Por em 1 de setembro de 2020
Varejistas: como ter redes sociais que engajam?
Saber como gerenciar redes sociais que engajam pode ser um ponto de destaque para o seu varejo frente a concorrência.
Hoje, pode-se dizer que quase todas as empresas utilizam as mídias sociais em sua estratégia de divulgação. Segundo a pesquisa Social Media Trends 2019, 96,2% das companhias companhias usam as redes sociais para promover a sua marca e torná-la mais conhecida.
O que isso significa? Que apenas criar perfis e páginas nesses canais não é necessariamente um diferencial. Porém, desenvolver estratégias e conteúdos de redes sociais que engajam de verdade é, sim, um ponto de destaque.
Mas como fazer isso? Como ser um destaque em um cenário onde mais de 90% das marcas já utilizam as redes? Confira nosso texto e anote nossas dicas.
Compreendendo o cenário das redes sociais
Primeiramente, é fundamental compreender que: se mais de 90% das empresas utilizam as redes sociais, é fundamental que você também as use, correto? Senão, você já sai no prejuízo e fica para trás. Partindo disso, podemos seguir em frente.
Ideais para marcar a sua presença online, as redes sociais funcionam como uma extensão da sua marca no mundo digital. Elas permitem que você tenha uma relação mais pessoal e próxima com o seu consumidor.
Além disso, nas redes você pode publicar assuntos que sejam do interesse dos seus clientes, gerando engajamento e, até mesmo, educando-os sobre temas relacionados com a sua marca – direta ou indiretamente. Entenda um pouco melhor.
Redes sociais que engajam: conteúdo educativo
Falando dos supermercados, por exemplo, uma forma de educar indiretamente o seu consumidor é fazer uma postagem com alguma receita especial. Esse conteúdo pode despertar o desejo, a curiosidade e o interesse do leitor, mas não quer dizer que ele vá precisar ir até a sua loja para fazer a receita.
Ou seja, esse é um exemplo de conteúdo feito focado no interesse do seu cliente. Mostrando que, tanto a sua loja física quanto nos seus canais digitais, ele é o seu foco principal.
Além de receitas, você pode falar sobre inúmeros assuntos relacionados com produtos que ele pode adquirir na sua loja e, também, que possam melhorar o dia a dia dessa pessoa. Por exemplo:
- Dicas para limpar a casa ou mantê-la organizada;
- Dicas de sustentabilidade para o dia a dia;
- Sugestões de aplicativos para facilitar a rotina;
- Brincadeiras e “memes” interativos;
- Postagens sobre datas comemorativas;
- Conteúdos sobre diversidade, inclusão e campanhas solidárias, etc.
Essas são somente algumas opções de linhas editoriais que você pode seguir nas suas redes sociais para entreter, engajar e criar proximidade com o seu público.
Lembre-se que aqui o seu foco principal não é a venda, mas sim a criação e o fortalecimento do relacionamento.
Redes sociais que engajam: conteúdo para vender
Além dos conteúdos educativos, você também pode usar as suas redes para fazer postagens que resultem busquem pelo aumento de vendas e de faturamento.
Alguns exemplos são as campanhas e sorteios com seus seguidores que podem dar prêmios e descontos, por exemplo.Além disso, pode fazer uma postagem especial informando ao seu seguidor que, se ele mostrá-la no caixa, ele ganha algum brinde ou algum desconto, por exemplo.
O foco é sempre o seu cliente, mas você pode utilizar as mídias para trazer informações institucionais também, informando sobre a abertura de novas lojas, sobre seus horários de funcionamento, depoimentos de clientes/parceiros/fornecedores, entre outros.
O legal é que haja uma mescla de conteúdos educativos, institucionais e aqueles voltados para a venda. Assim, a sua rede ficará mais equilibrada e poderá trazer bons resultados para a sua marca.
Como ter redes sociais que engajam?
Pois bem, agora que você já sabe um pouco mais sobre alguns tipos de postagens que você pode fazer nas suas redes, certo?
Ah, e vale sempre lembrar que um ponto altamente relevante dessas ferramentas é que elas são gratuitas. Ou seja, você não precisa pagar nada para abrir a sua conta no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube e demais mídias.
