Por em 16 de junho de 2020
Use a tecnologia na gestão de clientes e não fique para trás
Saber como utilizar a tecnologia na gestão de clientes pode ser o ponto chave que falta para a sua loja alavancar de vez. Assim, você não fica para trás.
Primeiramente, ela permite que você conheça cada vez melhor o seu cliente. Logo, você passa a otimizar seus esforços em ações que realmente trarão resultados para o seu negócio.
Dando continuidade, ela está em constante evolução. Dessa forma, a tecnologia na gestão de clientes acompanha as mudanças na forma de consumo e te ajuda a compreender melhor quais são as melhores soluções para cada consumidor.
O resultado? Um público mais satisfeito, fiel e que se sente valorizado. Ou seja: que tem mais chances de voltar a fazer negócio com você e comprar novamente da sua loja.
Pois bem… Ainda não está convencido da importância dessa tecnologia? Então acompanhe o texto, aprenda mais sobre essa área e se inspire!
Por que a sua loja está ficando para trás sem a gestão de clientes?
Em primeiro lugar, o primeiro ponto que você precisa pensar é: sim, seus concorrentes estão investindo na tecnologia na gestão de clientes.
Assim sendo, você já parte em desvantagem se não conta com um bom sistema que lhe ajudará nesse setor. E não é isso o que queremos, certo?
Também, como você já deve ter ouvido, conquistar um cliente novo é mais caro do que manter um cliente antigo.
Philip Kotler, o professor americano conhecido como o “Pai do Marketing”, ressalta que é de 5 a 7 vezes mais caro conquistar novos clientes do que trabalhar a fidelização dos que você já tem.
Por isso, se você não faz uma boa gestão dos seus consumidores, você está:
- Perdendo a chance de reter seus clientes. Algo que seria mais barato para a sua loja do que conquistar novos clientes;
- Oferecendo o seu público de mão beijada para a concorrência que investe nessa tecnologia.
- Ficando para trás, deixando de acompanhar as tendências de consumo.
- Desperdiçando a oportunidade de crescer, angariar novos clientes e se destacar no mercado.
Então… Vamos evitar isso!
Vantagens que a gestão de clientes traz para a sua loja
Em síntese, agora que você já sabe que não pode deixar de investir na tecnologia para a gestão de clientes… É hora de conhecer algumas das principais vantagens que essa ação, quando feita de forma adequada, traz para os supermercados.
Dentre elas, podemos ressaltar:
- A compreensão e o aumento na frequência de compra do consumidor. Você passa a conhecê-lo melhor e o instiga a fazer compras na sua loja mais vezes;
- A possibilidade de aumentar o ticket médio de vendas, fazendo com que o valor final da compra seja mais alto;
- A promoção de campanhas segmentadas e de ações assertivas, que sejam relevantes para os consumidores e para a sua loja;
- O resgate de clientes inativos, entendendo o motivo que fez com que eles parassem de comprar os seus produtos. A partir disso, você oferece novas opções de serviços, descontos e ações de relacionamento com eles;
- O reconhecimento dos clientes fiéis, valorizando a preferência deles e estreitando ainda mais o relacionamento com eles.
A questão principal aqui é: quando você conhece muito bem o seu público, você sabe melhor o que oferecer a ele. E, para conhecer bem a sua clientela, a gestão de contatos é fundamental.
Conquistando os indecisos
Além de todos esses pontos citados, ao investir na tecnologia na gestão de clientes, o seu supermercado também passa a ter uma maior chance de se destacar na área e de conquistar aqueles consumidores que estão indecisos.
Portanto, com todo o conhecimento e os dados obtidos a partir da gestão, a sua marca tem toda a capacidade de aproveitar a deixa dos concorrentes que não investem na gestão do público.
Esses estabelecimentos, que ainda não entenderam a importância da ação de gestão, perdem a chance de construir um relacionamento estreito com o cliente.
Acima de tudo, lembre-se que o consumidor fará a compra de qualquer jeito. Porém, se ele está em dúvida sobre o local em qual será feita essa compra, a gestão de clientes bem feita pode ser um fator de decisão importante para desempatar esse jogo.
Você já usa a tecnologia na gestão de clientes?
Se você chegou até aqui, definitivamente entendeu um pouco mais sobre a importância de investir na tecnologia na gestão de clientes.
Então, aproveite e conte para nós: o seu supermercado já conta com essa ferramenta? Caso você ainda não trabalhe com essa tecnologia, agende agora mesmo uma consultoria gratuita com os nossos especialistas e conheça mais sobre as soluções que a Mercafacil tem para você. Não fique para trás!
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]