ofertas, as chances de ele ir até a sua loja são aumentadas – e muito!

– Para saber mais sobre o assunto, confira: Resgate de clientes inativos no varejo: quais mensagens mandar?

Ações extras para vender mais em setembro no Dia do Cliente 

Ademais, é possível criar um encarte digital para a data com ofertas dos produtos “mais queridos” pelos clientes. Quer ir além? Então que tal oferecer um desconto especial apenas naquele dia para quem mostrar o SMS no caixa?

Essa ação estimulará o cadastro de mais clientes no seu Clube de Descontos e mostrará que você está utilizando muito bem os dados dos seus consumidores. Afinal, está criando ações relevantes para eles. 

Ainda, lembre-se de aproveitar as suas redes sociais e demais canais de comunicação para celebrar esse dia especial. Agradeça os clientes por serem fiéis e, também, pense em como deixá-los ainda mais felizes nesta data e ter uma experiência positiva com a sua marca.

Outras ações que você pode aderir é a de oferecer cupons de desconto e fazer sorteios de serviços e produtos, por exemplo. Por fim, além dessas dicas, nós já produzimos um artigo especial só com sugestões para você aproveitar a data. Clique aqui e confira!

22/09 Início da primavera

A estação mais florida do ano chega como uma das oportunidades de setembro para o seu varejo!

Começando no dia 22 de setembro, a primavera traz a chance de você deixar o seu negócio com uma vitrine leve e colorida – seja ela na sua loja física ou nas suas redes sociais.

Assim, você pode apostar em um encarte digital que siga a pegada da primavera, deixando o dia do seu cliente mais alegre. Afinal, pode ser que ele nem saiba que esse é o dia em que começa a primavera e essa notícia pode melhorar o seu dia.

Ainda, caso o seu estabelecimento comercialize flores e/ou plantas, não há melhor momento para colocá-las em evidência. Uma boa ideia para estimular as vendas do setor é utilizar as redes sociais e demais canais de comunicação da sua loja.

Dessa forma, aproveite a beleza das flores em suas publicações e crie um conteúdo relevante sobre o assunto. Que tal falar quais são as melhores plantas para cultivar em casa?

Também, lembre-se que existem pessoas que deixam para comprar flores apenas em datas comemorativas. Para ir na contramão desse pensamento, você pode aproveitar essa oportunidade para gerar conteúdos relevantes sobre o assunto e garantir que os clientes passem a adquirir mais flores e plantas também durante o resto do ano.

Ademais, além das flores, também é possível focar em outros produtos que façam sucesso nessa época do ano, explorando os produtos da estação no setor de hortifrúti e deixando o seu negócio mais cheio de vida! 

23/09 Dia do sorvete

Pois bem, logo depois do início da primavera, é hora de aproveitar outra oportunidade para vender mais em setembro E estamos falando de uma data deliciosa: o Dia do sorvete!

Os dias mais quentes que chegam com a primavera estimulam o consumo de produtos mais refrescantes. E, é claro, os sorvetes não podem ficar de fora. Assim, esse dia pode abrir a “temporada” de vendas deste item em uma escala maior.

Então, que tal criar uma campanha segmentada para os clientes que se interessam por esse produto? Ou seja, aqueles que consumiram sorvete nos últimos dois ou três meses?

 Certamente, essa ação pode te ajudar a gerar mais vendas e a conquistar a simpatia deles.

Também aproveite para divulgar essa data nas suas redes sociais e demais canais de comunicação. Para isso, aposte em encartes digitais, envio de SMS para os clientes, rádio de som, entre outros. Não deixe essa data deliciosa passar em branco!

Outra data importante de setembro: o Setembro Amarelo

É claro que o foco inicial desse texto é te ajudar a vender mais em setembro. Entretanto, nunca podemos esquecer que uma empresa é feita por pessoas. E, é claro, os clientes também são pessoas. E o que queremos dizer com essa fala tão óbvia?

Que é essencial você humanizar o seu negócio.

E datas como o Setembro Amarelo são excelentes para você destacar esse cuidado da sua empresa com as pessoas. 

Caso você não saiba, o Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio e reforça a importância do cuidado diário com a saúde mental. Assim sendo, você pode aproveitar o mês todo para:

  • Falar sobre a importância com a saúde mental em suas redes sociais;
  • Convidar um especialista para conversas com o seu time de colaboradores sobre o assunto;
  • Reforçar a decoração no tom amarelo e espalhando informativos no seu supermercado sobre a ação, entre outros.

Sempre tenha em mente que são as pessoas que fazem o sucesso do seu negócio. Por isso, valorizá-las e prestar atenção a uma campanha tão significativa pode fazer a diferença na vida delas.

Pronto para vender mais em setembro? 

Com todas essas dicas, o seu supermercado está, com certeza, mais preparado para vender mais em setembro, certo?

Lembre-se que pensar em ações mensais para o seu varejo é essencial para garantir o sucesso dele. Assim sendo, se você já deseja saber quais são as principais datas comemorativas de todos os meses do ano, baixe o nosso Calendário Promocional para 2021 e organize-se.

Com ele, além de vender mais em setembro, você poderá alavancar seu faturamento durante os 365 dias do ano! Por fim, se tem dúvidas sobre como aplicar nossas sugestões de ações na sua loja, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a melhorar os resultados do seu supermercado.


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]