Por em 29 de novembro de 2018
Conheça 6 problemas da sua loja que você pode resolver com um sistema de gestão de clientes
Os varejistas são acostumados a lidarem com problemas constantemente em suas lojas. Mas o ideal é não trabalhar apenas para solucionar problemas, certo?
Se uma empresa concentra seus esforços somente nessas questões pode ficar parada no tempo e não vai conseguir melhorar seus resultados.
Para que isso não ocorra, uma ótima solução é investir em um sistema de gestão de clientes. Essa estratégia tem foco no cliente, mas pode melhorar toda a gestão da sua loja.
Certamente algo que possa te auxiliar em tantos setores merece sua atenção. Entenda como isso acontece na prática e como pode ser de grande valor no seu negócio.
Lista: 6 problemas que você pode resolver com um sistema de gestão de clientes
1 – Queda nas vendas
Quando as vendas começam a cair, rapidamente os efeitos que elas causam são sentidos pela empresa. Se você não encontrar uma forma de se recuperar dessa situação as consequências podem levar até ao fechamento da loja.
Certamente esse não é o desfecho que você quer para a sua empresa. Com um software de gestão de clientes você pode estimular as vendas de várias formas.
Uma das melhores opções para sua loja é trabalhar com campanhas segmentadas. Criar segmentações de acordo com hábitos de consumo, por exemplo, pode aumentar a efetividade das suas ações.
Para conseguir colocar em prática esse tipo de ação você precisa passar por algumas etapas. Primeiro terá que conhecer os seus clientes e depois identificar as oportunidades que os dados deles podem dar para sua loja. Assim, você só precisa escolher qual será a ação e no fim mensurar seus resultados.
2 – Queda de faturamento
Entender as razões para a queda de faturamento é o primeiro passo para resolvê-la. Em seguida, você precisa encontrar maneiras de solucionar essa questão.
Uma tecnologia para gestão de clientes pode ser sua grande aliada na recuperação. Com ela você pode criar um planejamento para aumento de faturamento com várias ações.
A mais simples e óbvia delas é buscar o aumento das vendas, como foi dito no tópico anterior. Porém, essa não é a única. Estimular a frequência de compra dos seus clientes ou investir em ações de aumento de ticket médio, como as vendas casadas também é uma ótima opção.
Para isso, basta você selecionar um produto que tenha alta saída na sua loja. Depois, você pode criar uma segmentação dos clientes que o compraram e identificar o que mais eles costumam comprar. Agora você está pronto e basta apenas enviar sua campanha.
Para ver mais algumas soluções, confira este post.
3 – Perda de clientes
Uma solução de gestão de clientes tem a função primordial de trabalhar a perda de clientes. Certamente esse é o problema para o qual ela oferece as maiores possibilidades, já que é pensada para isso.
Para evitar a perda de clientes é preciso planejar ações de retenção e fidelização. Depois que você já atraiu o cliente e começou a capturar seus dados por meio de um programa de fidelização a estratégia começará a ganhar forma.
Trabalhar ações constantemente certamente é a melhor forma de evitar a perda de clientes na sua loja e também de manter os clientes ativos. Sobre isso, também é importante saber em qual status está o seu cliente. Caso ele esteja entre os inativos ou até mesmo entre os perdidos precisa planejar ações específicas para eles.
Os dados analisados servirão de base para garantir a efetividade das suas campanhas de retenção. Dar ênfase nas campanhas baseadas em hábitos e frequência de consumo podem ser uma boa opção para que sua loja evite perder clientes.
4 – Estoque
Você pode se perguntar como algo que é focado no cliente pode ajudar a melhorar o controle de estoque. E a resposta para esse pergunta é bem simples.
Se você tem dados sobre os seus clientes e os conhece, consequentemente sabe o que ele compra e com qual frequência. É desta forma que um software de gestão de clientes pode melhorar a sua gestão de estoque.
Com isso você consegue organizar seu estoque de acordo com o público da sua loja. Assim, erros como ruptura de gôndola têm menor possibilidade de acontecer, mesmo com produtos de alta saída.
Conhecer os seus clientes é uma ótima forma de planejar o seu estoque!
5 – Atração de clientes novos
Dificuldades para atrair clientes para a sua loja? Novamente um software de gestão de clientes pode ser uma boa ideia para você.
É importante lembrar que atração não se trata apenas de novos clientes. Você também precisa atrair os clientes que costumam comprar na sua loja para voltarem a comprar, na próxima semana ou mês. Para esse tipo de cliente você vai precisar criar uma estratégia específica de atração.
Já para os que ainda não compram com você a estratégia precisa ser diferente. Usar o mapa de geolocalização do software de gestão de clientes da Mercafácil é um excelente caminho.
Por meio dele você pode identificar áreas onde ainda têm poucas pessoas que compram na sua loja. Após isso, basta planejar sua ações, como a entrega de encartes na região para atrair mais clientes.
6 – Efetividade das campanhas de marketing
Você tem tentado criar campanhas, mas os resultados ainda não são os que você esperava? Usar dados de um software de gestão de clientes pode ser uma ótima forma de melhorar a efetividade das suas ações.
Uma das suas maiores utilidades é a criação de campanhas segmentadas. Esse tipo de campanha é a que traz os melhores resultados, de acordo com os estudos da Mercafácil.
Uma ação como essa pode trazer de 40% a 50% dos clientes que receberam a mensagem para a loja. Quanto mais específico for esse público (sua segmentação), melhores podem ser os resultados das ações da sua loja. Para isso também é importante criar um planejamento e sempre fazer a avaliação de desempenho das campanhas.
Para se comunicar com quem já é cliente certamente as ações segmentadas e de relacionamento são o melhor caminho. Uma ótima ideia para sua loja é aproveitar as oportunidades de datas comemorativas para movimentar a loja. Você pode investir em eventos, decorações e ofertas para atrair mais clientes.
Lembre-se que o uso e a análise dos dados é a melhor forma de tornar suas campanhas mais efetivas.
Quer facilitar a resolução de problemas no seu supermercado? Então que tal fazer uma demonstração do software de gestão de clientes da Mercafácil e começar a facilitar sua vida agora?