Ademais, é muito importante ter um planejamento e uma constância nas postagens. Você pode testar horários e frequências até encontrar aqueles mais adequados para o seu negócio. Não existe certo ou errado, mas sim aquilo que funciona para você. E, para isso, é fundamental que você teste.
Além disso, outras dicas que você pode seguir para ter redes sociais que engajam são:
1. Saiba onde está o seu público
Quem é o seu público e quais redes sociais ele utiliza? Em quais dessas redes é relevante você produzir e compartilhar conteúdo? Ademais, quais são os outros interesses dos seus consumidores, quais perfis eles seguem e quais conteúdos consomem?
Ter esses conhecimentos vão te ajudar a definir o que você pode produzir e quais linhas editoriais explorar.
Por isso, a gestão de clientes é tão eficiente. Ela permite que você tenha conhecimento de hábitos variados do seu público. Hábitos esses que vão, dentre outros inúmeros benefícios, te ajudar a produzir materiais para as suas redes.
2. Ofereça conteúdos relevantes
Como diz Vitor Peçanha no livro “Obrigado pelo marketing”:
Aumentar a retenção, de maneira geral, gira sempre em torno de oferecer conteúdos relevantes, com frequência, para seus clientes, de maneira que eles tenham mais sucesso ao interagir com sua marca e que você esteja sempre na mente deles nos momentos em que eles decidirem fazer novos negócios.
Vitor Peçanha, “Obrigado pelo marketing”
O autor do livro também fala que: “um bom conteúdo, direcionado, pode ajudar a sua loja a criar clientes recorrentes”.
Por isso, seja qual for o conteúdo que você irá produzir e compartilhar, lembre-se SEMPRE que o foco está no seu cliente. Assim sendo, coloque-se no lugar dele e pense “eu gostaria de estar recebendo esse material”?
3. Pesquise e organize-se
Uma boa produção de conteúdos deriva de uma boa pesquisa. Afinal, é assim que você irá se inspirar para colocar as suas ideias “no papel”.
Também, uma boa dica é pensar em dias da semana para postar sobre cada editoria relevante para o seu supermercado. Você não precisa seguir religiosamente essa organização, mas ela pode te ajudar na hora de definir os temas de postagem. Por exemplo:
- Segunda-feira: receita saudável para começar a semana ou sobre algum alimento/ingrediente da moda, seus benefícios, entre outros;
- Terça-feira: postagem com tema institucional – pode ser sobre o seu Clube de Descontos ou Televendas, sobre horários de funcionamento da loja, seu blog/site…
- Quarta-feira: dica para a rotina – pode ser um conteúdo sobre exercícios físicos, para organizar o ambiente de trabalho, para aumentar a produtividade, dicas financeiras…
- Quinta-feira: falar sobre sustentabilidade, diversidade, campanhas solidárias, etc
- Sexta-feira: receita gostosa para fazer no final de semana de semana;
- Sábado: editoria para falar de assuntos mais leves, como pets, brincadeiras para fazer com as crianças, decoração…
- Domingo: dica de leitura, de filme ou de série, frase motivacional…
Esse “calendário editorial” é só uma amostra de como você pode trazer diversos temas para as suas redes sociais, mantendo os seus seguidores engajados e sempre em contato com você.
Ainda, não necessariamente você precisa fazer postagens todos os dias. Atualmente, aqui na Mercafacil, nós postamos em nosso Facebook, Linkedin e Instagram nas quartas e sextas, por exemplo.
4. Teste!
Como já dissemos anteriormente, você só vai efetivamente saber como ter redes sociais que engajam se você testar. E testar muito!
É somente produzindo conteúdo relevante, entrando em contato com os seus clientes. testando os horários e linhas editoriais que você vai saber o que gera mais engajamento para o seu negócio.
Busque sempre referências de páginas que você gosta e organize-se para criar uma rotina. Assim, você terá maiores chances de fortalecer o relacionamento com o seu consumidor e de ter a sua marca lembrada na hora que ele for fazer uma compra.
Por fim, terminou de ler o nosso texto e ficou com alguma dúvida? Está em busca de otimizar a sua gestão de clientes para começar a criar redes sociais que engajam para o seu varejo? Então agende uma reunião gratuita com um de nossos consultores e saiba como podemos te ajudar nessa missão.
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]